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Repositório Institucional - UECE
Título:
Por uma pedagogia da práxis! A pedagogia soviética enquanto alternativa histórica

Autor(es):
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante

Palavras Chaves:
Pedagogia; Pedagogia Soviética; Ontologia marxiano-lukacsiana. Formação/atuação docente

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Tendo como objeto de estudo as possíveis contribuições da Pedagogia Soviética para a formação/atuação de professoras e professores no Brasil, a pesquisa se desenvolveu com base nos seguintes objetivos: no geral, analisar os fundamentos ontológicos da Pedagogia Soviética em sua relação singular, particular e universal; e, especificamente, captar suas potencialidades, desdobramentos e limites; refletir sobre suas implicações para a ciência pedagógica, sobretudo, no tocante a tese do “fim da escola”; e, depreender suas possíveis contribuições para a formação/atuação de professores/as no âmbito brasileiro. No intuito de atender aos objetivos da proposta, as análises se pautaram teórica e metodologicamente na ontologia marxiano-lukacsiana. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como procedimento de pesquisa, por meio da Revisão Sistemática da literatura sobre a temática, publicada no Brasil e, da leitura imanente das obras dos principais pedagogos e pedagoga dessa concepção pedagógica: M. M. Pistrak, em primeiro plano e em segundo plano, N. K. Krupskaya, A. V. Lunatcharski e V. N. Shulgin. Isso possibilitou confrontar essas obras com a literatura analisada na Revisão Sistemática. Tal movimento possibilitou perceber contradições no interior e exterior das obras e produções, trazendo contribuições para a discussão de seus conceitos centrais. Além disso, a pesquisa documental também foi oportuna para demonstrar, minimamente, a possibilidade e necessidade de circulação dessa concepção pedagógica nos cursos de licenciatura no Brasil, embora, isso seja mais perceptível nos cursos de pedagogia do que nas áreas específicas. Em linhas gerais, pôde-se inferir a tese de que a Pedagogia Soviética se constituiu no salto ontológico da Pedagogia em geral, pois em termos de educação, se propôs romper com a histórica dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual; buscando assim, religar esse elo-perdido da educação. Por isso, almejou a formação omnilateral, em constante ligação com o meio social é, pois, uma pedagogia da práxis. Seus limites estão circunscritos ao momento histórico de sua construção, portanto, das suas descontinuidades. No entanto, seus avanços podem contribuir sobremaneira para a educação nos dias de hoje, principalmente, para a formação e atuação de educadores e educadoras, inclusive em âmbito brasileiro.

Abstract:
Aiming at studying possible contributions from Soviet Pedagogy for teacher training and work in Brazil, this research was carried out having as basis the following purposes: in general to analyze the ontological foundations of the Soviet Pedagogy and its singular, particular and universal characteristics; and specifically to chanel its potentialities, developments and limits; to reflect on its implications to pedagogical sciences, especially, concerning the thesis of “the end of school”; and to understand its likely contributions to training/education of teachers in the Brazilian context. In order to meet the aims posed above, the analysis are going to be theoretically and methodologically carried out based on Marxian-Lukacsian ontology. For this purpose, it was resorted to a bibliographical survey as a means of research approach and also to a Systematic Review of literature concerning this thematic published in Brazil, and of immanent reading of the main works of scholars who have such pedagogical view: M. M. Pistrak in the foreground, and in the background N. K. Krupskaya, A. V. Lunatcharki and V.N. Shulgin. This disposition permited to crosscheck such works with those of the analized literature in the Systematic Review. Such strategy made it possible to realize contradictions within and without the works and productions alike, and as a result there were contributions which posed discussions about their central concepts. Furthermore, a documentary search was also important in order to show, minimally, the possibility and the necessity to disclose such pedagogical conception in bachelor studies in Brazil; although it is more noticeable in pedagogy courses than in other specific fields. In general, it was possible to infer in this thesis that Soviet Pedagogy constituted itself on the ontological leap of Pedagogy in general, since it concerns education, it proposed to break with the historical dichotomy between manual work and intellectual work, thus seeking to reconnect this missing link of education. Therefore, it aimed at an omnilateral training in constant connection with the social environment and it is, as such, a pedagogy of praxis. Its limits are restricted to the historical moment of its construction, and thus of its discontinuities. However, its developments can contribute greatly to education nowadays, mainly for the training and work of educators, including in the Brazilian context.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante. Por uma pedagogia da práxis! A pedagogia soviética enquanto alternativa histórica. 2020. 305 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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