Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Biografia da educadora maria socorro lucena lima: formação educativa e contribuições profissionais para a formação de professores no ceará

Autor(es):
Santos, Francisca Mayane Benvindo Dos

Palavras Chaves:
Biografia. Formação de professores. Mulheres educadoras.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Tem-se como objetivo investigar a formação educativa e as contribuições profissionais da professora Maria Socorro Lucena Lima para a formação de professores no estado do Ceará. Nesta perspectiva, a problemática nos direcionou a investigar as trajetórias de formação e atuação profissional da professora Lucena. Sua formação familiar foi baseada nos princípios do trabalho e da educação e sua formação escolar pautada pela vertente da educação tradicional e religiosa. A educadora possui mais de cinquenta anos dedicados à educação, trabalhando com a formação de professores e com o Estágio Supervisionado na formação docente no Ensino Superior. Partimos da hipótese de que as suas obras escritas a tornaram reconhecida nacionalmente, contribuindo para a formação educacional de professores que embasarem-se teoricamente em seus escritos. Por intermédio da pesquisa biográfica, sua vida traz à tona discussões concernentes a formação de professores, a história da educação e das mulheres e as suas contribuições no cenário educativo. A pesquisa possui a oralidade como principal fonte e foi coletada através de entrevista gravada, transcrita e validada de acordo com a metodologia da História Oral, entrecruzada com as fontes documentais e iconográficas que possibilitaram constituir uma narrativa histórica. Os resultados apontaram que as contribuições de Socorro Lucena para o cenário educacional perpassaram por sua atuação em várias instituições escolares e na sua atuação na Universidade Estadual do Ceará, consolidando-se por seus escritos acadêmicos e por sua metodologia didática denominada Projeto de Vida. Defendemos a tese de que Socorro Lucena é uma educadora que contribuiu sobremaneira para a formação dos professores não apenas por seus escritos, de referência nacional sobre Estágio Supervisionado, mas, principalmente, pela sua metodologia Projeto de Vida, que interrelaciona indissociavelmente conhecimentos científicos, técnicos e operacionais de forma contextualizada e humanizada, englobando aspectos da vida em diferentes instâncias como pessoal, familiar, espiritual, intelectual, dentre outros. Palavras-chave: Biografia. Formação de professores. Mulheres educadoras.

Abstract:
The objective is to investigate the educational training and the professional contributions of Professor Maria Socorro Lucena Lima for the training of teachers in the State of Ceará. In this perspective, the problem led us to investigate the trajectories of the formation and professional performance of Professor Lucena. Her family formation was based on the principles of work and education and her school formation guided by the traditional and religious education aspect. The educator has more than fifty years dedicated to education, working with teacher training and Supervised Internship in teacher training in Higher Education. We start from the hypothesis that her written works have made her nationally recognized, contributing to the educational training of teachers who are theoretically based on her writings. Through biographical research, her life brings up discussions concerning the formation of teachers, the history of education and women and their contributions in the educational scenario. The research has orality as its main source and was collected through a recorded interview, transcribed and validated according to the methodology of Oral History, intertwined with the documentary and iconographic sources that made it possible to constitute a historical narrative. The results showed that the contributions of Socorro Lucena to the educational scenario have permeated her performance in various school institutions and her performance at University of Ceará State, consolidating her academic writings and her didactic methodology called Project of Life. We defend the thesis that Socorro Lucena is an educator who contributed greatly to the training of teachers, not only because of her writings, of national reference on Supervised Internship, but mainly because of her Project of Life methodology, which inextricably interrelates scientific, technical and operational in a contextualized and humanized way, encompassing aspects of life in different instances such as personal, family, spiritual, intellectual, among others. Keywords: Biography. Teacher training. Women educators

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santos, Francisca Mayane Benvindo Dos. Biografia da educadora maria socorro lucena lima: formação educativa e contribuições profissionais para a formação de professores no ceará. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1