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Repositório Institucional - UECE
Título:
Conhecimentos de Professores Sobre as Estruturas Multiplicativas: Reflexões Conceituais e Didáticas

Autor(es):
Silva, Francisca Wellingda Leal Da

Palavras Chaves:
Educação Matemática; Formação de Professores; Campo Conceitual Multiplicativo

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A Matemática tem sido historicamente estigmatizada, por alunos e professores, como uma disciplina que contribui para o sofrimento dos alunos. Pesquisadores têm desenvolvido estudos na área para compreender como se dá o processo de conceitualização matemática. Vergnaud, psicólogo Francês, desenvolveu a Teoria dos Campos Conceituais com o intuito de compreender o processo de aprendizagem, formação do conceito. O teórico destaca dois grandes campos conceituais: Campo Conceitual Aditivo e o Campo Conceitual Multiplicativo. Vergnaud considera que no campo conceitual encontra-se um conjunto diversificado de situações, conceitos, conteúdos, relações e operações de pensamento que guardam relações entre si. Assim, a teoria vem a possibilitar que, no âmbito da Educação Matemática, o professor possa perceber os elementos que estão ali imersos, compreendendo também o processo de formação dos conceitos presentes em tais campos. A formação dos professores atualmente precisa oportunizar o desenvolvimento dos conceitos multiplicativos. Para este trabalho foi dado enfoque ao Campo Conceitual Multiplicativo. A partir disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o domínio conceitual de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Fortaleza, acerca do Campo Conceitual Multiplicativo. Foi realizado um estudo de caso, ou seja, uma investigação empírica para alcançar o objetivo desta pesquisa. Participaram da pesquisa dois professores que lecionam nos 5º anos de uma escola municipal de Fortaleza. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados: o primeiro buscava compreender a relação do professor com a matemática; o segundo objetivava conhecer as situações problema que os professores acreditam estar adequados ao nível de elaboração conceitual de seus alunos, sendo, portanto, aptos à aplicação em sala de aula; o terceiro esteve voltado para a percepção de estratégias de resolução de situações multiplicativas utilizadas pelos docentes, tendo em vista as múltiplas situações propostas pela Teoria supracitada. Foi constatado que os professores privilegiam o uso de problemas do eixo de Proporção Simples do campo conceitual multiplicativo, assim, não apresentam variedades de situações para os alunos. Além disso, percebeu-se a valorização do uso da representação numérica, podendo-se registrar equívoco nas resoluções de um dos professores. Contudo, as proposições feitas apresentaram entrelaçamento de outros conceitos e até mesmo de outro campo conceitual, o aditivo. Os dois sujeitos apresentam diferentes níveis na elaboração de situações: enquanto um privilegia números de pequenas dimensões e organização dos elementos da forma como serão utilizados para sua resolução, o outro prefere números na ordem dos milhões e propõe situações que exigem conhecimentos externos ao Campo Conceitual Multiplicativo, propondo sempre questões que envolvem o encadeamento de diferentes situações. O custo cognitivo das situações propostas pelo segundo professor é muito superior ao requerido nas questões propostas pela primeira professora. Embora propondo, empiricamente, questões relativas ao Campo Conceitual Multiplicativo, os professores pesquisados demonstraram não dominar os fundamentos da Teoria. Além disso, evidencia-se que os professores investigados apresentam diferentes níveis de compreensão conceitual do campo multiplicativo.

Abstract:
Las matemáticas han sido históricamente estigmatizadas, por estudiantes y maestros, como una disciplina que contribuye al sufrimiento de los estudiantes. Los investigadores han desarrollado estudios en el área para comprender cómo se lleva a cabo el proceso de conceptualización matemática. Vergnaud, psicólogo francés, desarrolló la Teoría de los campos conceptuales para comprender el proceso de aprendizaje, la formación de conceptos. El teórico destaca dos campos conceptuales principales: campo conceptual aditivo y campo conceptual multiplicativo. Vergnaud considera que en el campo conceptual existe un conjunto diverso de situaciones, conceptos, contenidos, relaciones y operaciones de pensamiento que mantienen relaciones entre ellos. Por lo tanto, la teoría hace posible que, en el ámbito de la educación matemática, el profesor pueda percibir los elementos que están inmersos allí, y también comprender el proceso de formación de los conceptos presentes en dichos campos. La capacitación de los maestros actualmente necesita brindar oportunidades para el desarrollo de conceptos multiplicativos. Para este trabajo, se prestó atención al campo conceptual multiplicativo. A partir de esto, el objetivo general de este trabajo es analizar el dominio conceptual de los docentes de los primeros años de educación primaria, de una escuela municipal en Fortaleza, sobre el campo conceptual multiplicativo. Se realizó un estudio de caso, es decir, una investigación empírica para lograr el objetivo de esta investigación. Dos maestros participaron en la investigación que enseñan en los 5 años de una escuela municipal en Fortaleza. Se utilizaron tres instrumentos para la recolección de datos: el primero buscó comprender la relación del profesor con las matemáticas; el segundo tenía como objetivo conocer los tipos de problemas que los docentes consideran adecuados para el nivel de elaboración conceptual de sus alumnos, por lo tanto, aptos para ser aplicados en el aula; el tercero se centró en la percepción de estrategias para resolver situaciones multiplicativas utilizadas por los docentes, en vista de las múltiples situaciones propuestas por la mencionada Teoría. Se encontró que los maestros favorecen el uso de problemas del eje de Proporción simple del campo conceptual multiplicativo, por lo tanto, no presentan variedad de situaciones para los estudiantes. Además, se apreciaba el uso de la representación numérica, con errores cometidos en las resoluciones de uno de los maestros. Sin embargo, las proposiciones hechas presentaron el entrelazamiento de otros conceptos e incluso de otro campo conceptual, el aditivo. Los dos temas presentan diferentes niveles en la elaboración de situaciones: mientras que uno privilegia números de pequeñas dimensiones y organización de los elementos, ya que se utilizarán para su resolución, el otro prefiere números en el orden de millones y propone situaciones que requieren conocimiento externo al Campo Conceptual Multiplicativo , siempre proponiendo preguntas que implican el encadenamiento de diferentes situaciones. El costo cognitivo de las situaciones propuestas por el segundo maestro es mucho mayor que el requerido en las preguntas propuestas por el primer maestro. Aunque proponían, empíricamente, preguntas relacionadas con el campo conceptual multiplicativo, los maestros encuestados demostraron que no dominaban los fundamentos de la teoría. Además, es evidente que los docentes investigados tienen diferentes niveles de comprensión conceptual del campo multiplicativo.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Francisca Wellingda Leal Da. Conhecimentos de Professores Sobre as Estruturas Multiplicativas: Reflexões Conceituais e Didáticas. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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