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Repositório Institucional - UECE
Título:
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):
CRUZ, FRANCISCA NIMARA INÁCIO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma matriz de referência para a
avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício nos cursos de Licenciatura em
Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-
IFCE. Trata-se de um estudo qualitativo, pautado por uma organização teórica por
meio de uma revisão de escopo e análise documental de ementas. Foi elaborado um
questionário contendo descritores com um formato Likert em termos de resposta. A
amostra foi constituída por cinco (5) professores atuantes com a Fisiologia do
Exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE,
que foram os juízes especialistas para a validação de conteúdo. Os dados foram
coletados mediante a aplicação do instrumento elaborado para validação com
professores de cursos de Licenciatura Educação Física do IFCE, pelo próprio e-mail
institucional de cada docente, em que foram enviados convites, constando o motivo
da escolha do respectivo docente como juiz, o instrumento e informações sobre o
mesmo como um todo. Os dados foram analisados por meio do Índice de Validade
de Conteúdo (IVC), que mensura a fração ou percentagem do nível de concordância
do grupo de juízes em relação a aspectos definidos do instrumento e de seus itens.
Quanto a validade de conteúdo, os resultados demonstraram que dos descritores
construídos e apresentados aos juízes, 07 não foram modificados, 11 foram
ajustados (atendendo à solicitação dos juízes avaliadores), porém, todos tiveram
IVC aceitáveis, 1 foi excluído e 4 foram incluídos. Dessa forma, a versão final da
Matriz de Referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício é
composta por 22 descritores. Conclui-se que foi possível desenvolver e validar uma
matriz de referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício nos
cursos de Licenciatura em Educação Física.
Palavras-chave: Fisiologia do exercício. Avaliação. Conteúdos.

Abstract:
The present study aims to develop a reference matrix for the evaluation of Exercise
Physiology contents in the Physical Education Degree courses of the Federal
Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE. This is a qualitative
study, guided by a theoretical organization through a scope review and documentary
analysis of the course syllabus. A questionnaire containing Likert-scale descriptors in
terms of response was prepared. The sample consisted of five (05) professors
currently working with the Exercise Physiology of the Federal Institute of Education,
Science and Technology of Ceará - IFCE, who were the expert judges for content
validation. The data were collected through the application of the instrument
designed for validation with teachers of Physical Education Degree courses of IFCE,
by the own institutional email of each professor, in which invitations were sent,
stating the reason for choosing the respective teacher as a judge, the instrument and
information about it as a whole. The data were analyzed using the Content Validity
Index (CVI), which measures the fraction or percentage of the level of agreement of
the group of judges regarding the defined aspects of the instrument and its items.
Regarding the content validity, the results showed that based on the descriptors
constructed and presented to the judges, 07 were not modified, 11 were adjusted
(following the request of the evaluating judges), however all had acceptable CVI, 01
was excluded and 04 were included. Thus, the final version of the Reference Matrix
for the evaluation of Exercise Physiology contents is composed of 22 descriptors.
One may conclude that it was possible to develop and validate a reference matrix for
the evaluation of Exercise Physiology content in Physical Education Degree courses.
Keywords: Exercise physiology. Evaluation. Contents.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CRUZ, FRANCISCA NIMARA INÁCIO DA. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, , 2020. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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