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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação estética videográfica com licenciandos em artes visuais do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará

Autor(es):
Medeiros, Wendel Alves De

Palavras Chaves:
Educação estética; Vídeo; Formação de professores; Patrimônio cultural

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A presente tese parte do pressuposto de que mudanças tecnológicas que nos levaram à realidade digital, aliadas aos novos hábitos de consumo de aparelhos de comunicação de uso pessoal como desktop e smartphone, foram responsáveis por um crescimento exponencial da produção e consumo de imagens na atualidade, que nos trouxeram tempos de embotamento de nossas experiências estético-visuais. Nesse espectro, como objeto de estudo, focamos na formação estética videográfica, com o objetivo de compreender possibilidades e implicações formativas de educação estética com alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (CLAV) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), utilizando o vídeo como manifestação artística expressiva e o patrimônio cultural como mediação. Seu aporte teórico contou com os seguintes estudos, primeiro sobre experiência: Larossa (2011), Benjamin (1987) e Dewey (2010), depois sobre formação de professores: Barbosa (2010), Pimenta (1999) e Tardif (2010), em seguinte, ensino de Arte: Barbosa (2010) e Pimentel (2011), então, imagens fixas e em movimento: Flusser (1985), Santaella e Nöth (2001) e Aumont (2005), por sua vez, cinema, vídeo e videoarte: Dubois (2004), Machado (1997) e Mello (2008). A metodologia se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa e multirreferencial, na modalidade de Pesquisa-Ação Crítica, conforme observado por Franco (2005). A coleta de dados se processou nos “encontros de sensibilizações estéticas” que, em seu transcurso, permitiu o planejamento e a aplicação de uma ação de formação com um grupo colaborador, no formato de curso de pequena duração. A amostra foi constituída por licenciando(a)s e licenciado(a)s do CLAV/IFCE. A análise dos dados seguiu os preceitos da Análise de Conteúdo Temática, valendo-se do método da interpretação de sentido, a qual visa compreender os significados contidos na complexa teia cultural. Como resultante investigativo, pode-se concluir que a imagem vídeo não é algo menor do que nenhuma outra manifestação artística e, justamente por seu caráter hibridizado, fez-nos comprovar e validar que uma formação extracurricular em vídeo, a qual enfatize processos de produção, de fruição e de reflexão com alunos de Licenciatura em Artes Visuais e tendo como mediação elementos do patrimônio cultural, promove o aprimoramento da educação estética videográfica e instrumentaliza o futuro professor/artista/pesquisador para lidar com ensino de Arte na contemporaneidade. Ao incluir as esferas culturais e tecnológicas em uma formação estética, priorizamos uma educação que preza pela emancipação de seus cidadãos, cientes de que é preciso preservar a memória de um povo, principalmente em uma sociedade contemporânea que se descaracteriza na mesma velocidade em que o conhecimento se desatualiza.

Abstract:
Esta tesis parte de la hipótesis de que cambios tecnológicos, que nos conllevaron hacia la realidad de lo digital, aliados a nuevas costumbres de consumo de aparatos de comunicación de uso personal, como ordenador y teléfono inteligente, fueron responsables por un incremento exponencial de la producción y consumo de imágenes en la actualidad, que nos trajeron tiempos de embotamiento de las experiencias estético-visuales. En ese espectro, como objetivo de estudio, enfocamos en la formación estética videográfica con el objetivo de comprender las posibilidades e implicaciones formativas de educación estética con alumnos del Curso de Licenciatura en Artes Visuales (CLAV) del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará (IFCE), utilizando el video como manifestación artística expresiva y el patrimonio cultural como mediación. El marco teórico tuvo el aporte de estudios sobre experiencia: Larossa (2011), Benjamin (1987) y Dewey (2010); formación de profesores: Barbosa (2010), Pimenta (1999) y Tardiff (2010); enseñanza de Arte: Barbosa (2010) y Pimentel (2011); imágenes fijas y en movimiento: Flusser (1985), Santaella y Nörth (2001) y Aumont (2005); y cine, video y videoarte: Dubois (2004), Machado (1997) y Mello (2008). La metodología se la desarrolló a partir de un enfoque cualitativo y multirreferencial, en la modalidad de Investigación-Acción Crítica, según señalado por Franco (2005). La recolección de datos tuvo lugar en los “encuentros de sensibilización estética” que, en su decurso, permitió el planeamiento y la aplicación de una acción de formación con el grupo colaborador en el formato de curso de corta duración. La muestra se la constituyó por alumnos(as) y licenciados(as) del CLAV/IFCE. El análisis de los datos siguió los preceptos del Análisis de Contenido Temático, valiéndose del método de la interpretación de sentido, que visa comprender los significados contenidos en la compleja tela cultural. Así que, como resultado investigativo, se pudo concluir que la imagen video no es algo menos que ninguna otra manifestación artística y, justamente por su carácter híbrido, nos hizo comprobar y validar que una formación extracurricular en video, que enfatice procesos de producción, de disfrute y de reflexión con alumnos de Licenciatura en Artes Visuales, teniendo como mediación elementos del patrimonio cultural, promueve el perfeccionamiento de la educación estética videográfica e instrumenta el futuro profesor/artista/investigador para lidiar con la enseñanza de Arte en la contemporaneidad. Al incluir los ámbitos culturales y tecnológicos, primamos por una educación que valore la emancipación de sus ciudadanos, conscientes de que es necesario preservar la memoria de un pueblo, principalmente en una sociedad contemporánea que se le quita el carácter en la misma velocidad en que el conocimiento se desactualiza.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Medeiros, Wendel Alves De. Educação estética videográfica com licenciandos em artes visuais do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará. 2020. 323 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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