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Repositório Institucional - UECE
Título:
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A POBREZA SOB O CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: UMA ANÁLISE ONTO-MARXISTA DOS RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Autor(es):
CARVALHO, CAROLINE RABELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A situação de pobreza no Brasil atinge severamente as crianças, tirando-as da escola e jogando-as na exploração de trabalho, na exploração sexual, nas drogas, na marginalização, no abandono e na morte. Ainda que amparada pelas devidas leis destinadas a este público, o descaso com essa fase da vida humana ainda é marcada por desafios significativos. Nesses aspectos, parte-se do pressuposto de que as condições de pobreza apresentadas no Brasil acentuadas pelo contexto de crise estrutural do capital afetam a concepção e a prática da educação pré-escolar na primeira infância. Aponta-se também como outro pressuposto, que no Brasil, as políticas de cunho socioeducativo se transformam em uma política educacional destinada a população pobre, restringindo a prática pré-escolar apenas ao cuidado de crianças carentes ao invés de se configurar como um efetivo e necessário processo de escolarização. À luz da ontologia marxiana, foi analisada a relação entre pobreza e educação infantil no contexto de crise estrutural do capital, situando como política socioeducativa restrita ao acolhimento social de crianças pobres. Esta pesquisa classifica-se como teórico-bibliográfica e documental e visa estudar um fenômeno da realidade social e material, recorrendo ao uso do método onto-marxista. Foi visitada a produção dos teóricos que analisam e conceituam, à luz do marxismo, a problemática da pobreza no modo de produção capitalista, buscando apreender a gênese desta, em paralelo a produção e apropriação das riquezas produzidas pelo homem. Foram identificados quais fatores definem a pobreza nas pré-escolas públicas, através de documentos derivados da PNEI, os quais não levam em consideração todos os determinantes sociais dos alunos que são pobres. Foi feita uma análise da relação entre pobreza e educação infantil nos documentos oriundos dos Relatórios de Monitoramento Globais - RMG - da EPT referente aos anos de 2007, 2009, 2010 e 2019, que apresentam como foco a questão da criança, sob a problemática dos primeiros cuidados.
Palavras-chave: Educação Infantil. Pobreza. Crise estrutural do capital. Programa de educação para todos

Abstract:
The situation of poverty in Brazil affects children severely, taking them out of school and throwing them into labor exploitation, sexual exploitation, drugs, marginalization, abandonment and death. Although supported by the appropriate laws for this public, the neglect of this phase of human life is still marked by significant challenges. In these aspects, it is assumed that the conditions of poverty presented in Brazil accentuated by the context of structural crisis in capital affect the conception and practice of pre-school education in early childhood. It is also pointed out as another assumption, that in Brazil, socio-educational policies are transformed into an educational policy aimed at the poor population, restricting pre-school practice only to the care of needy children instead of being configured as an effective and necessary schooling process. In the light of Marxian ontology, the relationship between poverty and early childhood education was analyzed in the context of a structural crisis in capital, placing it as a socio-educational policy restricted to the social reception of poor children. This research is classified as theoretical-bibliographic and documentary and aims to study a phenomenon of social and material reality, using the onto-Marxist method. It was visited the production of theorists who analyzes and conceptualizes, in the light of Marxism, the problem of poverty in the capitalist mode of production, seeking to apprehend its genesis, in parallel to the production and appropriation of the wealth produced by humans. It was identified which factors defines poverty in public preschools, through documents derived from PNEI, which do not take into account all the social determinants of students who are poor. An analysis of the relationship between poverty and early childhood education was made in the documents from the EPT's Global Monitoring Reports - RMG - for the years 2007, 2009, 2010 and 2019, which focus on the issue of children, under the problem of the first care.
Keywords: Child education. Poverty. Structural crisis of capital. Education program for all.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARVALHO, CAROLINE RABELO. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A POBREZA SOB O CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: UMA ANÁLISE ONTO-MARXISTA DOS RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO PARA TODOS. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, , 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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