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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação, emancipação feminina e emancipação humana nos limites do capitalismo contemporâneo: para além de uma questão de gênero

Autor(es):
Silva, Mayara Luiza Freitas

Palavras Chaves:
Emancipação Humana; Banco Mundial; Opressão contra a mulher; Alienação

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A pesquisa em tela objetiva investigar de que modo a emancipação feminina é situada nos documentos norteadores da educação fomentados pelo Banco Mundial, identificando a existência de limitações nas concepções de emancipação feminina e de emancipação humana em tais produções. Utilizamo-nos do método elaborado por Marx como suporte de nossa investigação científica, que abrange o conhecimento do objeto em seu movimento dinâmico e estrutura. Buscando elucidar nossos questionamentos, empreendemos uma pesquisa bibliográfica documental sobre o recorte de documentos resultantes do movimento Educação para Todos e Educação 2030. A partir da análise destes documentos, pudemos concluir que a proposta de emancipação feminina e emancipação humana induzida pelo Banco Mundial mostra-se parcial e limitada: segue as reformas dentro dos marcos capitalismo; estabelece soluções que, apenas, visam arrefecer contradições do próprio capital em crise; e coloca a educação como panaceia para as misérias humanas, dentre elas a opressão e exploração das mulheres. Entretanto, o complexo da educação sozinho não é suficiente para operar mudanças que dependem de uma transformação radical de sociedade. Como indicado pela ontologia Marxiano-Luckacsiana, pudemos constatar, que a condição de opressão e exploração das mulheres está intimamente ligada ao sistema fundado na propriedade privada, na divisão de classes e o estabelecimento do patriarcado. Para viabilizar uma emancipação feminina e emancipação humana, de fato, precisamos de um rompimento radical com o antagonismo entre capital e trabalho.

Abstract:
The screen research aims to investigate how female emancipation is situated in the guiding documents of education promoted by the World Bank, identifying the existence of limitations in the concepts of female emancipation and human emancipation of such productions. We use the method developed by Marx as a support for our scientific investigation, in order to be the knowledge of the object in its dynamic movement and structure. Seeking to elucidate our questions, we undertook a documentary bibliographic research on the clipping of documents resulting from the Education for All and Education 2030 movement. From the analysis of these documents, we could conclude that the proposal for female emancipation and human emancipation induced by the World Bank is shown partial and limited: follows reforms within the framework of capitalism; establishes solutions that only aim to resolve contradictions of capital itself in crisis; and puts education as a panacea for human miseries, oppression and exploitation of women. The education complex alone is not sufficient to bring about changes that depend on a radical transformation of society. As indicated by the Marxian-Luckacsian ontology, we could see that the condition of oppression and exploitation of women is closely linked to the system based on private property, class division and the establishment of patriarchy. To enable female emancipation and human emancipation, in fact, we need a radical break with the antagonism between capital and labor.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Mayara Luiza Freitas. Educação, emancipação feminina e emancipação humana nos limites do capitalismo contemporâneo: para além de uma questão de gênero. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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