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Repositório Institucional - UECE
Título:
Um passo de cada vez: caminhos do IDEB em dois municípios do Ceará

Autor(es):
Carmo, Ana Lidia Lopes Do

Palavras Chaves:
Avaliação educacional; Política educacional; Bons resultados; Ideb.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Este estudo analisa as políticas educacionais voltadas para a obtenção de crescimento contínuo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A estratégia adotada para a seleção da amostra levou em conta os 2 (dois) municípios cearenses com crescimento contínuo no Ideb, nos anos iniciais do ensino fundamental, observando desde 2005 até 2017. Sendo assim, delimitou-se o estudo de caso múltiplo em Canindé e Russas, no estado do Ceará, que apresentam indicador com crescimento contínuo, nos anos iniciais, ao longo dos dez anos de Ideb, quantidade de 20 a 30 escolas, com Ideb 2017, e proximidade geográfica da pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, utilizando a base de dados do Inep e informações provenientes de pesquisa de campo. A investigação realizou entrevistas semiestruturadas com 24 (vinte e quatro) sujeitos, dentre eles diretores, coordenadores pedagógicos, professores, técnicos e secretários de Educação, em seis escolas e Secretarias de Educação das cidades pesquisadas, além da aplicação de questionários, checklists e roteiro de observação. Na tentativa de encontrar os fatores explicativos do crescimento contínuo dos resultados, foram analisados, inicialmente, os documentos normativos da política de avaliação educacional nessas localidades, buscando as seguintes temáticas: avaliações externas; premiação de alunos, professores e escolas com base nos resultados das avaliações externas; sistema próprio de avaliação educacional; e iniciativas de intervenção pedagógica com objetivo de melhorar os indicadores educacionais. Posteriormente, a análise dos depoimentos se pautou em seis temas: experiência profissional, objetivos e metas da escola, relação com a secretaria municipal de educação, avaliação educacional, conteúdos de ensino-aprendizagem e formação continuada de professores. Na análise documental verificou-se que Russas possui um conjunto de leis e projetos que norteia a efetivação de sua política e que já vem se consolidando desde 2010, enquanto em Canindé estes registros são inexistentes. Nas entrevistas observa-se aplicação de simulados baseados nas matrizes das avaliações externas, formações voltadas para melhoria dos resultados, iniciativas de tempo integral para as turmas avaliadas e, especialmente em Russas, premiações e encaminhamento de alunos com desempenho acima da média para uma turma olímpica. Tais iniciativas indicam uma política de accountability, com características de responsabilização forte, ocasionando segregação interna nas escolas, deixando de oportunizar o enriquecimento do ensino a partir do convívio dos alunos nos diferentes níveis de aprendizagem. O estudo reflete a situação do quadro educacional em nosso país, onde há municípios que já possuem sistemas de avaliação consolidados e a prova nacional é só mais um exame na sua rotina, e outros em que a descontinuidade política ainda é um entrave para a melhoria da qualidade da educação, mas o clima escolar e o comprometimento dos docentes são fatores determinantes no crescimento contínuo do Ideb, mesmo que em menor percentual, se comparado a outros municípios. A relevância deste estudo está na divulgação de políticas de avaliação educacional implementadas em município e escola com crescimento contínuo. Estas podem contribuir para formulação de políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade da educação.

Abstract:
This study analyzes the educational policies geared to increasing growing results in IDEB. The adopted strategy for the selection of the sample considered the 2 (two) municipalities of Ceará, which has seen an upward growth in performance in the early years of elementary school, observing from 2005 to 2017. Therefore, the study of multiple case was delimited in Canindé and Russas, in the State of Ceará, which belong to the group with the greatest evolution over the ten years of IDEB, in the initial series. This is a research with a qualitative and quantitative approach, using database of Inep and information from field research. The investigation carried out semi-structured interviews with twenty-four subjects, including principals, pedagogical coordinators, teachers, technicians and Secretaries of Education, in six schools and education departments in the cities surveyed. In addition to the application of questionnaires, checklists and observation script, as an attempt to find the explanatory factors for the increasing improvement in results, the normative documents of the educational evaluation policy in these locations were initially analyzed, looking for the following themes: external evaluations; awards to students, teachers and schools based on the results of external evaluations; own educational assessment system; and pedagogical intervention initiatives aimed at improving educational indicators. Subsequently, the analysis of the testimonies was based on seven subjects: professional experience, objectives and goals of the school, relationship with the higher body, educational evaluation, teaching-learning content and continuing teacher education. In the first, it was found that Russas has a set of laws and projects that guide the implementation of its policy that has been consolidated since 2010, while in Canindé these records are non-existent. In the second, it is observed, from the interviews, application of simulations based on the matrices of external evaluations, training aimed at improving results, full-time initiatives for the evaluated classes, and especially in Russas, awards and referral of students with above average performance for an Olympic class. These initiatives indicate a policy of accountability, with characteristics of strong accountability, causing a form of internal segregation in schools, failing to provide opportunities for enrichment of teaching through the interaction of students at different levels of learning. The research highlights the lack of knowledge of the subjects involved about the composition, calculation and interpretation of educational indicators, highlighting the gap left by the initial training, in addition to indicating that the continuous training highlights only the results. Therefore, this makes contextualized and reflected actions impossible, thus reinforcing the training for the test. The relevance of this study is in the dissemination of educational and school management practices with good results. These can contribute to the formulation of public policies aimed at improving the quality of education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Carmo, Ana Lidia Lopes Do. Um passo de cada vez: caminhos do IDEB em dois municípios do Ceará. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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