Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENEM em foco: práticas de formação continuada em avaliação em larga escala nas instituições públicas quixadaenses

Autor(es):
Oliveira, Kaio Breno Belizario De

Palavras Chaves:
Formação continuada; Educação Física escolar; ENEM; Ensino público

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) atualmente se encontra, juntamente com o exame chinês para admissão na universidade (gao kao), entre os maiores testes do mundo no que tange ao número de candidatos, portanto, pode ser considerado, diante das recompensas ao candidato, um exame de alto valor, sendo por isso tão questionado e atrativo possui alto valor para os participantes. Os resultados podem proporcionar diversas ferramentas, por isso, estudo focou atenção no último ponto que os resultados do ENEM possibilitam, isto é, a viabilização de desenvolvimento de estudos e indicadores que podem se traduzir em mecanismos para melhorias na educação, especialmente ao que concerne a formação continuada pautada no ENEM. A partir disso, teve-se como objetivo evidenciar as práticas formativas, que envolvam os professores de Educação Física, executadas pelas instituições públicas com diferentes desempenhos em LC na edição de 2018 do ENEM de variados contextos do Município de Quixadá, perpassando pela atribuição de possíveis aspectos influenciadores do desempenho dos alunos baseado na percepção dos professores, outras ações pontuadas nos projetos políticos pedagógicos a serem desenvolvidas pelas/nas instituições para melhoria da aprendizagem e o próprio desempenho dos alunos no ENEM. Para atingi-lo se recorreu: a) Revisão Integrativa da Literatura; b) Dados empíricos: análise dos microdados do ENEM e Censo escolar de 2018; c) Dados empíricos: pesquisa de campo com professores de Educação Física, gestão pedagógica e professores coordenadores da área de LC; e d) Análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Assim sendo, caracterizou-se como descritivo, com realização de pesquisa de campo com predomínio da abordagem qualitativa, uma vez que foram utilizadas técnicas de coleta, análise e interpretação de dados de caráter majoritário da tal abordagem, além do mais, empregou-se técnica da pesquisa documental a uma fase do estudo. Tomou-se algumas decisões na condução do estudo, as quais possibilitaram perceber que: a formação continuada é precária/superficial, tendo o intuito de instrumentalizar os professores (revisão integrativa); as práticas formativas desenvolvidas pelas/nas instituições públicas quixadaenses de Ensino Médio, envolvendo os professores de Educação Física, estão centradas na autoformação, à medida que eles buscam se aperfeiçoarem por conta própria, sendo que os resultados se atrelam ao ensino para o exame, bem como as diversas características do cenário do estudo.

Abstract:
The National Exam of Upper Secondary Education (ENEM) is, currently, together with the Chinese exam for admission to the university (gao kao), among the biggest tests in the world regarding the number of candidates, therefore, considering the rewards to the candidate, it can be considered a high-value exam, which is why it is so questioned and attractive, it has high value for the participants. The results can provide several tools. For this reason, this study focused attention on the last point that the results of ENEM make possible, that is, the feasibility of developing studies and indicators that can be translated into mechanisms for improvements in education, especially with regard to continuous education based on ENEM. Based on that, the objective was to highlight the training practices, involving Physical Education teachers, performed by public institutions with different performances in Languages and Codes (LC) in the 2018 edition of ENEM from different contexts in the municipality of Quixadá, going through the attribution of possible influencing aspects of student performance based on teachers' perceptions, other actions punctuated in pedagogical political projects to be developed by/in institutions to improve learning and students' own performance in ENEM. To achieve this, it was used: a) Integrative Literature Review; b) Empirical data: analysis of ENEM microdata and 2018 school census; c) Empirical data: field research with Physical Education teachers, pedagogical management and coordinating teachers in the LC area; and d) Analysis of the Political-Pedagogical Project (PPP). Therefore, it was characterized as descriptive, with conducting field research with a predominance of the qualitative approach, since we used techniques of collection, analysis and interpretation of data of a majority nature of such an approach, in addition, we also used technique from documental research in a phase of the study. Some decisions had been taken in the conduct of the study, which made it possible to perceive that: continuing education is precarious/superficial, aiming to instrumentalize teachers; the training practices developed by/in public high school institutions in Quixadá, involving Physical Education teachers, are centered on self-education, as they seek to improve themselves, and the results are linked to teaching for the examination, as well as the various characteristics of the study scenario.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Kaio Breno Belizario De. O ENEM em foco: práticas de formação continuada em avaliação em larga escala nas instituições públicas quixadaenses. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1