Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O professor como protagonista na prevenção de bullying: análise de estratégia de enfrentamento

Autor(es):
Luna, Geisy Lanne Muniz

Palavras Chaves:
Bullying; Intervenção em Escola; Formação de Professores

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O bullying se caracteriza pela ocorrência de ações agressivas, intencionais, repetitivas e sem motivação aparente e que podem causar dor e angústia. É um fenômeno caracterizado por intimidação entre pares que se manifesta de maneira unidirecional (diferença de poder), sendo complicado ou difícil para a vítima se defender. Há poucas investigações no Brasil e no exterior sobre formação de professores para intervirem no bullying em relação a se propiciam aumento de conhecimentos sobre o fenômeno e alteração de comportamentos dos próprios professores e de seus alunos. Assim, esta tese tem por objetivo geral analisar capacitação e professores do Ensino Fundamental como estratégia para alteração de conhecimento e comportamentos dos professores e estudantes quanto ao bullying;e como objetivos específicos:Identificar e corelacionar as ocorrências de violência que envolvem discentes e docentes, as estratégias utilizadas por professores para intervir no bullying e as crenças e percepção de autoeficácia de professores em relação ao enfrentamento do bullying;e Verificar os efeitos da capacitação de professores do Ensino Fundamental nos índices de bullying de escolas públicas.Trata-se de uma pesquisa com abordagens quantitativa e qualitativa realizada com professores e alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do município de Guaiúba, Ceará no período de outubro de 2017 a junho de 2018. Do total de docentes, 26 participaram de uma capacitação para o enfrentamento do bullying totalizando 100 horas (40 presenciais e 60 à distância), os outros 20 docentes fizeram parte do grupo controle do estudo. Todos os docentes responderam aos instrumentos de coleta de dados em dois momentos (antes e após a capacitação) e suas respostas foram comparadas. Foi realizada também coleta de dados com 368 alunos que responderam os instrumentos de coleta antes e após a capacitação. A fim de aprofundar análise, após a coleta dos dados pós-intervenção, foi realizado um grupo focal com 12 professores escolhidos aleatoriamente, para analisar a percepção dos professores sobre a intervenção realizada. Os dados quantitativos foram analisados de modo descritivo e inferencial, empregando-se testes paramétricos e os dados qualitativos foram compreendidos através de análise de conteúdo, tendo os constructos de Paulo Freire como referencial teórico. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob parecer 2.281.645. Na coleta dos dados, antes da capacitação, identificou-se que existe prevalência significativa de violências nos ambientes das escolas, com predominância de violência indireta e verbal quando se trata de agressões de alunos a professores. Ao realizar o estudo comparativo, verificou-se que o grupo controle não teve alteração quanto a índices de violência, da autoeficácia para lidar com o problema e de crenças de esquiva, mas as crenças de normalidade aumentaram. Já no grupo experimental os professores perceberam como menos frequentes situações de violência entre alunos após a intervenção, reduziram crenças de esquiva e normativas e aumentaram percepção de autoeficácia para lidar com o bullying. Notou-se a redução da frequência de vitimização entre os alunos. A capacitação foi considerada uma estratégia eficaz na prevenção de bullying no ambiente escolar na perspectiva dos participantes. Conclui-se que a capacitação realizada aumentou os conhecimentos sobre o bullying e sobre as possíveis ações a se ter diante do problema e indicou também redução da frequência e gravidade do bullying de acordo com os alunos.

Abstract:
Bullying is characterized by the occurrence of aggressive, intentional, repetitive and unmotivated actions that can cause pain and distress. It is a phenomenon characterized by intimidation between peers that manifests in a unidirectional way (power difference), being complicated or difficult for the victim to defend himself. There is little research in Brazil and abroad about teacher training to intervene in bullying in relation to increasing knowledge about the phenomenon and changing the behaviors of the teachers themselves and their students. Thus, this thesis has the general objective of analyzing training and teachers of elementary school as a strategy to change the knowledge and behavior of teachers and students regarding bullying; and as specific objectives: Identify and co-relate the occurrences of violence involving students and teachers, the strategies used by teachers to intervene in bullying and the beliefs and perception of teachers' self-efficacy in relation to coping with bullying; and Verify the effects of training of elementary school teachers in public school bullying rates. It is a research with quantitative and qualitative approaches carried out with teachers and students of the 4th and 5th year of elementary education in the municipality of Guaiúba, Ceará, from October 2017 to June 2018. Of the total number of teachers, 26 participated in one training for bullying, totaling 100 hours (40 presential and 60 distance), the other 20 teachers were part of the study control group. All the teachers answered the data collection instruments in two moments (before and after the training) and their answers were compared. Data collection was also performed with 368 students who answered the collection instruments before and after the training. In order to deepen analysis, after the collection of the post-intervention data, a focal group with 12 randomly selected teachers was carried out to analyze the teachers' perception of the intervention. The quantitative data were analyzed in a descriptive and inferential way, using parametric tests and the qualitative data were understood through content analysis, with Paulo Freire's constructs as a theoretical reference. The study was approved by the Ethics and Research Committee of the State University of Ceará, under opinion 2.281.645. In the data collection, before the training, it was identified that there is a significant prevalence of violence in school environments, with a predominance of indirect and verbal violence when it comes to aggression from students to teachers. In the comparative study, it was verified that the control group did not change in indices of violence, self-efficacy to deal with the problem and beliefs of avoidance, but the beliefs of normality increased. In the experimental group, teachers perceived less frequent situations of violence among students after the intervention, reduced elusive and normative beliefs, and increased the perception of self-efficacy to deal with bullying. The reduction in the frequency of victimization among students was noted. Training was considered an effective strategy in bullying prevention in the school environment from the perspective of the participants. It was concluded that the training provided increased knowledge about bullying and possible actions to address the problem and also indicated a reduction in the frequency and severity of bullying according to students.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Luna, Geisy Lanne Muniz. O professor como protagonista na prevenção de bullying: análise de estratégia de enfrentamento. 2019. 174 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1