Fatores Associados ao Desempenho na Formação Inicial de Professores de Matemática Via Enade 2017
Autor(es):
Almeira, Grasiany Sousa De
Palavras Chaves:
Educação Superior. Formação de professores. Avaliação Educacional. Desempenho acadêmico
Ano de Publicação:
2020
Resumo:
Os fatores sociais, culturais, políticos e institucionais podem influenciar diretamente na
rotina escolar de alunos, professores e gestores. Nessa perspectiva, algumas pesquisas têm
apontado variáveis relacionadas a esses fatores que estão diretamente associadas ao
desempenho de estudantes, tais como cor/etnia, escolaridade dos pais, infraestrutura, renda
familiar, dentre outros. No entanto, poucos estudos são direcionados ao ensino superior,
com a maioria relacionada à Educação Básica. O referencial teórico da pesquisa consiste na
perspectiva de Bourdieu, trabalhando com conceitos de Habitus, Campo e Capital. Diante
disso, o presente estudo objetivou analisar os fatores associados ao desempenho na
formação inicial de professores em matemática via Exame Nacional de Desempenho dos
Estudantes 2017. Os microdados do exame são disponibilizados pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A pesquisa é caracterizada como
descritiva, exploratória, quantitativa e transversal. Participaram 10.669 estudantes
concluintes dos cursos de Licenciatura em Matemática no qual foi dividido em duas
amostras (Amostra1= 5335 e Amostra2= 5334). Os dados utilizados foram a nota na prova
geral e o “Questionário do Estudante” com 68 itens. Foi utilizada a Regressão Linear
Múltipla (RLM) para análise dos dados. Os pressupostos de regressão (Linearidade,
Homocedasticidade, Independência, Normalidade e a não-multicolinearidade) foram
atendidos. A análise resultou em um modelo estatisticamente significativo para as amostras
significativo [F(12,5322)= 78,9; p< 0,001; R2 = 0,15] para amostra 1 e [F(12,5321)= 74,7;
p< 0,001; R2 = 0,14] para amostra 2. Os resultados encontrados mostraram que as variáveis
cor branca, renda familiar e bolsa estão associadas ao desempenho de estudantes na
formação inicial de professores em Matemática.
Abstract:
The social, cultural, political and institutional factors can directly influence the school
routine of students, teachers, as well as their managers. In this perspective, some studies
have pointed out variables related to these factors, which are directly associated with
students’ performance, such as color / ethnicity, parents' education, infrastructure, family
income, among others. However, few studies are directed to Higher Education, most of
them related to Basic Education. This research theoretical background consists of
Bourdieu’s perspective, working with the concepts of Habitus, Campo and Capital.
Therefore, the present study aimed to analyze the factors associated with math teachers’
performance in their initial training, through the 2017 National Assessment of Student
Achievement (Enade). The exam microdata are available by the National Institute of
Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP).The research is characterized as
descriptive, exploratory, quantitative and transversal. 10,669 mathematics graduating
students took part of it, and they were divided into two samples (Sample1 = 5,335 and
Sample2 = 5,334). The data used were the grade obtained in the general test and the
“Student Questionnaire”, made up by 68 items. Multiple Linear Regression (RLM) was
used for data analysis. The regression assumptions (Linearity, Homoscedasticity,
Independence, Normality and non-multicollinearity) were contemplated. The analysis
resulted in a statistically significant model for the samples [F(12,5322)= 78,9; p< 0,001; R2
= 0,15] for the sample 1 and [F(12,5321)= 74,7; p< 0,001; R2 = 0,14] for the sample 2. The
results found showed that the variables white skin color, family income and scholarship are
indeed associated with the performance of students in Math teachers’ initial formation.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Almeira, Grasiany Sousa De. Fatores Associados ao Desempenho na Formação Inicial de Professores de Matemática Via Enade 2017. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1