Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Saberes da docência universitária e Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação

Autor(es):
Vieira, Hamilton Perninck

Palavras Chaves:
Saberes da docência universitária; Práxis pedagógica; Pós-Graduação em Educação; Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Defende-se a Tese de que a tessitura do Ciclo Gnosiológico freireano que se alinhava à do-discência e à pesquisa, materializados pela dialógica intersubjetiva, possibilita a constituição de saberes da docência universitária enviesados pelos fios ontológicos do-discentes no horizonte do Ser Mais. A racionalidade epistêmico-dialógica revela-se como referência que (re)configura a compreensão de homem, de mundo e de ciência na formação da PGSS, fazendo com que a prática docente refletida na/sobre a ação possibilite a vivência dos saberes da práxis pedagógica. Entretanto, a docência universitária constituiu historicamente através do método científico baseado na racionalidade técnica, oriunda das ciências exatas e da natureza, porém, limitada para compreender a docência e a pesquisa no campo das Ciências Sociais aplicadas, dentre elas, a Educação. Ela ressaltou o reducionismo, a fragmentação, o objetivismo matematizante da realidade, o individualismo, a neutralidade científica e a disciplinaridade desarticulada do conhecimento na perspectiva da totalidade como forma de observar os fenômenos sociais. Esses pressupostos, levaram a universidade criada no contexto da escolástica medieval e à PGSS que teve sua origem no Brasil na década de 1960, à busca de articulação entre a unidade e a diversidade do conhecimento, porém, marcada pela cisão entre o saber e o saber ensinar. A Tese, portanto, tem como problema central de pesquisa: Quais as aproximações e/ou distanciamentos do Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire com os saberes da docência universitária a partir de egressos do PPGE-UECE? O objetivo geral, então, é compreender a partir da ontologia, da epistemologia e da práxis pedagógica de alunos egressos do PPGE-UECE a dialética das aproximações e/ou distanciamentos dos saberes da docência universitária à luz do Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire. Por meio dos achados do Estado da Questão foi possível criar o arranjo de análise que estabeleceu os fios e as agulhas que costuram a Tese com base em três conceitos-chave: ontologia na perspectiva do Ser Mais, epistemologia da PGSSE e metodologia da práxis pedagógica. Para adentrar a empiria deste fenômeno, metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa em aproximações com a etnometodologia. A pesquisa bibliográfica, a análise documental, o questionário online, aberto e semiestruturado, a entrevista com base em casos hipotéticos de ensino e a entrevista de explicitação foram as técnicas de coleta de dados vivenciadas com seis mestres e doutores egressos do PPGE/UECE entre 2004 (conclusão da primeira turma de mestrado) e 2017 (conclusão da primeira turma de doutorado). Os resultados da pesquisa apontaram que o Ciclo do Gnosiológico freireano contribui para pensar e impulsionar a constituição dos saberes da docência universitária. No processo de formação de mestres e doutores na PGSS é possível aproximar a pesquisa (aprender o que se ignora) que retroalimenta a do-discência com vistas à práxis pedagógica (ensinar o que já se sabe) com mediação do diálogo intersubjetivo enquanto dimensão pedagógica do processo de aprendizagem da docência. Tal diálogo institui e é instituinte do pensar certo, da curiosidade epistemológica, da criatividade e da criticidade na (re)constituição dos saberes da docência universitária no contexto da PGSS, no caso, especificamente, na área de Educação.

Abstract:
The thesis is defended that the weaving of the Freirean Gnosiological Cycle, which was aligned with do-discourse and research, materialized by the intersubjective dialogic, makes possible the constitution of knowledge of university teaching biased by the ontological threads of students in the horizon of Being More. Epistemic-dialogical rationality reveals itself as a reference that (re) configures the understanding of man, the world and science in the formation of the PGSS, making the teaching practice reflected in / about the action possible to experience the knowledge of pedagogical praxis. However, university teaching historically constituted through the scientific method based on technical rationality, originating from the exact sciences and nature, however, limited to understanding teaching and research in the field of applied Social Sciences, among them, Education. She highlighted reductionism, fragmentation, mathematical objectivism of reality, individualism, scientific neutrality and the disarticulated discipline of knowledge from the perspective of totality as a way of observing social phenomena. These assumptions led the university created in the context of medieval scholasticism and the PGSS that had its origin in Brazil in the 1960, to the search for articulation between the unity and the diversity of knowledge, however, marked by the split between knowledge and knowledge teach. The thesis, therefore, has as its central research problem: What are the similarities and / or distances between the Gnosiological Cycle in Paulo Freire and the knowledge of university teaching from graduates of PPGE-UECE? The general objective, then, is to understand from the ontology, epistemology and pedagogical praxis of students graduating from the PPGE-UECE the dialectic of the approaches and / or distances of the knowledge of university teaching in the light of the Gnosiological Cycle in Paulo Freire. Through the State of Knowledge findings it was possible to create the analysis arrangement that established the threads and needles that sew the Thesis based on three key concepts: ontology from the perspective of Being More, epistemology of PGSSE and methodology of pedagogical praxis. In order to enter the empiricism of this phenomenon, methodologically, the study is of a qualitative nature in approximations with ethnomethodology. Bibliographic research, document analysis, online questionnaire, open and semi-structured, the interview based on hypothetical teaching cases and the explanation interview were the data collection techniques experienced with six masters and doctors graduated from PPGE / UECE between 2004 (completion of the first master class) and 2017 (completion of the first doctor class). The research results pointed out that the Freirean Gnosiological Cycle contributes to thinking and boosting the constitution of university teaching knowledge. In the process of training masters and doctors at PGSS, it is possible to approach research (learning what is ignored) that feeds back into discourse with a view to pedagogical praxis (teaching what is already known) through the mediation of intersubjective dialogue as a pedagogical dimension of teaching learning process. Such dialogue institutes and is an institute of right thinking, epistemological curiosity, creativity and criticality in the (re) constitution of university teaching knowledge in the context of PGSS, in this case, specifically, in the area of Education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Vieira, Hamilton Perninck. Saberes da docência universitária e Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação. 2020. 385 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1