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Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DOCENTE POR ALTERNÂNCIA: ESTUDO DE CASO DE PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPI EM PICOS, PIAUÍ

Autor(es):
MOURA, LENICE SALES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Essa pesquisa tem por objeto de estudo a formação de professores por Alternância. O
interesse por essa temática nasce de indagações sobre a Formação docente por Alternância e
as repercussões dessa formação para os docentes no desenvolvimento de suas práticas
pedagógicas. A Formação por Alternância vem sendo utilizada nos cursos de formação
docente do campo, visto ser esta uma proposta pedagógica e metodológica capaz de atender as
necessidades da articulação entre escolarização e trabalho, propiciando aos sujeitos do campo
uma educação que aproxime a escola dos seus modos de vida e de trabalho. O objetivo geral
do estudo foi compreender de que modo à formação por alternância tem repercutido no modo
de ser professor dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da
Natureza, do CSHNB/UFPI. De forma mais especifica buscou-se identificar as concepções
dos professores egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da
Natureza, UFPI/CSHNB, sobre a Pedagogia da Alternância aplicada à formação de
educadores do campo; compreender de que forma a formação por alternância tem contribuído
em seus modos de ser professor; analisar como os professores egressos vivenciam os
princípios da Pedagogia da Alternância em suas práticas pedagógicas. A investigação
utilizou-se da abordagem qualitativa, com dados produzidos por meio de grupo dialógico e
entrevistas semiestruturadas com três professoras egressas do Curso de Licenciatura em
Educação do Campo/Ciências da Natureza. A revisão da literatura incluiu teóricos como
Nóvoa (2017), Caldart (2014, 2009), Gimonet (1999), Paulo Freire (2006), Queiroz (2011,
2014), Gatti (2010), Nosella (2007, 2012) entre outros, que discutem a formação por
Alternância, a Educação do Campo e a formação docente, o que possibilitou conhecer os
caminhos que percorrem os professores desde a formação até o momento que adentram as
escolas. A análise dos dados apoiou-se na Análise Textual Discursiva (Moraes Galiazzi,
2007). Essa estratégia metodológica oferece aos pesquisadores um modo de analisar a
produção dos dados, a partir de construções de categorias. A análise resultou em três
categorias: formação por alternância; modos de ser professor; princípios da Alternância. A
primeira discorreu sobre o motivo da escolha do curso, as contribuições da formação por
alternância para o desenvolvimento docente das investigadas e as fragilidades e dificuldades
encontradas tanto na formação por alternância quanto no desenvolvimento dessa metodologia
pelas professoras em suas salas de aula. A segunda abordou sobre as vivências das professoras
egressas e como elas vêm constituindo suas práticas a partir da formação por alternância e a

 


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última categoria trouxe as vivências de alguns dos princípios da Alternância pelas professoras
investigadas nessa pesquisa. A análise empreendida desvelou que a formação por alternância
vem possibilitado as participantes, novos modos de ser docente, permitindo uma atuação mais
consciente, atenta ao contexto e a realidade de seus alunos, contribuído para o
desenvolvimento profissional das egressas. Através da formação, as participantes vêm se
afirmando cada dia mais como professoras da Educação do Campo, embora tenham revelado
dificuldade em vivenciar os princípios da alternância, especialmente, porque o município
onde atuam não adota a alternância como metodologia. A pesquisa evidenciou a necessidade
de se investir em Formação de Professores para as escolas do campo, pois, historicamente, a
formação para este público tem sido relegada. A pesquisa também trouxe contribuições para
ampliação do campo teórico relacionado à formação docente para professores que atuam em
escolas do Campo, possibilitando novos estudos sobre a formação por alternância, que
considerem o professor um disseminador de conhecimento, escutando sua voz, entendendo-o
de modo integral.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação do Campo. Formação por Alternância.
Prática Pedagogica. Grupo Dialógico.

Abstract:
This research aims to understand the importance of Rotation Padagogy for teachers who
graduated from the Degree in Rural Education / Natural Sciences at the Federal University of
Piaui. The interest in this investigation arises from inquiries about the contributions of this
pedagogy have been for teachers in the development of their practices. Rotation Padagogy has
been used in teacher training courses in the rural edication. This is a pedagogical and
methodological proposal capable of meeting the needs of the articulation between schooling
and work. This approuch providing the subjects of the field an education that brings the
school closer to their modes of education. Life and work. Based on this premise, it was
defined as the general objective of the study to understand how Rotation Padagogy has had an
impact on the way of being a teacher of students graduating from the Degree Course in Rural
Education / Natural Sciences, from CSHNB / UFPI. And in a more specific way, we sought to
identify the conceptions of this teachers about Pedagogy of Alternation applied to the training
of rural educators. Understand how this theory has contributed to their ways of being a
teacher; to analyze how the egressed teachers experience the principles of alternation
pedagogy in their pedagogical practices. The investigation used a qualitative approach. Data
was produced by dialogic group, letters and interviews with three professors who had
graduated from the Degree Course in Rural Education / Natural Sciences. The literature
review included theorists such as Nóvoa (2017), Caldart (2014, 2009), Gimonet (1999), Paulo
Freire (2006), Queiroz (2011, 2014), Gatti (2010), Nosella (2007, 2012) among others, who
discuss Rotation Padagogy and rural education. Those woksmade it possible to know the
paths that teachers take from training to the moment they enter schools. For data analysis, I
relied on Discursive Textual Analysis (Moraes Galiazzi, 2007). This methodological strategy
offers researchers a way to analyze production based on constructions of categories. The
categories are not exclusive, and the themes raised allowed to formulate three categories:
Formation by Rotation Padagogy; ways of being a teacher; principles of Rotation. The first
deals with the reason for the choice of the course, its contributions, the teaching development
of the investigators, the weaknesses and difficulties found both in the training by Rotation
Padagogy and in the development of this methodology by the teachers in their classrooms.
The second talks about the experiences of the investigated teachers and how they have been
constituting their practices from Rotation Padagogy. The last category brings the experiences
of some of the principles of Rotation Padagogy by the teachers investigated in this research.

 


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Finally, the data reveal the Formation by Rotation Padagogy contributes to the professional
development of the investigated women. They are asserting themselves every day as teachers
in the field. It also revealed how nonexistent Public Policies aimed at training for teachers
who work in the in rural schools.

 

Keywords: Teacher training. Rural Education. Alternation Training. Pedagogical Practice.
Dialogic Group.

 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOURA, LENICE SALES DE. FORMAÇÃO DOCENTE POR ALTERNÂNCIA: ESTUDO DE CASO DE PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPI EM PICOS, PIAUÍ. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, , 2020. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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