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Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação de professores que ensinam matemática: experiência fundamentada na teoria das situações didáticas explorando o campo conceitual multiplicativo

Autor(es):
Reges, Maria Auricelia Gadelha

Palavras Chaves:
Formação de Professores que ensinam Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Campo Conceitual Multiplicativo. Engenharia Didática. Educação Matemática.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Esta pesquisa trata da formação continuada de professores que ensinam Matemática. Teve como objetivo geral investigar contribuições da Teoria das Situações Didáticas para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao tratar do campo multiplicativo. Com esse propósito, utilizamos os pressupostos teóricos de Vergnaud (1996; 2000; 2009) no que concerne à Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e ao campo conceitual multiplicativo e de Brousseau (1996; 2001; 2008), em sua Teoria das Situações Didáticas (TSD). Investigamos a questão: que contribuições o processo formativo fundamentado na Teoria das Situações Didáticas trouxe para a formação de professoras de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao explorar o campo conceitual multiplicativo? É uma pesquisa de natureza qualitativa de abordagem fenomenológica, considerando que o fenômeno investigado é sempre contextualizado, depois do qual, ficam a percepção do pesquisador expressa pela linguagem, de acordo com Bicudo (2007, 2012). A metodologia de pesquisa foi a Engenharia Didática (ARTIGUE, 1996) que se constitui de quatro etapas: análises prévias; concepção e análise a priori; experimentação; e, análise a posteriori e validação. A empiria consistiu em processo formativo com foco no campo multiplicativo e em situações didáticas para quatro professoras que ensinam Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais. Para a coleta de dados, utilizou-se: um formulário para construção do perfil dos participantes; um questionário com questões abertas sobre as concepções das professoras acerca dos processos de aprender e de ensinar Matemática e sobre as competências conceituais e didáticas referentes ao campo multiplicativo; um diagnóstico que solicitou das professoras a criação de problemas envolvendo a multiplicação e/ou a divisão; e, uma sequência de ensino para suas turmas. A formação desenvolveu-se conforme os princípios da Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicaram que o processo formativo possibilitou às professoras avanços: em relação à TCC, na compreensão da necessidade de se explorar a variedade de situações proposta por Vergnaud como pertencentes ao campo conceitual multiplicativo; em relação à TSD, na importância dada ao trabalho em grupo enquanto estratégia fundamental no processo de construção de conhecimentos e na valorização das formas de expressão dos alunos para demonstrar as suas descobertas e dificuldades. Evidenciou-se que não houve rupturas com relação ao protagonismo do professor na sala de aula e não foram observadas as fases de uma situação didática, conforme Brousseau, nos planos elaborados pelas professoras. Conclui-se que há muito que se investir na formação de professoras considerando que não se modifica práticas pedagógicas já enraizadas através de processos isolados de formação continuada. Nesse sentido, pretende-se, em pesquisas futuras, estabelecer parcerias em rede (universidade/ Secretarias de Educação/escolas de Educação Básica), empreendendo esforços no desenvolvimento profissional de professores, através de pesquisas colaborativas, para que os professores possam participar do planejamento das investigações a partir de suas necessidades e atuar como pesquisadores colaboradores. Sugere-se que as atividades de intervenção com professores efetivadas nas pesquisas sejam avaliadas também enquanto processo e não apenas o seu produto. Palavras-chave: Formação de Professores que ensinam Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Campo Conceitual Multiplicativo. Engenharia Didática. Educação Matemática.

Abstract:
This research concerns the continuing education of Mathematics teachers. The general goal was to investigate contributions from the Theory of Didactical Situations (TDS) to the training of teachers in the early years of Elementary Education when dealing with the multiplicative field. For this purpose, we used the theoretical assumptions of Vergnaud (1996; 2000; 2009), regarding the Theory of Conceptual Fields (TCF) and Multiplicative Conceptual Field; as well as Brousseau's (1996; 2001; 2008), concerning his Theory of Didactical Situations (TDS). The following question was investigated: which contributions did the formative process based on the Theory of Didactical Situations bring to the training of mathematics teachers in the early years of elementary school, when exploring the Multiplicative Conceptual Field? This is a qualitative research with a phenomenological approach, considering that the investigated phenomenon is always contextualized, after which, the researcher's perception is expressed by language, according to Bicudo (2007, 2012). The research methodology was Didactic Engineering (ARTIGUE, 1996) which consists of four stages: previous analysis; first design and analysis; experimentation; and, a posterior analysis and validation. The empiricism consisted of a training process focused on the multiplicative field and on didactical situations for four teachers who teach mathematics in the 4th and 5th grades of elementary school in municipal public schools. For data collection, the tools were: a form to build the profile of the participants; a questionnaire with open questions about the teachers' conceptions concerning the processes of learning and teaching Mathematics and about the conceptual and didactical skills related to the multiplicative field; a diagnosis that asked the teachers to create problems involving multiplication and/or division; and, a teaching plan for their classes. The training was developed according to the principles of the Theory of Didactical Situations. The results indicated that the formative process enabled teachers to make progress concerning TCF, understanding the need to explore the variety of situations proposed by Vergnaud as belonging to the multiplicative conceptual field. It also enabled teachers to make progress concerning TDS, focusing on the importance given to group work as a fundamental strategy in the process of knowledge construction and in the valorization of the students' forms of expression to demonstrate their discoveries and difficulties. It became evident that there were no disruptions regarding the role of leadership of the teacher in the classroom and the phases of a didactical situation were not observed, according to Brousseau, in the plans prepared by the teachers. The conclusion is that there is still a lot to be invested in the training of teachers considering that the pedagogical practices that are already rooted cannot be simply modified through isolated processes of continuous training. Thus, it is intended, in future researches, to establish network partnerships (University/Secretaries of Education/Schools of Basic Education), making efforts in the professional development of teachers, through collaborative research, so that teachers can participate in the planning of investigations based on their needs and act as collaborating researchers. It is advised that the intervention activities with teachers carried out in the research should also be evaluated as a process and not just its product. Keywords: Mathematics teachers training. Theory of Didactical Situations. Multiplicative Conceptual Field. Didactical Engineering. Mathematical Education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Reges, Maria Auricelia Gadelha. Formação de professores que ensinam matemática: experiência fundamentada na teoria das situações didáticas explorando o campo conceitual multiplicativo. 2020. 194 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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