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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Cuidar e educar: relações entre formação continuada e saúde emocional docente na Educação Infantil

Autor(es):
Melo, Aline Guilherme De

Palavras Chaves:
Saúde emocional docente. Formação continuada. Educação Infantil. Psicologia Histórico-Cultural

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Esta pesquisa de mestrado se propõe a discutir as possíveis relações entre a formação continuada e a saúde emocional docente de professoras da Educação Infantil. Os passos metodológicos incluíram uma revisão sistemática de literatura do tipo estado da questão e uma análise documental sobre os principais marcos legais da formação docente no Brasil e em Fortaleza-CE. O cenário da pesquisa de campo foram duas escolas — uma da rede pública e uma de ensino privado. O estudo envolveu vinte e uma professoras em uma primeira etapa, de aplicação de instrumentos objetivos, e quatro docentes na segunda etapa, com aplicação de instrumentos projetivos. Os recursos utilizados para produção de dados foram: questionário, escalas EVENT e EBADEP-A, complementação de frases, linha do tempo e entrevista. Entre as participantes, 75% não apresentaram sintomatologia depressiva, enquanto 20% indicam ter sintomas leves e 5% moderados. Enquanto isso, 53% das professoras apresentam nível significativo de vulnerabilidade ao estresse no trabalho. Os resultados apontam para uma maior vulnerabilidade das professoras de ensino privado, principalmente relacionadas à carga horária excessiva e à pressão por parte de gestores. A formação continuada se mostrou um contexto relevante tanto para o desenvolvimento profissional docente quanto para a saúde emocional das participantes, entretanto, existem limitações importantes — em especial as relacionadas com as condições concretas de trabalho.

Abstract:
La investigación de esta maestría propone discutir las posibles relaciones entre la educación continua y salud emocional de los docentes en la educación de la primera infancia. Los pasos metodológicos incluyeron una revisión sistemática del tipo de literatura de vanguardia y un análisis documental de los principales marcos legales de la formación docente en Brasil y Fortaleza-CE. El escenario de investigación fue dos escuelas: una en la red pública y otra en la educación privada. El estudio de campo involucró a veintiún maestros en la primera etapa, usando instrumentos de recolección objetiva, y cuatro maestros en la segunda etapa, usando instrumentos proyectivos. Los recursos utilizados para la recolección de datos fueron: cuestionario, escalas EVENT y EBADEP-A, complementación de oraciones, cronograma y entrevista. Entre los participantes, el 75% no tenía síntomas depresivos, mientras que el 20% indicó tener síntomas leves y el 5% moderados. Mientras tanto, el 53% de los docentes son significativamente vulnerables al estrés en el trabajo. Los resultados apuntan a una mayor vulnerabilidad de los maestros de escuelas privadas, principalmente relacionada con horas excesivas y la presión de los gerentes. La educación continua demostró ser un contexto relevante tanto para el desarrollo profesional de los docentes como para la salud emocional de los participantes, sin embargo, existen limitaciones importantes, especialmente aquellas relacionadas con condiciones de trabajo concretas.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Melo, Aline Guilherme De. Cuidar e educar: relações entre formação continuada e saúde emocional docente na Educação Infantil. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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