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Repositório Institucional - UECE
Título:
Contribuições das Estratégias de Avaliação Terapêutica para o Enfrentamento do Sofrimento Psíquico de Professores

Autor(es):
Giasson, Fernanda Da Fonseca

Palavras Chaves:
Formação de Professores; Subjetividade Docente; Avaliação Terapêutica. Relação Terapêutica

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Diversas pesquisas apontam que a docência é uma das profissões com altos índices de sofrimento psíquico. Alguns fatores que podem provocar este sofrimento são decorrentes da complexidade das demandas e da fragmentação do trabalho a que os docentes são expostos, além das rápidas transformações históricas nas Políticas de Educação. Todavia, além das competências técnico-científicas, o professor precisa apresentar habilidades socioemocionais. Atenta-se, nesse sentido, para o processo formativo docente, observando que nem todos os aspectos exigidos do professor têm sido contemplados em sua formação. O despreparo dos profissionais, associado a outros fatores como reformas educacionais, precariedade dos prédios escolares e altos níveis de exigência sobre os docentes, corroboram com o sofrimento psíquico do professor. Deste modo, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as estratégias da Avaliação Terapêutica (AT) podem contribuir para o enfrentamento do sofrimento psíquico de professores. A AT consiste em um modelo de avaliação psicológica semiestruturado, colaborativo e interventivo, que visa favorecer mudanças positivas para os clientes atendidos. Isto posto, para atingir o objetivo deste estudo desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, tendo como método de investigação o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em três etapas que foram, respectivamente, o processo de AT da professora Margarida e da professora Violeta e a análise dos vídeos das sessões realizadas. As análises de dados foram realizadas manualmente, utilizando como método o estudo de caso. Decorrente dessas análises, foram elaboradas 16 categorias que se referem às atitudes esperadas e não esperadas do profissional no processo de AT, tendo em vista a concretização da relação terapêutica. Os resultados apontaram que as estratégias da AT contribuíram para o enfrentamento do sofrimento psíquico nos professores deste estudo. Assim, a relação terapêutica foi identificada como essencial para que o processo de AT tenha sucesso.

Abstract:
Several researches point out that teaching is one of the professions with high rates of psychological distress. Some factors that can cause this suffering are due to the complexity of the demands and the fragmentation of the work to which teachers are exposed, in addition to the rapid historical changes in Education policies. However, in addition to technical-scientific competences, the teacher also needs to present socio-emotional skills. In this sense, attention is paid to the teacher training process, noting that not all aspects required of the teacher have been addressed in training. The professionals' unpreparedness, associated with other factors such as educational reforms, precariousness of school buildings and high levels of demands on teachers, corroborate the teacher's psychological suffering. Thus, this research aims to analyze how the contributions of the Therapeutic Assessment (TA) strategies can contribute to coping with the psychological distress of teachers. TA consists of a semi-structured, collaborative and interventional psychological assessment model, which aims to favor positive changes for the clients served. That said, to achieve the objective of this study, a qualitative and exploratory research was developed, using the case study as the method of investigation. Data collection took place in three stages, which were, respectively, the TA process of teacher Margarida, the TA process of teacher Violeta and the analysis of the videos of the sessions carried out. Data analysis was performed manually, using the case study method. As a result of these analyzes, 16 categories were elaborated that refer to the expected and unexpected attitudes of the professional in the TA process, with a view to achieving the therapeutic relationship. The therapeutic relationship was identified as essential for the TA process to be successful. The results show that TA strategies contributed to coping with psychological suffering in the teachers of this study.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Giasson, Fernanda Da Fonseca. Contribuições das Estratégias de Avaliação Terapêutica para o Enfrentamento do Sofrimento Psíquico de Professores. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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