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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e validação de guia para fluxograma de atendimento ao usuário do ambulatório de hematologia

Autor(es):
Ferreira, Márcia Alves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Os serviços de hematologia apresentam dificuldades para suprir o fluxo de atendimento  dos  usuários  do sistema público de saúde no Estado do Ceará. Acredita-se  que  a gestão do fluxo  de pacientes é uma forma de enfrentar essa problemática. Desta forma,  o  objetivo  geral  desta 
investigação  foi  desenvolver  fluxograma  para  organização  do  atendimento  do  usuário  no  serviço ambulatorial hematológico e sua apresentação em um guia. Tratou-se de uma pesquisa  metodológica que visou a construção e validação do fluxograma de atendimento hematológico que foi construído em  três  etapas, fase 1: entrevistas com usuários e profissionais e revisão  integrativa; fase 2 (construção do  fluxograma, etapa 1 e 2, validação de conteúdo e aparência  com  juízes-versão  1  e  2  e  fluxograma  versão  final),  fase  3:  organização  do  guia  com  os  fluxogramas  e  sua  discussão.  Este  estudo  foi  realizado  em  um  centro  de  referência  em  hematologia do estado do Ceará, localizado em Fortaleza. Usuários do serviço  e profissionais participaram da entrevista semiestruturada e avaliação do conteúdo e aparência do fluxograma  por meio de formulários.  A análise das entrevistas foi feita por meio da análise de conteúdo.  Já a análise dos juízes foi baseada no Índice de Validade de Conteúdo (IVC).  A pesquisa foi aprovada  pelo  Comitê  de  Ética  em  Pesquisa  com  Seres  Humanos  recebendo  parecer 
favorável.  Os  resultados  apontam  para  algumas  dificuldades  no  fluxo  de  atendimento  com destaque para: salas desconfortáveis e pequenas, demora no atendimento, quantidade reduzida  de profissionais médicos, ausência de senhas para o atendimento e um sistema de marcação de  consultas e retornos. Além disso a alta demanda,  falta de documentação e  triagem, vagas para  internação  e exames para a consulta.  Apesar das queixas,  a maioria dos  pacientes disseram  estar satisfeitos com o fluxo de atendimento. Levando em consideração essas dificuldades e as  sugestões  de  melhorias  evidenciadas  pelos  profissionais  e  pelos  pacientes  foi  construído  a  primeira  versão  do  fluxograma,  o  qual  passou  pela  validação  dos  juízes,  que  indicaram  necessidade  de  ajustes.  A  segunda  versão  agregou  as  solicitações  e  foi  submetida  a  nova  avaliação dos juízes, que embasou a terceira e última versão do fluxograma de atendimento. A versão final do fluxo agregou todas as  recomendações  participantes e recebeu  IVC global de  8,86.  Esta  versão,  bem  como  a  discussão  de  cada  etapa  foi  apresentada  num  guia  para  o  profissional do serviço. Desse modo, o guia com  o  fluxograma  de atendimento ao usuário do  ambulatório de hematologia  contempla potencialidades e entraves no atendimento do usuário  hematológico e aponta caminhos para gestão do cuidado neste contexto.  Palavras-chave: Hematologia. Fluxo. Assistência. Ambulatório.

Abstract:
Hematology  services  have  difficulties  in  supplying  the  flow  of  care  to  users  of  the  public health system in the State of Ceará. It is believed that managing the flow of patients is a way  to  face  this  problem.  Thus,  the  general  objective  of  this  investigation  was  to  develop  a 
flowchart for organizing user care in the hematological outpatient service and its presentation  in a guide. It was a methodological research that aimed at the construction and validation of  the flow chart of hematological care that was built in three stages, phase 1: interviews with 
users and professionals and integrative review; phase 2 (construction of the flowchart, steps 1  and  2,  content  and  appearance  validation  with  judges-version  1  and  2  and  flowchart  final  version),  phase  3:  organization  of  the  guide  with  the  flowcharts  and  their  discussion.  This 
study  was  carried  out  at  a  reference  center  in  hematology  in  the  state  of  Ceará,  located  in  Fortaleza.  Service  users  and  professionals  participated  in  the  semi-structured  interview  and  assessed  the  content  and  appearance  of  the  flowchart  using  forms.  The  analysis  of  the 
interviews was done through content analysis. The analysis of the judges was based on the  Content  Validity  Index  (CVI).  The  research  was  approved  by  the  Human  Research  Ethics  Committee,  receiving  a  favorable  opinion.  The  results  point  to  some  difficulties  in  the  attendance  flow,  with  emphasis  on:  uncomfortable  and  small  rooms,  delay  in  attendance,  reduced number of medical professionals, absence of passwords for attendance and a system  for  scheduling  appointments  and  returns.  In  addition,  high  demand,  lack  of  documentation  and screening, places for hospitalization and exams for consultation. Despite the complaints,  most  patients  said  they  were  satisfied  with  the  flow  of  care.  Taking  into  account  these  difficulties and the suggestions for improvements evidenced by professionals and patients, the  first version of the flowchart was built, which went through the validation of the judges,  who  indicated the need for adjustments.  The second version added the requests and was submitted  to a new evaluation by the judges, which supported the third and last version of the service 
flowchart.  The  final  version  of  the  flow  aggregated  all  participating  recommendations  and  received an overall CVI of 8.86. This version, as well as the discussion of each stage, was  presented in a guide for the service professional. In this way, the guide with the flowchart of 
user assistance at the hematology outpatient clinic contemplates potentialities and obstacles in  the service of the hematological user and points out ways to manage care in this context. Keywords: Hematology. Flow. Assistance. Ambulatory

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ferreira, Márcia Alves. Construção e validação de guia para fluxograma de atendimento ao usuário do ambulatório de hematologia. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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