Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Uso do álcool relacionado aos fatores sociodemográficos, bullying, comportamentos de risco na escola e competências socioemocionais na adolescência

Autor(es):
Alves, Dayse Lorrane Goncalves

Palavras Chaves:
Álcool; Adolescência; Bullying; Comportamentos de risco na escola; competências socioemocionais

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O consumo de álcool apresenta-se como um grave problema de saúde na adolescência, pois é responsável por diversas situações de morbimortalidade, bem como prejudica o desenvolvimento neurológico, psicológico e social. Estudos da literatura nacional e internacional apontam que fatores sociodemográficos, envolvimento em bullying, comportamentos de risco e baixo desenvolvimento de competências socioemocionais podem estar associados ao uso de álcool na adolescência. Desta forma, este estudo objetivou analisar a existência de associação entre o uso de álcool e fatores sociodemográficos, bullying, comportamentos de risco e competências socioemocionais em adolescentes de escolas públicas de ensino médio de tempo integral de Fortaleza, Ceará. Trata-se de uma pesquisa transversal, com abordagem descritiva e analítica, realizada no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Os participantes da pesquisa foram adolescentes do primeiro ano do ensino médio. A amostra foi aleatória estratificada e totalizou 498 adolescentes. Os questionários utilizados foram: questionário sociodemográfico, AUDIT (Alcohol Use Disorder Identification Test), Escalas de Violência Escolar – versão aluno e o SENNA (Social And Emotionalor Non-Cognitive Nationwide Assessment). Os dados foram analisados no programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 23.0. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Na análise inferencial, foram utilizados o teste de associação Qui-quadrado de Wald no modelo não ajustado e a regressão multivariada de Poisson no modelo ajustado. A medida de associação entre o desfecho e as variáveis associativas foi analisada por meio razão de prevalência. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do parecer nº 3.285.645/2019. Os resultados dessa dissertação foram organizados em dois artigos. O primeiro foi intitulado: Uso do álcool relacionado aos fatores sociodemográficos, bullying, comportamentos de risco e competências socioemocionais na adolescência. Neste artigo, as variáveis com associação significativa ao consumo precoce de álcool por adolescentes, no modelo final, foram: não ter uma religião (RP=1,28; IC95% 1,02-1,60), consumo de álcool dos pais (RP=1,55; IC95%1,22-1,97), autoria de bullying (RP=1,51; IC95% 1,14-1,98), fumar na escola (RP=1,74; IC95% 1,36-2,24), alto engajamento com outros (RP=2,59; IC95% 1,40-4,79) e baixa resiliência emocional (RP=2,16; IC95% 1,16-4,03.), todas indicando risco. As competências socioemocionais foram as variáveis que apresentaram maior associação com o desfecho no modelo final. Enquanto o segundo artigo, Envolvimento em bullying: fatores relacionados, demonstrou que as variáveis com associação significativa com ser vítima de bullying foram: Escolas de tempo integral não profissional (RP=1,693; IC95% 1,038-2,764), Fumar na escola (RP=2,815; IC95% 1,705-4,648) e Baixa renda familiar (RP = 0,587; IC95% 0,375-0919), no caso, as duas primeiras variáveis indicando fatores de risco e Baixa renda familiar indicando proteção. Ademais, as variáveis com associação significativa com autoria de bullying, foram Sexo masculino (RP=2,841; IC95% 1,591 5,073) e Uso de álcool pelo adolescente (RP=2,277; IC95% 1,297 3,998), ambas indicando fatores de risco. O consumo de álcool na adolescência é um fenômeno multideterminado e para preveni-lo é necessário que programas de intervenção nas escolas envolvam também enfrentamento do bullying, comportamentos de risco e aprendizagem de competências socioemocionais.

Abstract:
Alcohol consumption presents itself as a serious health problem in adolescence, as it is responsible for several morbidity and mortality situations, along with impairing neurological, psychological and social development. Studies of national and international literature point out that sociodemographic factors, involvement in bullying, risky behaviors and low development of socioemotional skills can be associated with the use of alcohol in adolescence. Thus, this study aimed to analyze the existence of an association between the use of alcohol and sociodemographic factors, bullying, risky behaviors and socioemotional skills in adolescents from full-time public high schools in Fortaleza, Ceará. This is a cross-sectional research, with a descriptive and analytical approach, carried out from April to October 2019. The research participants were teenagers from the first year of high school. The sample was stratified random and totaled 498 adolescents. The questionnaires used were: sociodemographic questionnaire, AUDIT (Alcohol Use Disorder Identification Test), School Violence Scales – student version and SENNA (Social and Emotionalor Non-Cognitive Nationwide Assessment). The data were analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS) version 23.0. Descriptive and inferential analyses were performed. In the inferential analysis, the Wald’s Chi-square association test was used in the unadjusted model and the multivariate Poisson regression in the adjusted model. The measure of association between the outcome and the associative variables was analyzed using the prevalence ratio. This project was approved by the Research Ethics Committee of the Ceará State University, through opinion nº 3.285.645/2019. The results of this dissertation were organized into two articles. The first was entitled: Use of alcohol related to sociodemographic factors, bullying, risky behaviors and socioemotional skills in adolescence. In this article, the variables with a significant association with precocious alcohol consumption by adolescents were: Not having a religion (RP=1,28; IC95% 1,02-1,60), parents’ alcohol consumption (PR=1,55; IC95%1,22-1,97), bullying authorship (PR=1,51; IC95% 1,14-1,98), smoking at school (PR=1,74; IC95% 1,36-2,24), high engagement with others (PR=2,59; IC95% 1,40-4,79) and low emotional resilience (PR=2,16; IC95% 1,16-4,03), all indicating risk. Social-emotional competences were the variables that showed the greatest association with the outcome in the final model. While the second article, Involvement in bullying: related factors, demonstrated that the variables with a significant association with being a victim of bullying were: Non-professional full-time schools (PR=1,693; IC95% 1,038-2,764), Smoking at school (PR=2,815; IC95% 1,705-4,648) and Low family income (PR= 0,587; IC95% 0,375-0919), in this case, with the first two variables indicating risk factors and Low family income indicating protection. Futhermore, the variables with a significant association with bullying authorship were male gender (PR=2,841; IC95% 1,591 5,073) and alcohol use by the adolescent (PR=2,277; IC95% 1,297 3,998), both indicating risk factors. The consumption of alcohol in adolescence is a multidetermined phenomenon and to prevent it, it is necessary that intervention programs in schools also involve coping with bullying, risk behaviors and learning socio-emotional competences.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Alves, Dayse Lorrane Goncalves. Uso do álcool relacionado aos fatores sociodemográficos, bullying, comportamentos de risco na escola e competências socioemocionais na adolescência. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1