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Repositório Institucional - UECE
Título:
A ARTE DE BRINCAR: PERFORMANCES CULTURAIS ENTRE FLUXOS E INTERVENÇÕES POLÍTICAS (2003-2006)

Autor(es):
SOUSA, GUSTAVO MARQUES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A arte de brincar é uma combinação entre corpo, sabedorias tradicionais e festa. Elas
constituem uma riqueza inestimável para o povo e disso vem o interesse de governantes e
instituições privadas em preservá-las. Nossa pesquisa buscou fazer uma análise dos impactos
das políticas culturais, desenvolvidas entre 2003 e 2006, na vida dos mestres e brincantes da
cultura popular na cidade do Crato-CE. Buscamos compreender de quais formas as culturas,
especificamente as populares, foram utilizadas nos projetos que visavam gerar
desenvolvimento econômico e social. Produto disso, as práticas culturais populares e
tradicionais são patrimonializadas e seus símbolos foram apropriados. As brincadeiras são:
lapinha, dança do coco, reisado, maneiro-pau e banda cabaçal. As entendemos como
manifestações caracterizadas geralmente pela arte, dança, canto, música, tradição, fé e outros
fazeres populares. Além do mais são performances, as quais cada uma tem suas
particularidades. Para empreender esse estudo, usamos a metodologia da história oral.
Entrevistamos homens e mulheres que são mestres das brincadeiras, pois são aqueles que
representam os grupos e são detentores dos saberes e fazeres que regem essas práticas
culturais. A partir desses depoimentos, documentos oficiais e publicação de periódicos
investigamos os processos que organizaram as políticas da cultura do estado do Ceará, quais
foram as ações da prefeitura do Crato e do SESC para o patrimônio cultural imaterial da
região, buscando compreender a realidade e as transformações nas brincadeiras e nas vidas
dos sujeitos.
Palavras-chave: Crato. Cultura popular e tradicional. Patrimonialização. Políticas culturais.

Abstract:
The art of play is a combination between body, traditional wisdom and party. They constitute
an invaluable wealth for the people, and from this comes the interest of governors and private
institutions to preserve them. Our research sought to make an analysis of the impacts of
cultural politics, developed between 2003 and 2006, on the lives of masters and players of
popular culture in the city of Crato-CE. We seek to understand in what ways cultures,
specifically popular ones, were used in projects aimed at generating economic and social
development. As a result, popular and traditional cultural practices are patrimonialized and
their symbols appropriated. The plays are: lapinha, dança do coco, reisado, maneiro-pau e
banda cabaçal. We understand them as manifestations usually characterized by art, dance,
singing, music, tradition, faith and other popular doings. Moreover, they are performances,
which each have their own particularities. To undertake this study, we use the oral history
methodology. We interviewed men and women who are masters of the plays, cause they are
those who represent the groups and are holders of the knowledge and practices that conduct
these cultural practices. From these statements, official documents and publication of
journals, we investigated the processes that organized the cultural politics of the state of
Ceará, what were the actions of the Crato city hall and SESC for the immaterial cultural
heritage of the region, seeking to understand the reality and the transformations in the play
and in the lives of the subjects.
Keywords: Crato. Traditional and popular culture. Patrionialization. Cultural policies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, GUSTAVO MARQUES DE. A ARTE DE BRINCAR: PERFORMANCES CULTURAIS ENTRE FLUXOS E INTERVENÇÕES POLÍTICAS (2003-2006). 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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