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Repositório Institucional - UECE
Título:
Práxis, docência e formação humana: uma análise onto-histórica e materialista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (pibid) do curso de licenciatura em pedagogia

Autor(es):
Araujo, Cristina Cardoso De

Palavras Chaves:
1. Práxis. 2. Formação Humana. 3. PIBID. 4. Pedagogia. 5. Crise do Capital

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Considerando o cenário de crise, de reformas do Estado e, ao mesmo tempo, as múltiplas dimensões que envolvem o fenômeno investigado, situa-se esta pesquisa na área das políticas educacionais relacionadas à formação para a docência, em particular dos pedagogos, no Brasil. Do conjunto dessas políticas, investiga-se o PIBID enquanto política de indução e fomento à iniciação à docência. De modo geral, objetivou-se compreender, no contexto das reformas educacionais, implementadas a partir da década de 1990, o PIBID e suas implicações na práxis docente dos pedagogos, assente na materialidade de seus fundamentos, princípios, objetivos e função sócio-política e educacional, considerando a sociabilidade capitalista. Ancorou-se no método dialético, em especial na dialética materialista histórica, respaldado em uma leitura ontológica do marxismo, que permitiu a análise dos fundamentos da política. Realizou-se pesquisa teórico-bibliográfica e documental mediante revisão sistemática da literatura (RSL); leitura imanente dos clássicos e autores contemporâneos; incluindo-se estudos sobre o trabalho docente e a formação de professores no Brasil. Articulou-se a essas pesquisas e estudos, investigação empírica pautada numa análise dos resultados do PIBID e de sua implementação numa instituição federal de ensino; contemplou-se entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 (quinze) docentes, trabalhadores da Educação Básica, licenciados em Pedagogia, egressos dessa ação política do governo federal. A integração entre a universidade e a Educação Básica, promovida pelo PIBID, centra-se somente na formação docente e não na totalidade da valorização profissional. O PIBID proporciona o reconhecimento social da profissão, com a inserção dos licenciandos nos espaços formais de ensino, desde o início do curso, articulando formação e vivência profissional de forma mais intensa do que na formação tradicional e nos Estágios profissionais, fato que justifica sua implementação e manutenção, embora com resultados estruturais limitados. Conclui-se que o Programa contribui com a formação para a docência, uma vez que aproxima os licenciandos não somente da realidade da sala de aula como também da escola, mas as políticas e práticas educacionais, além de sofrerem uma descontinuidade, não se articulam a outras esferas da vida social e humana, a exemplo da economia e do trabalho, o que evidencia o fato de programas como o PIBID seguirem como estratégias ídeo-políticas e econômicas do sistema sociometabólico do capital, que, em articulação com o complexo da educação e, em particular, com o campo da formação de professores e pedagogos, no Brasil, buscarem atender as necessidades do capital em detrimento das necessidades humanas, inviabilizando uma formação humana integral. Palavras-chave: Práxis. Formação Humana. PIBID. Pedagogia. Docência. Crise do Capital.

Abstract:
Considering current crisis, reforms and, at the same time, the multiple dimensions that encompass the investigated phenomenon, this research is situated in the field of educational policies related to teacher training, pedagogy majors mostly, in Brazil. From the scope of these policies, looking amidst educational reforms provided by the state, we investigate PIBID as a policy that instigates the initiation on teaching. Generally, we tried to comprehend PIBID and its implications on pedagogue praxis, considering educational reforms implemented in the 90’s as well as the materiality of its fundamentals, principles, objectives and sociopolitical function considering capitalistic sociability. Anchoring on the dialectical method, mainly historical materialistic dialect, backed on an anthological reading of Marxism, which allowed the analysis of political fundaments. Theoretic-bibliographical and documental research were performed together with systematic literature review, reading of classical and contemporary authors; including studies on teaching work and teacher formation in Brazil. Empirical investigation based on an analysis of PIBID results and its implementation on a federal teaching institute; 15 (fifteen) students were subjected to semi-structured interviews, those students were: Basic education workers, graduated in pedagogy, coming from these political action from the federal government. Integration between university and basic education, promoted by PIBID, is centered only on graduation and not on professional appreciation. PIBID provides social acknowledgement to the profession, with the insertion of graduation students on formal educational spaces, since the beginning of the graduation, articulating improvement and professional experience more intensely than on traditional education and professional internships, which justifies PIBID’s application and permanence, despite the limited structural results. We can conclude that the program contributes to teacher formation, since it brings the student closer to the reality of classrooms and schools, but the educational policies and practices suffer discontinuity and do not articulate to other spheres of human social life, like work and economy, which shows the fact that programs like PIBID do not dissociate from being ideological, political and economic strategies from the sociometabolical system of the capital, which, together with the complex of education -as in teacher and pedagogue formation- search to attend the necessities of the capital to the detriment of human need, working against a more complete human formation. Keywords: Praxis. Human Formation. PIBID. Pedagogy. Teaching. Capital Crisis

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Araujo, Cristina Cardoso De. Práxis, docência e formação humana: uma análise onto-histórica e materialista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (pibid) do curso de licenciatura em pedagogia . 2020. 253 f. f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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