DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL POR ENSINO A DISTÂNCIA PARA GERENTES NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
Autor(es):
MAMEDE, ROBERTA SAMPAIO DE BRITO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
A formação de gestores dos serviços de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde - SUS não é uma preocupação recente e requer destaque. Mesmo diante dos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que vem potencializando iniciativas na educação permante para os profisisonais de saúde, o campo da gestão permanece desfavorecido, especialmente, na saúde mental. Frente a esta lacuna, objetivou-se, neste estudo, desenvolver tecnologia educacional por Ensino a Distância (EaD) para gerentes no campo da saúde mental, e sua validação, por meio de um estudo metodológico, o qual foi articulado mediante revisão integrativa da literatura, realização de pesquisa de campo, criação de um produto de ensino e sua validação. A referida pesquisa teve por cenário os 6 Centros Atenção Psicossocial tipo I de Fortaleza – CE, contando com a participaram de 6 gerentes, 10 profissionais e 24 usuários dos referidos CAPS. As narrativas dos sujeitos da pesquisa foram coletadas através de entrevista em profundidade, roda de conversa e observação sistemática e suas análises realizadas com o auxílio dos recursos do software N.Vivo11 Plus e da técnica de análise de conteúdo categorial temática. Diante dos achados da pesquisa realizada, passou-se para eleboração do produto de ensino. O momento de formulação do curso foi desenvolvido em cinco fases, tendo por referência o design instrucional contextualizado, identificando-se ainda a validade de conteúdo e aparência pelos especialistas, no total de 7 experts, mediante cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), o qual foi satisfatório, bem como a usabilidade junto a 4 usuários da tecnologia educacional criada através da Escala de Usabilidade do Sistema (SUS). O curso intitulado “Gestão em Saúde Mental: um diálogo necessário” foi aplicado em um CAPS tipo I, como piloto, promovendo a discussão sobre os temas geradores e potencializando as ações prestadas no campo da saúde mental, sendo apontados impactos sociais, econômicos e profissionais. Conclui-se que a formação para gerentes no campo da saúde mental deve ser potencializada por meio de investimentos em educação permanente, sendo o EaD uma tecnologia educativa que colabora nesse processo. Palavras-chave: Gestão em Saúde. Saúde Mental. Educação a Distância.
Abstract:
The training of health service managers in the context of the Unified Health System - SUS is not a recent concern and requires prominence. Even in the face of advances in Information and Communication Technologies (ICTs), which have been enhancing initiatives in permanent education for health professionals, the field of management remains disadvantaged, especially in mental health. In view of this gap, the objective of this study was to develop educational technology through Distance Learning (DE) for managers in the field of mental health, and its validation, through a methodological study, which was articulated through an integrative literature review. , conducting field research, creating a teaching product and validating it. This research took place in the 6 Psychosocial Care Centers type I in Fortaleza - CE, with the participation of 6 managers, 10 professionals and 24 users of the referred CAPS. The narratives of the research subjects were collected through in-depth interviews, conversation circles and systematic observation and their analyzes were carried out with the aid of the N.Vivo11 Plus software resources and the thematic categorical content analysis technique. In view of the findings of the research carried out, the teaching product was elaborated. The moment of formulation of the course was developed in five phases, with reference to the contextualized instructional design, and the validity of content and appearance by the specialists was also identified, in the total of 7 experts, by calculating the Content Validation Index (IVC) , which was satisfactory, as well as the usability with 4 users of the educational technology created through the System Usability Scale (SUS). The course entitled “Mental Health Management: a necessary dialogue” was applied in a CAPS type I, as a pilot, promoting the discussion on the generating issues and enhancing the actions provided in the field of mental health, pointing out social, economic and professional impacts . It is concluded that the training for managers in the field of mental health must be enhanced through investments in permanent education, and EaD is an educational technology that collaborates in this process. Keywords: Health Management. Mental Health. Distance education.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
MAMEDE, ROBERTA SAMPAIO DE BRITO. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL POR ENSINO A DISTÂNCIA PARA GERENTES NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024
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