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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO AMAPÁ: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (2013) A PARTIR DO PNAP/UNIFAP

Autor(es):
SARAIVA, EDMAR DOS REIS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A administração pública busca se adequar às modificações advindas do avanço tecnológico, o que gera novas demandas e a necessidade de profissionais qualificados e atuantes, visando a otimização de recursos e a melhoria do serviço público. Nesse cenário, o Programa Nacional de Formação em Administração Pública objetiva a formação e qualificação de pessoas para melhoria das atividades nos três níveis de governo. Para discutir essa conjuntura, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos egressos do curso de graduação em Administração Pública a distância do PNAP/UNIFAP em relação ao cumprimento do que estabelece a Política Pública e os propósitos do PPC do curso.O embasamento teórico ancora-se nos seguintes estudos: Pereira; Moraes, (2009), Aretio (1996), Moore e Kearsley (2007), Maia e Matta (2007), Guimarães e Ribeiro (2007), Alves (2009), Litto e Formiga (2009), Belloni (2015), Oliveira (2013), Moore e Kearsley, (2007), Teatini (2013), Rua (2012), Bobbio (2002), Easton (1995), Secchi (2012), Souza (2006), Rodrigues (2016), SIlva, (2010) e Vitorino, (2009). O desenho metodológico desta dissertação consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa,de caráter exploratório e descritivo quanto aos objetivos, cujo delineamento metodológico também se classifica como estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para a pesquisa foram:aplicação de questionário semiestruturado, via Google Drive e formação de grupo focal. As perguntas foram baseadas nas categorias analíticas da política pública do PNAP e do PPC do curso de administração pública da UNIFAP.Como amostragem para resultado dos 64 egressos,obteve-se um total de 30 questionários respondidos e o grupo focal foi composto por 8 egressos do curso. Para análise e discussão dos dados coletados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software R Core Team (2018).A partir dos resultados, foi possível definir o perfil dos egressos e identificar suas múltiplas experiências e percepções a respeito do curso e do programa (PNAP).Outros achados da pesquisa apontam que as diretrizes e os objetivos do curso de Administração Pública da UNIFAP e do programa do PNAP da turma ofertada em 2013,foram cumpridos, proporcionando qualificação e melhoria profissional para os egressos. Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação a distância. PNAP.UNIFAP. Percepção.


Abstract:
The public administration seeks to adapt to the changes resulting from technological advances, which creates new requests and the need for qualified and active professionals, aiming at the optimization of resources and the improvement of the public service. In this scenario, the National Program for Training in Public Administration aims to train and qualify people to improve activities to the three levels of government. To discuss this fortuity, the objective of this research is to analyze the perceptions of graduates of the undergraduate degree in Public Administration from PNAP/ UNIFAP in relation to the fulfillment of what is established by the Public Policy and the purposes of the PPC of the course. The theoretical basis until anchored in the following studies: Pereira; Moraes, (2009), Aretio (1996), Moore and Kearsley (2007), Maia and Matta (2007), Guimarães and Ribeiro (2007), Alves (2009), Litto and Ant (2009), Belloni (2015), Oliveira (2013), Moore and Kearsley (2007), Teatini (2013), Street (2012), Bobbio (2002), Easton (1995), Secchi (2012), Souza (2006), Rodrigues (2016), SIlva, (2010) and Vitorino, (2009). The methodological design of this dissertation consisted of a qualitative research, exploratory and descriptive as to the objectives, whose methodological design is also classified as a case study. The data collection instruments used for the research were: semi-structured questionnaire application, via Google Drive and focus group formation. The questions were based on the PNAP and PPC analytical categories of public policy from the UNIFAP public administration course. As a sample for the results of the 64 graduates, a total of 30 answered questionnaires were obtained and the focus group consisted of 8 graduates of the course. For analysis and discussion of the collected data the content analysis technique was used, with the aid of the R Core Team software (2018). From the results, it was possible to define the profile of the graduates and identify their multiple experiences and perceptions about the course and the program (PNAP). Other findings of the research indicate that the guidelines and objectives of the UNIFAP Public Administration course and the PNAP program of the class offered in 2013 were met, providing qualification and professional improvement for graduates. Keywords: Public Policy. Distance education. PNAP.UNIFAP. Perception.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SARAIVA, EDMAR DOS REIS. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO AMAPÁ: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (2013) A PARTIR DO PNAP/UNIFAP. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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