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Repositório Institucional - UECE
Título:
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COMO APORTE MITIGADOR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS PAÍSES DA CPLP E ÁFRICA

Autor(es):
SOUZA, RAFAEL ANDERSON SANTOS DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
De acordo com os relatórios do IPCC os gases oriundos das atividades antrópicas vem
mudando a composição da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, metano e óxido
nitroso, acentuando o efeito estufa e consequentemente a temperatura média global da Terra,
o que poderá resultar no aumento do número de eventos climáticos extremos. Além da adoção
de soluções econômicas e de posições políticas dos diversos países, precisamos nos preocupar
com o nível de educação da sociedade, pois esse ultimo possui uma enorme relação com as
atividades antrópicas e pode ser considerada uma medida mitigadora do aquecimento global,
dessa forma entendemos que a escola pode sensibilizar os estudantes do Ensino Médio para o
exercício da cidadania planetária e fornecer instrumentos para ações concretas em relação às
questões ambientais. As mudanças climáticas estão entre os principais temas da política
mundial e acreditamos que CPLP, uma organização intergovernamental de nove países em
quatro continentes, que tem em comum, além da língua portuguesa, diversos acordos de
cooperação, pode compartilhar ações educativas voltadas para a Educação Ambiental, tema
em que o Brasil juntamente com a Angola assumiu a coordenação. Através da análise do
ProNEA, dos PCNs, dos DCNs e da BNCC, documentos norteadores da educação no Brasil,
que tratam a Educação Ambiental como tema transversal, propomos uma formação básica
como aporte mitigador das mudanças climáticas em áreas envolvendo a CPLP e África.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Mudanças Climáticas. Ensino Médio. CPLP.

Abstract:
According to IPCC reports, gases from anthropogenic activities have been changing the
composition of the atmosphere, especially carbon dioxide, methane and nitrous oxide,
accentuating the greenhouse effect and consequently the global average temperature of the
earth, which could result in an increase of the number of extreme weather events. In addition
to adopting global warming mitigation measures, economic solutions and political positions
from different countries, we need to worry about the level of education of society, because the
latter has a huge relationship with anthropic activities, so we understand that the school It can
sensitize high school students to the exercise of planetary citizenship and provide tools for
concrete actions in relation to environmental issues. Climate change is among the main
themes of world politics and we believe that CPLP, an intergovernmental organization of nine
countries on four continents, which has besides the Portuguese language, several cooperation
agreements in common and can share educational actions focused on Environmental
Education, Brazil together with Angola assumed the priority coordination of the theme.
Through the analysis of ProNEA, PCNs, DCNs and BNCC, guiding documents of education
in Brazil and the characteristics of education of the CPLP countries, we propose a basic
training as a climate change mitigation support in areas involving CPLP and Africa.
Keywords: Environmental Education. Climate Changes. High School. CPLP.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, RAFAEL ANDERSON SANTOS DE. UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COMO APORTE MITIGADOR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS PAÍSES DA CPLP E ÁFRICA. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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