Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação docente acerca do Campo Conceitual Multiplicativo a partir do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo

Autor(es):
Pinheiro, Joserlene Lima

Palavras Chaves:
Formação de professores; Educação Matemática; Tecnologia Educacional; TPACK; Campo Multiplicativo

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A formação de professores encontra-se em uma nova fase de desenvolvimento perante as atuais demandas do século XXI, caracterizado pela informatização da sociedade. A crescente ubiquidade das Tecnologias Digitais (TD) e os estudos sobre a redefinição dos conhecimentos próprios à ação docente, percebida como produto da relação teoria-prática nessa sociedade em transformação, desafiam as práticas pedagógicas que visam o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa disciplina, crescem os esforços no trabalho dos conteúdos relacionados ao Campo Conceitual Multiplicativo e por inovações nos recursos de ensino. A formação continuada dos profissionais, compreendida como aquela por que passa o profissional em serviço, se reconfigura na busca para prepará-los nesse conjunto de mudanças. No nível de ensino destacado, atuam os professores pedagogos também denominados como professores que ensinam Matemática, e esses são os profissionais implicados na integração entre três diferentes domínios de conhecimento imbricados no processo de ensino, a saber: o do conteúdo, o pedagógico e o das tecnologias. A confluência entre os mesmos têm sido caracterizada a partir do termo TPACK e nesta tese será adotado como elemento de uma formação continuada para o trabalho do Campo Multiplicativo com Tecnologias Digitais. A questão norteadora da pesquisa é: a articulação dos conhecimentos de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos pode ser desenvolvida em atividades de formação continuada para o ensino do Campo Multiplicativo com apoio em Tecnologias Digitais? A partir dela se define como objetivo geral: Investigar as contribuições de uma formação continuada para a prática docente, a partir da articulação entre os conhecimentos de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos, no trabalho com o Campo Multiplicativo com apoio em Tecnologias Digitais; Os objetivos específicos, que convergem para o objetivo geral, foram definidos como: mapear conhecimentos docentes sobre o campo das estruturas multiplicativas; analisar elementos do conhecimento pedagógico manifestados em concepções sobre ensino, uso de recursos didáticos e avaliação no trabalho com o Campo Multiplicativo; e identificar o conhecimento tecnológico de professores para o ensino do Campo Multiplicativo. A pesquisa de abordagem qualitativa situa-se na perspectiva do paradigma interpretativo. Definiu-se como método de investigação a Pesquisa-ação, desenvolvida como formação continuada de 20 horas, realizada no município de Acarape-CE junto a um grupo de quatorze (14) sujeitos. Os dados foram coletados por meio de instrumentos aplicados ao longo dos encontros de formação, mediante o uso de questionários, observação sistemática, diário de campo; e gravações em áudio e vídeo. Os resultados obtidos apontam que o TPACK se mostrou como um quadro teórico fecundo para a análise da formação oferecida para o ensino do Campo Multiplicativo. Tal experiência pode se constituir em um marco inicial para que outros modelos de formação favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os aspectos contextuais de formação e atuação profissional se mostraram condicionantes quanto ao desenvolvimento desses conhecimentos, o que serve de referência para a elaboração de programas ou formações regulares voltados ao ensino de Matemática em questão. Entretanto, tais esforços de qualificação devem acompanhar uma maior atenção à previsão de uma carreira aos docentes envolvidos.

Abstract:
Teacher training is in a new stage of development in the face of the current demands of the 21st century, characterized by the computerization of society. The growing ubiquity of Digital Technologies (TD) and studies on the redefinition of knowledge proper to teaching action, perceived as a product of the theory-practice relationship in this changing society, challenge the pedagogical practices aimed at teaching Mathematics in the early years of Teaching Fundamental. In this discipline, efforts are increasing in the work on the contents related to the Multiplicative Conceptual Field and for innovations in teaching resources. The continuing education of professionals, understood as that experienced by the professional in service, is reconfigured in the search to prepare them for this set of changes. At the highlighted level of education, pedagogical teachers also known as teachers who teach mathematics act, and these are the professionals involved in the integration between three different domains of knowledge intertwined in the teaching process, namely: the content, the pedagogical and the technologies. The confluence between them has been characterized by the term TPACK and in this thesis will be adopted as an element of continuous training for the work of the Multiplicative Field with Digital Technologies. The guiding question of the research is: can the articulation of content, pedagogical and technological knowledge be developed in continuing education activities for teaching the Multiplicative Field with support in Digital Technologies? Based on it, the general objective is defined: To investigate the contributions of continuing education to teaching practice, based on the articulation between content, pedagogical and technological knowledge, in the work with the Multiplicative Field supported by Digital Technologies; The specific objectives, which converge to the general objective, were defined as: mapping teaching knowledge on the field of multiplicative structures; to analyze elements of pedagogical knowledge manifested in conceptions about teaching, use of didactic resources and evaluation in the work with the Multiplicative Field; and to identify the technological knowledge of teachers for teaching the Multiplicative Field. The research with a qualitative approach is located in the perspective of the interpretive paradigm. Research-action was defined as an investigation method, developed as a 20-hour continuous training course, carried out in the municipality of Acarape-CE with a group of fourteen (14) subjects. The data were collected using instruments applied during the training meetings, using questionnaires, systematic observation, field diary; and audio and video recordings. The results obtained show that the TPACK proved to be a fruitful theoretical framework for the analysis of the training offered for teaching the Multiplicative Field. Such experience can be an initial milestone for other training models to favor the development of technological, pedagogical and content knowledge of teachers in the early years of elementary school. The contextual aspects of training and professional performance proved to be conditioning factors in the development of this knowledge, which serves as a reference for the development of regular programs or training aimed at teaching Mathematics in question. However, such qualification efforts must accompany greater attention to the career prospects of the professors involved.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pinheiro, Joserlene Lima. Formação docente acerca do Campo Conceitual Multiplicativo a partir do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo. 2020. 322 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1