Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Fatores Associados ao Desempenho na Formação Inicial de Professores de Matemática Via Enade 2017

Autor(es):
Almeira, Grasiany Sousa De

Palavras Chaves:
Educação Superior. Formação de professores. Avaliação Educacional. Desempenho acadêmico

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Os fatores sociais, culturais, políticos e institucionais podem influenciar diretamente na rotina escolar de alunos, professores e gestores. Nessa perspectiva, algumas pesquisas têm apontado variáveis relacionadas a esses fatores que estão diretamente associadas ao desempenho de estudantes, tais como cor/etnia, escolaridade dos pais, infraestrutura, renda familiar, dentre outros. No entanto, poucos estudos são direcionados ao ensino superior, com a maioria relacionada à Educação Básica. O referencial teórico da pesquisa consiste na perspectiva de Bourdieu, trabalhando com conceitos de Habitus, Campo e Capital. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar os fatores associados ao desempenho na formação inicial de professores em matemática via Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017. Os microdados do exame são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A pesquisa é caracterizada como descritiva, exploratória, quantitativa e transversal. Participaram 10.669 estudantes concluintes dos cursos de Licenciatura em Matemática no qual foi dividido em duas amostras (Amostra1= 5335 e Amostra2= 5334). Os dados utilizados foram a nota na prova geral e o “Questionário do Estudante” com 68 itens. Foi utilizada a Regressão Linear Múltipla (RLM) para análise dos dados. Os pressupostos de regressão (Linearidade, Homocedasticidade, Independência, Normalidade e a não-multicolinearidade) foram atendidos. A análise resultou em um modelo estatisticamente significativo para as amostras significativo [F(12,5322)= 78,9; p< 0,001; R2 = 0,15] para amostra 1 e [F(12,5321)= 74,7; p< 0,001; R2 = 0,14] para amostra 2. Os resultados encontrados mostraram que as variáveis cor branca, renda familiar e bolsa estão associadas ao desempenho de estudantes na formação inicial de professores em Matemática.

Abstract:
The social, cultural, political and institutional factors can directly influence the school routine of students, teachers, as well as their managers. In this perspective, some studies have pointed out variables related to these factors, which are directly associated with students’ performance, such as color / ethnicity, parents' education, infrastructure, family income, among others. However, few studies are directed to Higher Education, most of them related to Basic Education. This research theoretical background consists of Bourdieu’s perspective, working with the concepts of Habitus, Campo and Capital. Therefore, the present study aimed to analyze the factors associated with math teachers’ performance in their initial training, through the 2017 National Assessment of Student Achievement (Enade). The exam microdata are available by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP).The research is characterized as descriptive, exploratory, quantitative and transversal. 10,669 mathematics graduating students took part of it, and they were divided into two samples (Sample1 = 5,335 and Sample2 = 5,334). The data used were the grade obtained in the general test and the “Student Questionnaire”, made up by 68 items. Multiple Linear Regression (RLM) was used for data analysis. The regression assumptions (Linearity, Homoscedasticity, Independence, Normality and non-multicollinearity) were contemplated. The analysis resulted in a statistically significant model for the samples [F(12,5322)= 78,9; p< 0,001; R2 = 0,15] for the sample 1 and [F(12,5321)= 74,7; p< 0,001; R2 = 0,14] for the sample 2. The results found showed that the variables white skin color, family income and scholarship are indeed associated with the performance of students in Math teachers’ initial formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Almeira, Grasiany Sousa De. Fatores Associados ao Desempenho na Formação Inicial de Professores de Matemática Via Enade 2017. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1