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Repositório Institucional - UECE
Título:
(Des)caminhos da Inclusão nas Práticas Docentes da Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi na perspectiva dos Estudantes

Autor(es):
Nogueira, Michelline Da Silva

Palavras Chaves:
Inclusão no Ensino Superior; Prática Docente; Professor Universitário.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A presente investigação emerge de reflexões sobre o processo de democratização da ascensão da população brasileira à educação, considerando como foco específico a valorização e a consideração à diversidade, no qual se implantam as políticas de educação inclusiva. A separação entre as determinações legais e o cotidiano das instituições de ensino tem se tornado alvo de investigações e reflexões por parte de inúmeros pesquisadores. Dentre tais ponderações, está o fato de que a educação inclusiva tem conseguido avançar, mesmo que a passos lentos, na educação básica e pouco tem conseguido progredir na educação superior. Estando a presente investigação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que tem como foco a formação docente, a discussão sobre a prática docente no ensino superior para trabalhar no contexto da inclusão educacional se constitui como objeto de relevante interesse. Assim, foi estabelecido como objetivo geral desta investigação compreender, a partir do olhar dos estudantes do Campus Itaperi/ UECE, os avanços e desafios da inclusão da pessoa com deficiência nesta Instituição de Ensino Superior. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação partindo da abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O roteiro metodológico do estudo foi constituído pelo estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio da entrevista, cujos dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). Os sujeitos participantes da investigação são alunos deficientes da Universidade Estadual do Ceará – Campus Itaperi. Os estudos e pesquisas desenvolvidos por Moreira (2014, 2009, 2005), Mantoan (2015, 2004), Correia (2001, 2008), Rocha e Miranda (2009), Miranda (2009) e Martins (2004) que discutem o processo de inclusão de alunos nos espaços educativos, associados aos estudos de Almeida (2014), Cunha (2005, 1989), Franco (2012), Imbernón (2011), Nóvoa (1999, 1992) e Pimenta (2011, 2012) que tratam sobre a prática docente e a formação de professores, dentre outros, subsidiaram o trabalho de investigação, bem como orientaram a análise dos dados e a produção do texto final. Os resultados logrados nesta investigação apontam que não há uma política institucional que norteie de maneira efetiva o processo inclusivo dos alunos com deficiência no ensino superior, embora exista um grande aparato de leis visando à garantia dos direitos dessas pessoas. Também foi evidenciado que a ausência de materiais, de diagnósticos dos acadêmicos e de espaços institucionais adequados inviabiliza a universidade, que parece viver um paradoxo quando, ao se comprometer em formar profissionais habilitados para atuarem em diferentes segmentos da sociedade, conclama, na voz dos discentes investigados, por uma re(estruturação) de práticas docentes que favoreçam aos cursos de licenciatura o trabalho com a inclusão em todos os âmbitos.

Abstract:
This investigation emerges from reflections on the process of democratizing the rise of the Brazilian population to education, considering as a specific focus the appreciation and consideration of diversity, in which inclusive education policies are implemented. The separation between the legal determinations and the daily life of educational institutions has become the target of investigations and reflections by countless researchers. Among these considerations is the fact that inclusive education has been able to advance, albeit at a slow pace, in basic education and has made little progress in higher education. Since the present investigation is linked to the Graduate Program in Education at the State University of Ceará, which focuses on teacher education, the discussion on teaching practice in higher education to work in the context of educational inclusion is an object of relevant interest. . Thus, it was established as the general objective of this investigation to understand, from the look of the students of the Campus Itaperi / UECE, the advances and challenges of the inclusion of people with disabilities in this Higher Education Institution. To this end, an investigation was developed based on a qualitative and exploratory approach. The methodological script of the study was constituted by the case study, the data collection took place through the interview, whose collected data were submitted to content analysis (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005). The subjects participating in the investigation are disabled students at the State University of Ceará - Campus Itaperi. The studies and research developed by Moreira (2014, 2009, 2005), Mantoan (2015, 2004), Correia (2001, 2008), Rocha and Miranda (2009), Miranda (2009) and Martins (2004) that discuss the process of inclusion of students in educational spaces, associated with the studies of Almeida (2014), Cunha (2005, 1989), Franco (2012), Imbernón (2011), Nóvoa (1999, 1992) and Pimenta (2011, 2012) who deal with teaching practice and teacher training, among others, supported the research work, as well as guided the data analysis and the production of the final text. The results achieved in this investigation point out that there is no institutional policy that effectively guides the inclusive process of students with disabilities in higher education, although there is a large apparatus of laws aimed at guaranteeing the rights of these people. t was also evidenced that the absence of materials, academic diagnoses and adequate institutional spaces makes the university that seems to live a paradox when it commits itself to train qualified professionals to work in different segments of society, he says, in the voice of the investigated students, for a re (structuring) of teaching practices that favor undergraduate courses teaching practices that work with inclusion in all areas.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nogueira, Michelline Da Silva. (Des)caminhos da Inclusão nas Práticas Docentes da Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi na perspectiva dos Estudantes. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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