Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O LUGAR DO EDUCANDO (OUTRO) NA ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR BACHAREL ÁLTERO (EU)

Autor(es):
BARROS, CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Considerando-se a importância de integrar na formação pedagógica para a docência universitária, questões sobre alteridade e responsabilidade ética, o fio condutor desta investigação foi a atuação e a formação do educador-bacharel na perspectiva da filosofia levinasiana. Tem como objetivo analisar o discurso do docente-bacharel sobre sua atuação e formação, considerando a dimensão do educando enquanto Outro, na perspectiva da ética da alteridade radical. Na elaboração teórica, considera-se a multirreferencialidade partindo das proposições de Lévinas (1980, 1982, 1988, 2002, 2005, 2010, 2012) dialogando com autores como: Alves (1980, 1994, 2004), Freire (1987, 1996), Tardif (2002, 2013), Pimenta e Anastasiou (2014), entre outros. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, na perspectiva da bricolagem científica (KINCHELOE; BERRY, 2007), entretecendo teorias e métodos investigativos clássicos e contemporâneos. Foram realizadas investigação bibliográfica, busca documental e pesquisa de campo. O universo da investigação foi composto por 37 docentes-bacharéis da Universidade Federal do Ceará. Recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo e à Análise Compreensiva do Discurso para interpretar as informações. Após a análise, considerou-se que as ações de formação docente institucionais são uma alternativa para a preparação do educador-bacharel-“áltero”. Foram delineados como fundamentos para a prática docente: responsabilidade, relação educador (Eu) - educando (Outro), alteridade radical e justiça, mediados pela ética. Com base nesses pilares, foram discutidos saberes docentes para a alteridade. Os resultados sustentaram a tese de que para formar o educador-bacharel possibilitando a acolhida do educando como Outro, na perspectiva da ética da alteridade radical, é preciso desenvolver ações institucionais que colaborem para a constituição de saberes docentes para a alteridade, articulando-os em sua atuação de maneira intencional, levando-o a assumir a responsabilidade pelo educando, situado no centro do processo educativo, e a contribuir para o desenvolvimento de futuros profissionais responsáveis e éticos.
Palavras-chave: Docência Universitária. Formação Pedagógica. Ética da Alteridade Radical. Educador-Bacharel-“Áltero”.

Abstract:
Considering the importance of integrating into the pedagogical education for the university teaching, questions about the alterity and ethical responsibility, the leading reason of this investigation was the acting and education of the bachelor-professor in the perspective of the levinasian philosophy. The leading motive is to analyze the speech of the bachelor-professor about his or her acting and education, considering the dimension of the student while Another, in the perspective of the radical otherness. In the theoretical preparation, it is considered the multireferentiality going from the proposition of Lévinas (1980, 1982, 1988, 2002, 2005, 2010, 2012) dialoguing with authors like: Alves (1980, 1994, 2004), Freire (1987, 1996), Tardif (2002, 2013), Pimenta e Anastasiou (2014), among others. Methodologically, the study characterizes itself as qualitative research, of phenomenological approach, in the perspective of the scientific bricolage (KINCHELOE; BERRY, 2007), interweaving theories and classic and contemporary investigative methods. Bibliographic, documental and field research have been performed. The universe of the investigation was composed by 37 bachelor-professors of Universidade Federal do Ceará. The interpretation of the information was performed through the Hermeneutic Content Analysis and Comprehensive Content Analysis. After the analysis, it was considered that the actions used by the university teaching education are an alternative for the preparation of the “devoted”-bachelor-professor. It has been highlighted as fundaments for the teaching practice: responsibility, relation professor(I)-student(Another), radical otherness and justice, throughout the ethics. Based on these buttresses, teaching knowledge related to the otherness was discussed. The results held the thesis that in order to develop the bachelor-professor by means of welcoming the student as Another, in the perspective of the ethics of radical otherness, it is necessary to develop institutional actions that collaborate to the constitution of teaching knowledge for the otherness, articulating it in its action intentionally, getting him or her to assume the responsibility for the student, situated in the center of the educating process, and to contribute for the development of future responsible and ethical professionals.
Keywords: University Teaching. Pedagogical Training. Ethics of the Radical Otherness. “Devoted”-Bachelor-Professor.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BARROS, CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO. O LUGAR DO EDUCANDO (OUTRO) NA ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR BACHAREL ÁLTERO (EU). 2017. 317 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1