MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(es):
CRUZ, FRANCISCA NIMARA INÁCIO DA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2020
Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma matriz de referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício nos cursos de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE. Trata-se de um estudo qualitativo, pautado por uma organização teórica por meio de uma revisão de escopo e análise documental de ementas. Foi elaborado um questionário contendo descritores com um formato Likert em termos de resposta. A amostra foi constituída por cinco (5) professores atuantes com a Fisiologia do Exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, que foram os juízes especialistas para a validação de conteúdo. Os dados foram coletados mediante a aplicação do instrumento elaborado para validação com professores de cursos de Licenciatura Educação Física do IFCE, pelo próprio e-mail institucional de cada docente, em que foram enviados convites, constando o motivo da escolha do respectivo docente como juiz, o instrumento e informações sobre o mesmo como um todo. Os dados foram analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que mensura a fração ou percentagem do nível de concordância do grupo de juízes em relação a aspectos definidos do instrumento e de seus itens. Quanto a validade de conteúdo, os resultados demonstraram que dos descritores construídos e apresentados aos juízes, 07 não foram modificados, 11 foram ajustados (atendendo à solicitação dos juízes avaliadores), porém, todos tiveram IVC aceitáveis, 1 foi excluído e 4 foram incluídos. Dessa forma, a versão final da Matriz de Referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício é composta por 22 descritores. Conclui-se que foi possível desenvolver e validar uma matriz de referência para a avaliação dos conteúdos de Fisiologia do Exercício nos cursos de Licenciatura em Educação Física. Palavras-chave: Fisiologia do exercício. Avaliação. Conteúdos.
Abstract:
The present study aims to develop a reference matrix for the evaluation of Exercise Physiology contents in the Physical Education Degree courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE. This is a qualitative study, guided by a theoretical organization through a scope review and documentary analysis of the course syllabus. A questionnaire containing Likert-scale descriptors in terms of response was prepared. The sample consisted of five (05) professors currently working with the Exercise Physiology of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE, who were the expert judges for content validation. The data were collected through the application of the instrument designed for validation with teachers of Physical Education Degree courses of IFCE, by the own institutional email of each professor, in which invitations were sent, stating the reason for choosing the respective teacher as a judge, the instrument and information about it as a whole. The data were analyzed using the Content Validity Index (CVI), which measures the fraction or percentage of the level of agreement of the group of judges regarding the defined aspects of the instrument and its items. Regarding the content validity, the results showed that based on the descriptors constructed and presented to the judges, 07 were not modified, 11 were adjusted (following the request of the evaluating judges), however all had acceptable CVI, 01 was excluded and 04 were included. Thus, the final version of the Reference Matrix for the evaluation of Exercise Physiology contents is composed of 22 descriptors. One may conclude that it was possible to develop and validate a reference matrix for the evaluation of Exercise Physiology content in Physical Education Degree courses. Keywords: Exercise physiology. Evaluation. Contents.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
CRUZ, FRANCISCA NIMARA INÁCIO DA. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, , 2020. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
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