Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise do processo formativo para constituição do letramento estatístico por professores que ensinam matemática

Autor(es):
Mendonca, Mariangela Da Costa

Palavras Chaves:
Formação de professores; ciclo investigativo; pensamento estatístico; letramento estatístico

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo analisar as contribuições de processo formativo para o desenvolvimento do Letramento Estatístico do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse propósito investigativo, utilizou-se como pressupostos teóricos os componentes cognitivos e afetivos do Letramento Estatístico, as dimensões do Pensamento Estatístico e na proposta de formação continuada conceitos de saberes docentes e desenvolvimento profissional. A partir de um estudo de natureza qualitativa, configurado no método pesquisa-ação, propôs-se como ação empírica uma formação subsidiada pela vivência das fases de Ciclo Investigativo. Para tanto, teve como lócus uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza. Participaram dessa formação 4 professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados utilizou-se formulário para levantar o perfil do grupo, teste diagnóstico, os instrumentos criados pelos sujeitos durante o processo formativo, além das gravações de áudios dos cinco encontros formativos. Para análise e organização dos dados, utilizou-se análise do conteúdo que tem como definição ser uma técnica que procura conhecer aquilo que está por trás do significado das palavras. Evidenciou-se a partir dos dados coletados que os professores participantes desta pesquisa demonstraram, após o processo formativo, indícios de desenvolvimento de elementos do Pensamento Estatístico, o que possibilitou ampliação do Letramento Estatístico, especialmente no que diz respeito ao Componente Cognitivo sendo observado desenvolvimento dos elementos Letramento, Conhecimento de Contexto e Conhecimento Estatístico.

Abstract:
This master’s thesis aimed to analyze the contributions of the formative process concerning the development of the Statistical Literacy of the teacher who teaches Mathematics in the early years of elementary school. To achieve this investigative purpose, the cognitive and affective components of Statistical Literacy, the dimensions of Statistical Thinking and, in the proposal of continuing education, the concepts of teaching knowledge and professional development were used as theoretical assumptions. Through a qualitative study, configured in the action research method, as an empirical action was proposed a subsidized training by the experience of the investigative cycle phases. Therefore, it had as locus a public school in the city of Fortaleza. Four Math teachers who teach in the early years of elementary school enrolled in this training. For data collection, a form was used to know the group profile, diagnostic test, the instruments created by the individuals during the formative process, in addition to the audio recordings of the five meetings. For data analysis and organization, it was used content analysis that is defined as a technique that seeks to know what is behind the meaning of words. It was evidenced from the collected data that the teachers who participated in this research demonstrated, after the education process, indications of elements development of Statistical Thinking, which allowed the expansion of Statistical Literacy, especially with regard to the Cognitive Component, observing development of Literacy, Context Knowledge and Statistical Knowledge elements.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Mendonca, Mariangela Da Costa. Análise do processo formativo para constituição do letramento estatístico por professores que ensinam matemática . 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1