Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO CIENTOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES DE 2011 A 2018

Autor(es):
GOMES, MARIA JOUSY RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
No  mundo  tecnológico  em  curso,  com  o  crescimento  de  aulas  mediadas  por 
tecnologias,  seja  na  modalidade  presencial  ou  a  distância,  a  analítica  da 
aprendizagem  surge  como  um  campo  de  pesquisa  que  busca  aprimorar  os 
processos de ensino e aprendizagem, incluindo a formação de professores.  Nesse 
contexto,  esta  investigação  procura  responder  ao  seguinte  problema:  como 
sistematizar,  sob  a  perspectiva  da  cientometria,  as  pesquisas  publicadas  na 
literatura  científica  que  relacionam  formação  de  professores  e  analítica  da 
aprendizagem?  Para  tanto,  definiu-se,  como  objetivo  geral,  analisar  as  pesquisas 
que relacionam formação de professores e analítica da aprendizagem, com base em 
um estudo cientométrico da produção científica global, no período de 2011 a 2018. 
Como  decorrência,  foram  estabelecidos  os  seguintes  objetivos  específicos: 
identificar  as  pesquisas  científicas  publicadas  que  relacionam  a  formação  de 
professores  com  a  analítica  da  aprendizagem;  analisar  o  panorama  dessas 
demandas, mediante a aplicação de indicadores cientométricos; e propor  diretrizes 
para as  buscas  no  terreno da formação de professores com o apoio da analítica da 
aprendizagem.  Na  metodologia,  a  investigação  se  apoia  no  paradigma  póspositivista,  na  abordagem  quantitativa  e  no  uso  de  estatística  descritiva  e 
indicadores  cientométricos.  Foram  obtidos  46  trabalhos  resultantes  de  pesquisas 
empíricas, que relacionam formação de professores e analítica da aprendizagem, e 
são oriundos de quatro bases de dados de resumo  -  ACM, ERIC, Scopus e Web of 
Science.  A  maior  parte  dos  textos  (45,7%)  se  concentra  no  descritor 
desenvolvimento profissional. Esses são de autoria de 150 distintos  pesquisadores. 
Percentual de 79,3% corresponde a autores de países  cujo IDH é muito alto, e  em 
10,3% é havido como alto. Os quatro autores mais citados nos escritos selecionados 
foram:  Rebecca  Ferguson,  George  Siemens,  Charlotte  S.  Dawson  e  Simon 
Buckingham  Shum.  Entre  as  possíveis  diretrizes  para  as  pesquisas  na  área  da 
formação  de  professores  com  o  apoio  da  analítica  da  aprendizagem,  pode -se 
destacar  a  necessidade  de  incentivar  a  colaboração  na  produção  científica  entre 
países  com  distintos  IDHs,  como  meio  de  promover  maior  proximidade  dos 
pesquisadores a distintas realidades econômicas, sociais e políticas que influenciam 
diretamente na formação de professores.
Palavras-chave:  Formação  de  Professores.  Analítica  da  Aprendizagem. 
Cientometria.

Abstract:
In  the  technological  world  we  live  in,  with  the  growth  of  technology   classes  by 
technologies, either in the classroom or at a distance, a  learning analytic emerges as 
a  research  field  that  seeks  teaching  and  learning  processes,  including  teacher 
education. How to systematize, from a scientometrics perspective, such as literature 
research  and  teacher  education  and  learning  analytics?  Definitely,  as  a  general 
objective, to analyze research on teacher education and analytical learning, based on 
a scientific study of global scientific production, from 2011 to 2018. As a result,  the 
specific objectives were: to identify scientific research that relate teacher education to 
learning analytics; analyzing the research landscape by applying scientific indicators; 
The  proposed director  conducts  research  in  the  field  of  teacher education  with  the 
support of learning analytics. In methodology, we rely on the post-positivist paradigm, 
the  quantitative  approach  and  the  use  of  descriptive  and  accessible  statistics.  We 
target  46  empirical  research  papers,  which  are  teacher  training  and  learni ng 
analytics, and come from four curriculum databases: ACM, ERIC, Scopus, and Web 
of Science. Most studies (45.7%) focus on the descriptor professional development. 
The works are authored by 150 different researchers. 79.3% correspond to authors 
from countries whose HDI is very high, and 10.3% is considered high. The four mo st 
cited authors in the works were: Rebecca Ferguson, George Siemens, Charlotte S. 
Dawson and Simon Buckingham Shum. Research applications can not be a teacher 
training field with the support of learning HDI learning, how is it intended to promote 
greater  interaction  between  research?  economic,  social  and  political  realities  that 
directly impact teacher education.
Keywords: Teacher Training. Learning Analytics. Scientometrics.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GOMES, MARIA JOUSY RODRIGUES. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO CIENTOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES DE 2011 A 2018. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1