O Conceito de Experiência Filosófica é um trabalho de cunho filosófico-pedagógico,
no qual, a partir de leituras e revisão bibliográfica, busca-se analisar e compreender
o conceito de experiência filosófica, presente nas obras do filósofo e pedagogo
brasileiro Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. Visando corroborar com a formação de
novos educadores na área de Filosofia, Silvio Gallo elaborou uma nova pedagogia,
intitulada pedagogia do conceito. Inicialmente este trabalho procura investigar as
influências e a fundamentação teórica na construção do pensamento desse filósofo
e a aplicabilidade da sua pedagogia do conceito em sala de aula. Constatou-se que
a base para a pedagogia do conceito é a experiência filosófica, esta por sua vez é
movida a partir de problemas. Silvio Gallo apresenta três possíveis eixos curriculares
para o ensino de filosofia, podendo-se destacar o eixo problemático, que faz com
que as aulas no ensino médio sejam mais atrativas aos alunos na medida em que os
alunos buscam resolver problemas. Urge a necessidade com que os educadores
aproximem os alunos da experiência filosófica, fazendo que eles mesmos criem
seus próprios conceitos.
Palavras-Chave: Ensino de filosofia. Experiência filosófica. Formação de professores.