Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O conceito de experiência filosófica em Sílvio Gallo

Autor(es):
Cunha, Mario Jonny de Castro

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O Conceito de Experiência Filosófica é um trabalho de cunho filosófico-pedagógico,
no qual, a partir de leituras e revisão bibliográfica, busca-se analisar e compreender
o conceito de experiência filosófica, presente nas obras do filósofo e pedagogo
brasileiro Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. Visando corroborar com a formação de
novos educadores na área de Filosofia, Silvio Gallo elaborou uma nova pedagogia,
intitulada pedagogia do conceito. Inicialmente este trabalho procura investigar as
influências e a fundamentação teórica na construção do pensamento desse filósofo
e a aplicabilidade da sua pedagogia do conceito em sala de aula. Constatou-se que
a base para a pedagogia do conceito é a experiência filosófica, esta por sua vez é
movida a partir de problemas. Silvio Gallo apresenta três possíveis eixos curriculares
para o ensino de filosofia, podendo-se destacar o eixo problemático, que faz com
que as aulas no ensino médio sejam mais atrativas aos alunos na medida em que os
alunos buscam resolver problemas. Urge a necessidade com que os educadores
aproximem os alunos da experiência filosófica, fazendo que eles mesmos criem
seus próprios conceitos.
Palavras-Chave: Ensino de filosofia. Experiência filosófica. Formação de professores.

Abstract:
The Concept of Philosophical Experience is a philosophical-pedagogical work, in
which from reading and bibliographical revision, we seek to analyze and understand
the concept of philosophical experience, present in the works of the Brazilian
philosopher and pedagogue Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. In order to corroborate
with the formation of new educators in the area of Philosophy, Silvio Gallo elaborated
a new pedagogy, titled pedagogy of the concept. Initially this work seeks to
investigate the influences and the theoretical foundation in the construction of the
thought of this philosopher and the applicability of its pedagogy of the concept in the
classroom. It was found that the basis for the pedagogy of the concept is the
philosophical experience, this in turn is moved from problems. Silvio Gallo presents
three possible curricular axes for teaching philosophy, highlighting the problematic
axis, which makes classes in high school more attractive to students as students
seek to solve problems. There is an urgent need for educators to bring students
closer to the philosophical experience by creating their own concepts.
Keywords: Teaching philosophy. Philosophical experience. Teacher training.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Cunha, Mario Jonny de Castro. O conceito de experiência filosófica em Sílvio Gallo . 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 7 de dezembro de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1