Repositório Institucional - UECE
Título:
Osciladores acoplados e sincronização biológica: uma proposta interdisciplinar

Autor(es):
Sampaio, Francisco Tiago Barboza

Palavras Chaves:
SINCRONIZAÇÃO BIOLÓGICA; ENSINO DE FÍSICA; INTERDISCIPLINARIDADE

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Neste trabalho, analisa-se a eficácia da utilização de uma Sequência Didática como ferramenta facilitadora para o ensino de física para alunos do segundo ano do nível médio de uma escola públicada cidade de Acopiara, Ceará. A Sequência Didática foi desenvolvida com o intuito de facilitar o aprendizado dos alunos acerca de um importante tópico de Física, a saber: osciladores harmônicos, notadamente os acoplados e suas aplicações na natureza. Tratamos, em especial, da sincronia de osciladores acoplados e uma aplicação particular no universo biológico (sincronia de vagalumes). Os osciladores acoplados apresentam-se como uma ferramenta bastante útil para descrever a evolução de váriossistemas biológicos. Destaca-sequeumarranjo experimental desenvolvido pelo autor e aplicado comos estudantes no último dos quatro momentos propostos na Sequência Didática. O experimento, que foi construído com o auxílio da plataforma arduino, tem como objetivo simular a sincronia do piscar de vagalumes na natureza. Emrelação ao referencial teórico que sustenta o presente trabalho, utilizamos astecnologias da informação e comunicação e interdisciplinaridade. Antes e após da aplicação desta proposta os estudantes responderamumquestionário (pré-teste e pós-teste) que servirampara aferir quantitativamente e qualitativamente o aprendizado dos alunos. Como resultado, obtemos um significativo ganho cognitivo dos alunos( edo professor) envolvidos na aplicação deste trabalho, bemcomo uma participação efetiva dosmesmos emtodos osmomentospropostospelaSequênciaDidática. Palavras-chave: Sincronização Biológica. Ensino de Física. Interdisciplinaridade.

Abstract:
In thiswork,we analyze the effectiveness ofusingaDidacticSequence as a facilitating toolfor teaching physicsto high schoolstudentsin a public school in the city ofAcopiara,Ceará. The DidacticSequence was developed in order to facilitate students’ learning about an important topic in Physics, namely: harmonicoscillators,notablythecoupledonesandtheirapplications in nature. In particular, we deal with the synchronization of coupled oscillators and a particular application in the biological universe (firefly synchrony). Coupled oscillators are a very useful tool to describe the evolution of various biological systems. It is noteworthy that an experimental arrangement developed by the author and applied with students in the last of the four moments proposed in the Didactic Sequence. The experiment, which was built with the aid of the Arduino platform, aims to simulate the synchrony of firefly blinking in nature. In relation to the theoretical framework that supports the present work, we use information and communication technologies and interdisciplinarity. Before and after applying this proposal, students answered a questionnaire (pre-test and post-test) that served to measure quantitatively and qualitatively the students’ learning. As a result, we obtain a significant cognitive gain from the students (and the teacher) involved in the application of this work, as well as their effective participation at all times proposed by the Didactic Sequence. Keywords: Biological synchronization. Physics Teaching. Interdisciplinarity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sampaio, Francisco Tiago Barboza. Osciladores acoplados e sincronização biológica: uma proposta interdisciplinar. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Iguatu, 2020. Disponível em: Acesso em: 2 de abril de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1