O clima de segurança (CLS) revela percepção e atitudes profissionais sobre segurança
do paciente na organizacão. Sua mensuração favorece comportamentos profissionais
seguros e aprimoramento da assistência. O objetivo do estudo foi analisar o CLS dos
trabalhadores da saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)-Ceará,
como subsídio à elaboração de uma tecnologia educacional (Manual). A presente
pesquisa foi desenvolvida em duas fases sequenciadas: 1) estudo analítico com
aplicação do questionário Patient Safety Climate in Healthcare Organizations (PSCHO),
já validado no Brasil; 2)estudo metodológico com desenvolvimento e validação com juizes
de um manual sobre CLS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
Universidade Estadual do Ceará-UECE. os resultados revelaram participação de 298
trabalhadores da saúde do SAMU-Ceará, sendo 41 médicos, 88 enfermeiros, 83 técnicos
de enfermagem e 86 condutores e bombeiros. Ao responderem o PSCHO, do total de 51
questões, 29 obtiveram respostas majoritariamente negativas sobre o CLS, sendo a Q6
(pedir ajuda é um sinal de incompetência) a com maior número (86,1%). Teve-se também
16 respostas positivas, sendo a Q13 (eu tenho aprendido como melhorar meu próprio
trabalho ao tomar conhecimento dos erros cometidos por meus colegas ) a com maior
proporção (75,2%). Os pontos alcançados pelos respondentes do instrumento variaram
de 66 a 205 pontos, sendo sua média de 138,13 (+ 22,2). A tecnologia educacional
“Manual de Promoção do Clima de Segurança dos Trabalhadores da Saúde do SAMUCeará” teve sua criação fundada na literatura, nos resultados do estudo analítico e na
experiência da pesquisadora. Sua validação com 12 juízes preenchendo o Instrumento
de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) revelou que o manual criado foi
considerado bom, com IVC total de 0,84. Foi sugerida inserção de mais figuras, o que foi
protamente atendido. Conclui-se que o CLS nos trabalhadores da saúde do SAMU-Ceará
foi mediano e que o manual criado foi considerado adequado em suas informações e
pode vir a favorecer positivamente este cenário.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Cultura de segurança. Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência. Questionários.