A ARTE DE BRINCAR: PERFORMANCES CULTURAIS ENTRE FLUXOS E INTERVENÇÕES POLÍTICAS (2003-2006)
Autor(es):
SOUSA, GUSTAVO MARQUES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
A arte de brincar é uma combinação entre corpo, sabedorias tradicionais e festa. Elas constituem uma riqueza inestimável para o povo e disso vem o interesse de governantes e instituições privadas em preservá-las. Nossa pesquisa buscou fazer uma análise dos impactos das políticas culturais, desenvolvidas entre 2003 e 2006, na vida dos mestres e brincantes da cultura popular na cidade do Crato-CE. Buscamos compreender de quais formas as culturas, especificamente as populares, foram utilizadas nos projetos que visavam gerar desenvolvimento econômico e social. Produto disso, as práticas culturais populares e tradicionais são patrimonializadas e seus símbolos foram apropriados. As brincadeiras são: lapinha, dança do coco, reisado, maneiro-pau e banda cabaçal. As entendemos como manifestações caracterizadas geralmente pela arte, dança, canto, música, tradição, fé e outros fazeres populares. Além do mais são performances, as quais cada uma tem suas particularidades. Para empreender esse estudo, usamos a metodologia da história oral. Entrevistamos homens e mulheres que são mestres das brincadeiras, pois são aqueles que representam os grupos e são detentores dos saberes e fazeres que regem essas práticas culturais. A partir desses depoimentos, documentos oficiais e publicação de periódicos investigamos os processos que organizaram as políticas da cultura do estado do Ceará, quais foram as ações da prefeitura do Crato e do SESC para o patrimônio cultural imaterial da região, buscando compreender a realidade e as transformações nas brincadeiras e nas vidas dos sujeitos. Palavras-chave: Crato. Cultura popular e tradicional. Patrimonialização. Políticas culturais.
Abstract:
The art of play is a combination between body, traditional wisdom and party. They constitute an invaluable wealth for the people, and from this comes the interest of governors and private institutions to preserve them. Our research sought to make an analysis of the impacts of cultural politics, developed between 2003 and 2006, on the lives of masters and players of popular culture in the city of Crato-CE. We seek to understand in what ways cultures, specifically popular ones, were used in projects aimed at generating economic and social development. As a result, popular and traditional cultural practices are patrimonialized and their symbols appropriated. The plays are: lapinha, dança do coco, reisado, maneiro-pau e banda cabaçal. We understand them as manifestations usually characterized by art, dance, singing, music, tradition, faith and other popular doings. Moreover, they are performances, which each have their own particularities. To undertake this study, we use the oral history methodology. We interviewed men and women who are masters of the plays, cause they are those who represent the groups and are holders of the knowledge and practices that conduct these cultural practices. From these statements, official documents and publication of journals, we investigated the processes that organized the cultural politics of the state of Ceará, what were the actions of the Crato city hall and SESC for the immaterial cultural heritage of the region, seeking to understand the reality and the transformations in the play and in the lives of the subjects. Keywords: Crato. Traditional and popular culture. Patrionialization. Cultural policies.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SOUSA, GUSTAVO MARQUES DE. A ARTE DE BRINCAR: PERFORMANCES CULTURAIS ENTRE FLUXOS E INTERVENÇÕES POLÍTICAS (2003-2006). 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1