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Repositório Institucional - UECE
Título:
A relação entre biologia e cultura no discurso dos manuais pedagógicos do século xx: implicações na formação de professores

Autor(es):
Maia, Rafaela Oliveira Da Silva

Palavras Chaves:
Biologia; Cultura; Formação de conhecimento; Formação de professores

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A relação existente entre o que é construído biologicamente e o que se torna produto cultural é discutida pela ciência como um ponto chave no entendimento dos seres humanos. Por meio desta pesquisa, teve-se como objetivo principal analisar como essa relação entre biologia e cultura esteve inserida em uma época precisa de formação de professores, no contexto do século XX, e de que maneira influenciou na formação de conhecimento destes. Para responder a esta pergunta, a investigação trabalhou em campo teórico de embasamento as categorias biologia, cultura e formação de professores. Com um aporte teórico baseado em discussões sobre o crescimento da biologia como ciência de estudo da vida e sobre a formação da cultura pelo ser humano, além de considerar a história social da educação e a história da profissão docente no Brasil, buscou-se compreender de que maneira essas duas dimensões se fizeram presentes na formação de conhecimento de professores primários. Destacam-se as contribuições oriundas da área da saúde sobre o processo de formação de professores. Com a escolha de uma metodologia qualitativa e descritiva, este trabalho usa da pesquisa documental, realizada em manuais pedagógicos para professores primários de circulação no século XX. Utilizou-se do conceito de ideologia proposto por Bakhtin e sua análise de discurso como técnica principal de coleta de dados. O material pesquisado foi composto de dezenove manuais pedagógicos, dos quais separou-se categorias de análise específicas que possibilitaram a organização dos dados e construção do texto, a saber: 1. Escola; 2. Professor; 3. Aluno/ Criança; 4. Matérias de ensino; 5. Ideais de ensino. Os resultados encontrados revelaram que tanto o biológico como o cultural influenciaram fortemente, em períodos específicos, a formação de conhecimento de professores. Conclui-se esta pesquisa afirmando haver, no início do século, certo destaque dos aspectos biológicos e, nas proximidades do fim do século, certa preponderância dos elementos que formam a cultura humana, embora se reconheça que em boa parte do período ambos os conceitos se integram no conteúdo formativo de professores. Palavras-chave: Biologia. Cultura. Formação de conhecimento. Formação de professores.

Abstract:
The relation between what is biologically constructed and what becomes a cultural product is discussed by science as a key point to understand human being. The main objective in this research was to analyze how this relation between biology and culture was inserted in teacher training in the 20th century, and how it influenced the development of their knowledge. To answer this question, this investigation worked in a theoretical field based on the following categories: biology, culture and teacher training. With a theoretical contribution based on discussions on the growth of biology as a science of studying life and on the formation of culture by the human being, in addition to considering the social history of education and the history of the teaching profession in Brazil, we sought to understand from how these two dimensions were present in the formation of knowledge of primary teachers. The contributions from the health area on the teacher training process are outstanding. With a qualitative and descriptive methodology, this work uses documentary research, carried out in pedagogical manuals for primary teachers of circulation in the 20th century. The concept of ideology proposed by Bakhtin and his discourse analysis were used as the main data collection technique. The researched material were nineteen pedagogical manuals, from which specific categories of analysis were separated which made it possible to organize the data and construct the text: 1. School; 2. Teacher; 3. Student / Child; 4. Teaching materials; 5. Teaching ideals. The results revealed that both the biological and the cultural strongly influenced, in specific periods, the knowledge formation of teachers. This research is concluded by stating that, at the beginning of the century, there is a certain emphasis on biological aspects and, towards the end of the century, a certain predominance of the elements that make up human culture, although it is recognized that in much of the period both concepts are integrate into the teacher training content. Keywords: Biology. Culture. Knowledge formation. Teacher training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Maia, Rafaela Oliveira Da Silva. A relação entre biologia e cultura no discurso dos manuais pedagógicos do século xx: implicações na formação de professores. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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