Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: UMA PESQUISA-AÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):
MELO, ITAMÁRCIA OLIVEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Ao pensar a saúde como um processo educativo, os ambientes educacionais se
tornam ferramentas para sua disseminação; e, a escola, especificamente, pode ser
considerada lócus fundamental para as ações de promoção e educação em saúde.
A Educação Física apresenta-se, portanto, como um meio para o desenvolvimento
de ações que contribuam para a saúde dos educandos. A presente pesquisa
objetivou analisar uma formação em Ensino da Saúde na escola, para professores
de Educação Física. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, a qual é
caracterizada pela abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com dezoito
professores, atuantes da rede municipal de ensino de Canindé e regiões
circunvizinhas. A coleta de dados realizou-se em três momentos: a aplicação de um
questionário com o objetivo de analisar o conhecimento prévio, a formação e
atuação dos professores participantes a respeito da temática saúde; a observação
durante a formação continuada; e, por fim, uma entrevista em grupo com o objetivo
de avaliar as contribuições da formação continuada para a prática pedagógica dos
participantes. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva
simples e análise de conteúdo, os resultados do questionário diagnóstico foram
exibidos através de gráficos para uma melhor compreensão. Os resultados
revelaram que o entendimento dos participantes sobre saúde era restrito à ausência
de doenças e a prática pedagógica era voltada a conteúdos biologicistas. Após o
desenvolvimento da formação continuada, proposta pela pesquisa, concluiu-se que
os docentes haviam ampliado sua concepção sobre saúde e adquiriram novos
saberes sobre a abordagem da temática através dos conteúdos da Educação Física
escolar. Dessa forma, a formação continuada proposta pela presente pesquisa se
mostrou significativa para a prática pedagógica dos professores participantes.
Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Saúde na Escola.
Pesquisa-ação.

Abstract:
When we think about health as an educational process, educational environments
become tools for its dissemination; and, the school, specifically, can be considered a
fundamental locus for health promotion and education actions. Physical Education,
therefore, presents itself as a means for the development of actions that contribute to
the health of students. Thus, the present research aimed to analyze a training in
Health Education at school, for Physical Education teachers. The action research
methodology was used, which is characterized by the qualitative approach. The
study was developed with eighteen teachers, working in the primary school system in
Canindé and surrounding regions. The data collection took place in three moments:
the application of a questionnaire with the objective of analyzing the previous
knowledge, the training and performance of the participating teachers regarding the
health theme; observation during education activity and, finally, a group interview
with the objective of evaluating the contributions of continued training to the
participants' pedagogical practice. Data analysis was performed using simple
descriptive statistics and content analysis, the results of the diagnostic questionnaire
were displayed through graphics for better understanding. The results revealed that
the participants' understanding of health was restricted to the absence of diseases
and that the pedagogical practice was focused on biological content. After the
development of the continued training, proposed by the research, it was concluded
that the teachers had expanded their conception about health and acquired new
knowledge about the approach of the theme through the contents of school Physical
Education. Thus, the continued training proposed by the present research proved to
be significant for the pedagogical practice of the participating teachers.
Keywords: Physical Education. Teacher training. Health at School. Action research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MELO, ITAMÁRCIA OLIVEIRA DE. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: UMA PESQUISA-AÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, , 2020. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1