Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
Autor(es):
Silveira, César Mateus Lopes de Sales e
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a atual política estadual de Educação
do Ceará para resolução de conflitos na escola. Tal política tem como foco as práticas
restaurativas e a implantação de uma cultura de paz. O Ministério Público através
Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará juntamente com Secretaria de
Educação do Ceará SEDUCE viabilizaram à implementação do “Projeto Mediação
Escolar” que foi aplicado pela organização não governamental (ONG) Terre des
Hommes Lausanne (TDH). A ONG enfoca o trabalho em técnicas alternativas que
possam reverter as formas de percepção dos atos de violência no interior da escola.
Essas técnicas possuem processos mais democráticos, inclusivos e reflexivos, as
quais ocorrem por meio do diálogo e soluções construídas pela própria comunidade
escolar. Em 2015, a TDH trabalhou em quatro escolas da SEDUCE: EEFM Osires
Pontes, EEFM Murilo Borges, EEFM Santo Amaro e a EEFM Matias Beck, situadas
no Grande Mucuripe e Grande Bom Jardim, regiões com altas taxas de violência. Com
intenção de verificar as possibilidades e limites da implementação das metodologias
restaurativas, foi feito um trabalho de pesquisa qualitativa com a utilização de
entrevistas semiestruturadas feitas nas escolas, na TDH e na célula de mediação da
SEDUCE. Além de uma pesquisa bibliográfica que inclui relatórios de análise e
manuais expedidos pela ONG, referências bibliográficas e dados relativos à violência
vivida na sociedade e escolas brasileiras. A pesquisa apresenta relevância em razão
do aumento substancial dos atos violentos na escola, da ineficácia de medidas
disciplinares tradicionais, além da necessidade de construção de ambientes escolares
mais pacíficos, democráticos e coletivos que possam realmente transformar a escola
em um lugar de mudança social.
Palavras-chave: Práticas Restaurativas. Violência. Conflitos. Escolas. Diálogo.
Abstract:
This present research aims to analyze the current state policy of Education from Ceará for conflict resolution at school. This policy focuses on restorative practices and the establishment of a culture of peace. The Public Prosecutor's Office within the Ceará State Attorney General's Office, together with the Ceará Department of Education, alowed the implementation of the “School Mediation Project”, which was applied by the non-governmental organization (NGO) Terre des Hommes Lausanne (TDH). The NGO focuses on work on alternative techniques that can revert as ways of perceiving acts of violence within the school. These techniques have more democratic, inclusive and reflective processes, such as those that occur by dialogue and solutions built through the school community itself. In 2015, an HDR worked in four SEDUCE schools: EEFM Osires Pontes, EEFM Murilo Borges, EEFM Santo Amaro and EEFM Matias Beck, located in Grande Mucuripe and Grande Bom Jardim, with average rates of violence. In intention of verifying the possibilities and the limits of the implementation of restorative methods, a qualitative research was done with the use of semi-structured interviews conducted in the schools, the DTT and in the mediation cell of SEDUCE. In addition to a literature search that includes analysis reports and manuals dispatched by the NGO, bibliographic references and data related to violence experienced in Brazilian society and schools. The research is relevant because of the substantial increase in violent acts at school, the ineffectiveness of traditional disciplinary measures, and the need to build more peaceful, democratic and collective school environments that can truly change the school in a place of social changing.Keywords: Restorative Practices. Violence. Conflicts. Schools. Dialogue.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silveira, César Mateus Lopes de Sales e. Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 17 de junho de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1