Ao pensar a saúde como um processo educativo, os ambientes educacionais se
tornam ferramentas para sua disseminação; e, a escola, especificamente, pode ser
considerada lócus fundamental para as ações de promoção e educação em saúde.
A Educação Física apresenta-se, portanto, como um meio para o desenvolvimento
de ações que contribuam para a saúde dos educandos. A presente pesquisa
objetivou analisar uma formação em Ensino da Saúde na escola, para professores
de Educação Física. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, a qual é
caracterizada pela abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com dezoito
professores, atuantes da rede municipal de ensino de Canindé e regiões
circunvizinhas. A coleta de dados realizou-se em três momentos: a aplicação de um
questionário com o objetivo de analisar o conhecimento prévio, a formação e
atuação dos professores participantes a respeito da temática saúde; a observação
durante a formação continuada; e, por fim, uma entrevista em grupo com o objetivo
de avaliar as contribuições da formação continuada para a prática pedagógica dos
participantes. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva
simples e análise de conteúdo, os resultados do questionário diagnóstico foram
exibidos através de gráficos para uma melhor compreensão. Os resultados
revelaram que o entendimento dos participantes sobre saúde era restrito à ausência
de doenças e a prática pedagógica era voltada a conteúdos biologicistas. Após o
desenvolvimento da formação continuada, proposta pela pesquisa, concluiu-se que
os docentes haviam ampliado sua concepção sobre saúde e adquiriram novos
saberes sobre a abordagem da temática através dos conteúdos da Educação Física
escolar. Dessa forma, a formação continuada proposta pela presente pesquisa se
mostrou significativa para a prática pedagógica dos professores participantes.
Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Saúde na Escola.
Pesquisa-ação.