Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O CURRÍCULO PRODUZIDO NAS VEREDAS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UECE

Autor(es):
NASCIMENTO, VALDRIANO FERREIRA DO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este estudo, intitulado O currículo produzido nas veredas da prática na formação do pedagogo na UECE, vincula-se à linha de pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Consiste no estudo sobre o currículo em ação na formação do profissional pedagogo. O objetivo geral é cartografar o currículo em ação em cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará em busca de elementos que caracterizam, na diversidade, a formação do profissional pedagogo nessa instituição. A pesquisa parte da perspectiva de currículo que prioriza a problemática e as experiências vividas no cotidiano da ação como propulsores da formação do profissional pedagogo, assumindo como elemento fundante de sua constituição as vivências no contexto do processo formativo. As questões norteadoras da tese são: o que define o profissional pedagogo formado na UECE? Quais as semelhanças e diferenças dos currículos de formação nas práticas dos cursos de Pedagogia da UECE? Que indicativos esses elementos – semelhanças e diferenças – apontam para dar significado ao perfil do profissional pedagogo que se pretende formar? Como tais elementos se expressam na prática curricular de formação do pedagogo na UECE? Que elementos curriculares, com foco nos saberes pedagógicos, estão sendo produzidos? Tendo a cartografia como postura metodológica aliada à pesquisa com os cotidianos, problematizo a temática em estudo me posicionando contra a toda e quaisquer concepções de currículo direcionado para prescrição, seleção e controle e/ou pautado em ideias de conteúdo comum, a exemplo do que está configurado na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). Partindo desta perspectiva, os dados foram produzidos e mapeados com a realização de entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas, grupos de conversa e observação participante em sala de aula nos diversos contextos da pesquisa. A análise dos dados resultou na construção da tese sobre a produção do currículoformação do profissional pedagogo, apresentada sob a forma de uma reflexão dos elementos curriculares encontrados fora e na intercessão dos diferentes contextos da pesquisa, chegando à conclusão de que o currículoformação produzido nas veredas da prática do cotidiano, das redes dos saberesfazeres em diferentes campi da UECE, conferem a produção de aspectos curriculares comuns na formação do pedagogo nesta instituição, uma vez que as experiências vividas
nesses contextos se desenvolvem com base na perspectiva de criação e invenção do saber, considerando a realidade do contexto e permitindo a compreensão da capacidade de formar este profissional como um sujeito de possibilidades, preparado para a ação em realidades diversas e de difíceis condições de atuação.
Palavras-chave: Currículoformação. Pedagogo. Currículo praticado. Cotidianos. Cartografia.

Abstract:
This study, entitled the curriculum produced in the paths of practice: dispersion or unity in the formation of the pedagogue?, it links the line of research Training and Professional Development in Education, Graduate Program in Education (PPGE), State University of Ceará (UECE). Consists of the study about the curriculum in action in the formation of the professional pedagogue. The general objective is to map the curriculum in action in courses of Pedagogy of the State University of Ceará in search of elements that characterize, in the diversity, the formation of the professional educator in that institution. The research starts from the perspective of curriculum that prioritizes the problematic and the experiences lived in the daily of the action as propellants of the formation of the professional pedagogue, assuming as a fundamental element of its constitution the experiences in the context of the formative process. The guiding questions of the thesis are: what defines the professional educator trained in the UECE? What are the similarities and differences of the curricula of formation in the practices of the courses of Pedagogy of the UECE? How indicative are these elements - similarities and differences - pointing to giving meaning to the profile of the pedagogical professional that is intended to form? How are these elements expressed in the curriculum practice of the pedagogical training at the UECE? What curricular elements, with a focus on pedagogical knowledge, are being produced? With cartography as a methodological posture allied to research with daily life, I problematize I question the theme under study, positioning myself against any and all conceptions of curriculum directed to prescription, selection and control and / or based on common content ideas, such as the which is configured at the Common National Curriculum Base - BNCC (2017). Based on this perspective, the data were produced and mapped with semi-structured interviews, written narratives, conversation groups, and participant observation in the classroom in the various contexts of the research. The analysis of the data resulted in the construction of the thesis on the production of the curriculum of the pedagogical professional, presented in the form of a reflection of the curricular elements found outside and in the intercession of the different contexts of the research, arriving at the conclusion that the curriculum produced in the paths of the daily practice of the networks, of the know-how on different UECE campuses, give the production of common curricular aspects in the formation of the pedagogue in this institution. Once the experiences in
these contexts are developed based on the perspective of creation and invention of knowledge, considering the reality of the context and allowing the understanding of the capacity to train this professional as a subject of possibilities, prepared for action in diverse realities and difficult working conditions.
Keywords: Curriculumformation. Pedagogue. Curriculum Practiced. Dailys. Cartography.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
NASCIMENTO, VALDRIANO FERREIRA DO. O CURRÍCULO PRODUZIDO NAS VEREDAS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UECE. 2019. 218 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1