Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Elaboração de guia de intervenção para curso de especialização em vigilância sanitária: uma proposta

Autor(es):
Barbosa, Rosimary Da Silva

Palavras Chaves:
Vigilância Sanitária; Tecnologia educacional; Gestão em Saúde; Estudo de validação; Gastos com saúde

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O estudo objetivou elaborar/validar um Guia propositivo com orientações de mudanças e/ou adaptações ao Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE). Caracteriza-se como pesquisa metodológica. Utilizou-se dados primários e secundários referentes a 8 cursos realizados entre 2000 e 2017. Coletou-se informações entre janeiro e fevereiro/2020. Para traçar o perfil dos cursos obteve-se cadastro dos alunos e dos trabalhos de conclusão de curso na secretaria escolar e sistemas acadêmicos SAGU e SICAD/web. Gastos foram capturados na assessoria de desenvolvimento institucional da ESP/CE, referentes ao 8º e 9º cursos. Calculou-se gasto total, por aluno matriculado, por aluno concludente e por hora. Valores monetários foram atualizados pelo IGP-M, ano base 2017. Dados primários foram extraídos de questionário elaborado no google forms direcionado aos egressos. Dos 188 concludentes, 65 responderam ao questionário. Trabalhos de Conclusão do Curso foram categorizados por temáticas (linhas), segundo macro eixos da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Vigilância Sanitária da ANVISA, a saber: “Políticas, Organização e Gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, “Objetos de Intervenção”, “Tecnologias ou Instrumentos de Intervenção”, “VISA e Sociedade”. Esta etapa subsidiou a construção do guia, validado por juízes expert na temática. Como resultado tem-se: das oito turmas concluídas, 69 municípios capacitaram seus profissionais em vigilância sanitária, correspondendo a 37,5% do total de 184 municípios cearenses. Com a distribuição espacial dos alunos egressos por superintendência de saúde obteve-se: Região de Fortaleza, 61,50 % (n=115), região do Litoral Leste /Jaguaribe 12,83% (n=24), Região Cariri 11,23% (n=21), Região Norte 8,02% (n=15), e Região do Sertão Central 6,42% (n=12). O perfil dos egressos revelou predominância do sexo feminino com 69,2% (n=45) e 30,8% (n=20) masculino. Dos concludentes, 43 continuam na VISA (66,2%) e 22 (33,8%) foram alocados em outros setores/áreas. Quanto às temáticas nos TCC, constatou-se: Linha 1, 15,97 % (n= 30), Linha 2, 76,06 % (n = 143); Linha 3, 1,60% (n=3); e Linha 4, 5,32% (n=10). Os gastos do 7º e 8º Cursos foram de R$ 385.273,37 mil e R$ 393.221,97 mil, respectivamente, apresentando aumento de 2,1%. Gasto médio por concludente foi de R$ 14.818,21(7º) e R$ 13.559,38 (8º), sendo o valor da hora/aula por concludente de R$ 837,55 (7º) e de R$ 854,83 (8º). Houve aumento de 11,5% entre os concludentes. Na validação do guia, os juízes conferiram de IVC: 0,93 nos objetivos, 0,97 na estrutura e apresentação e 1,0 na relevância, perfazendo um IVC de 75% de concordância, o que credencia o guia como validado. Conclui-se que a compreensão sobre o perfil dos cursos desde sua criação nos aspectos demográficos, espacial, gastos, temáticas dos TCC’s, percepção dos egressos, bem como a visão dos juízes como especialistas na área foram fundamentais para a proposição de melhorias na tecnologia educacional do Curso. A pesquisa possibilitou, ainda, enfatizar que um programa de pós-graduação deve avaliar e monitorar os egressos para melhoria da tecnologia educacional, propiciando adequabilidade, sustentabilidade e exequibilidade na Instituição.

Abstract:
The study aimed to develop / validate a propositional Guide with guidelines for changes and / or adaptations to the Specialization Course in Health Surveillance at the School of Public Health of Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE). It is characterized as methodological research. Primary and secondary data were used for 8 courses held between 2000 and 2017. Information was collected between January and February / 2020. In order to outline the profile of the courses, information was collected from the students' registration and from the conclusion of the course work at the school office and academic systems SAGU and SICAD / web. Expenses were captured in the institutional development advisory of ESP / CE, referring to the 8th and 9th courses. Total spending was calculated, per enrolled student, per concluding student and per hour. Monetary values were updated by the IGP-M, base year 2017. Primary data were extracted from a questionnaire prepared on google forms for graduates. Of the 188 graduates, 65 responded to the questionnaire. Course Completion Papers were categorized by subject, according to the macro axes of the National Health Surveillance Research Priorities Agenda of the National Health Surveillance Agency, namely: “Policies, Organization and Management of the National Health Surveillance System,“ Intervention Objects "," Technologies or Intervention Instruments "," VISA and Society ". This step supported the construction of the guide, which was validated by expert judges on the subject. As a result, of the eight classes completed, 69 municipalities trained their professionals in health surveillance, corresponding to 37.5% of the total of 184 municipalities in Ceará. With With the spatial distribution of students graduating by health superintendence, the following were obtained: Region of Fortaleza, 61.50% (n = 115), region of the East Coast / Jaguaribe 12.83% (n = 24), Region Cariri 11.23 % (n = 21), North Region 8.02% (n = 15), and Sertão Central Region 6.42% (n = 12). The graduates' profile revealed a predominance of females with 69.2% (n = 45) and 30.8% (n = 20) males. Of the graduates, 43 remain in VISA (66.2%) and 22 (33.8%) were allocated to other sectors / areas. As for the themes in the CBT, it was found: Line 1, 15.97% (n = 30), Line 2, 76.06% (n = 143); Line 3, 1.60% (n = 3); and Line 4, 5.32% (n = 10). Expenses for the 7th and 8th courses were R $ 385.273 thousand and R $ 393.221 thousand, respectively, showing an increase of 2,1%. Average spending per conclusive was R $ 14,818.21 (7th) and R $ 13,559.38 (8th), with the value of hour / class per conclusive of R $ 837,55 (7th) and R $ 854,83 (8). In the validation of the guide, the judges checked the CVI: 0.93 in the objectives, 0.97 in the structure and presentation and 1.0 in the relevance, making a CVI of 75% of agreement, which certifies the guide as validated. It is concluded that the understanding of the profile of the courses since its creation in the demographic, spatial, expenses, themes of the TCC's, perception of the graduates, as well as the view of the judges as specialists in the area were fundamental for the proposal of improvements in educational technology of the Course. The research also made it possible to emphasize that a graduate program must evaluate and monitor graduates to improve educational technology, providing adequacy, sustainability and feasibility in the Institution.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Barbosa, Rosimary Da Silva. Elaboração de guia de intervenção para curso de especialização em vigilância sanitária: uma proposta. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1