No mundo tecnológico em curso, com o crescimento de aulas mediadas por
tecnologias, seja na modalidade presencial ou a distância, a analítica da
aprendizagem surge como um campo de pesquisa que busca aprimorar os
processos de ensino e aprendizagem, incluindo a formação de professores. Nesse
contexto, esta investigação procura responder ao seguinte problema: como
sistematizar, sob a perspectiva da cientometria, as pesquisas publicadas na
literatura científica que relacionam formação de professores e analítica da
aprendizagem? Para tanto, definiu-se, como objetivo geral, analisar as pesquisas
que relacionam formação de professores e analítica da aprendizagem, com base em
um estudo cientométrico da produção científica global, no período de 2011 a 2018.
Como decorrência, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:
identificar as pesquisas científicas publicadas que relacionam a formação de
professores com a analítica da aprendizagem; analisar o panorama dessas
demandas, mediante a aplicação de indicadores cientométricos; e propor diretrizes
para as buscas no terreno da formação de professores com o apoio da analítica da
aprendizagem. Na metodologia, a investigação se apoia no paradigma póspositivista, na abordagem quantitativa e no uso de estatística descritiva e
indicadores cientométricos. Foram obtidos 46 trabalhos resultantes de pesquisas
empíricas, que relacionam formação de professores e analítica da aprendizagem, e
são oriundos de quatro bases de dados de resumo - ACM, ERIC, Scopus e Web of
Science. A maior parte dos textos (45,7%) se concentra no descritor
desenvolvimento profissional. Esses são de autoria de 150 distintos pesquisadores.
Percentual de 79,3% corresponde a autores de países cujo IDH é muito alto, e em
10,3% é havido como alto. Os quatro autores mais citados nos escritos selecionados
foram: Rebecca Ferguson, George Siemens, Charlotte S. Dawson e Simon
Buckingham Shum. Entre as possíveis diretrizes para as pesquisas na área da
formação de professores com o apoio da analítica da aprendizagem, pode -se
destacar a necessidade de incentivar a colaboração na produção científica entre
países com distintos IDHs, como meio de promover maior proximidade dos
pesquisadores a distintas realidades econômicas, sociais e políticas que influenciam
diretamente na formação de professores.
Palavras-chave: Formação de Professores. Analítica da Aprendizagem.
Cientometria.