UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COMO APORTE MITIGADOR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS PAÍSES DA CPLP E ÁFRICA
Autor(es):
SOUZA, RAFAEL ANDERSON SANTOS DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
De acordo com os relatórios do IPCC os gases oriundos das atividades antrópicas vem mudando a composição da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, acentuando o efeito estufa e consequentemente a temperatura média global da Terra, o que poderá resultar no aumento do número de eventos climáticos extremos. Além da adoção de soluções econômicas e de posições políticas dos diversos países, precisamos nos preocupar com o nível de educação da sociedade, pois esse ultimo possui uma enorme relação com as atividades antrópicas e pode ser considerada uma medida mitigadora do aquecimento global, dessa forma entendemos que a escola pode sensibilizar os estudantes do Ensino Médio para o exercício da cidadania planetária e fornecer instrumentos para ações concretas em relação às questões ambientais. As mudanças climáticas estão entre os principais temas da política mundial e acreditamos que CPLP, uma organização intergovernamental de nove países em quatro continentes, que tem em comum, além da língua portuguesa, diversos acordos de cooperação, pode compartilhar ações educativas voltadas para a Educação Ambiental, tema em que o Brasil juntamente com a Angola assumiu a coordenação. Através da análise do ProNEA, dos PCNs, dos DCNs e da BNCC, documentos norteadores da educação no Brasil, que tratam a Educação Ambiental como tema transversal, propomos uma formação básica como aporte mitigador das mudanças climáticas em áreas envolvendo a CPLP e África. Palavras-chave: Educação Ambiental. Mudanças Climáticas. Ensino Médio. CPLP.
Abstract:
According to IPCC reports, gases from anthropogenic activities have been changing the composition of the atmosphere, especially carbon dioxide, methane and nitrous oxide, accentuating the greenhouse effect and consequently the global average temperature of the earth, which could result in an increase of the number of extreme weather events. In addition to adopting global warming mitigation measures, economic solutions and political positions from different countries, we need to worry about the level of education of society, because the latter has a huge relationship with anthropic activities, so we understand that the school It can sensitize high school students to the exercise of planetary citizenship and provide tools for concrete actions in relation to environmental issues. Climate change is among the main themes of world politics and we believe that CPLP, an intergovernmental organization of nine countries on four continents, which has besides the Portuguese language, several cooperation agreements in common and can share educational actions focused on Environmental Education, Brazil together with Angola assumed the priority coordination of the theme. Through the analysis of ProNEA, PCNs, DCNs and BNCC, guiding documents of education in Brazil and the characteristics of education of the CPLP countries, we propose a basic training as a climate change mitigation support in areas involving CPLP and Africa. Keywords: Environmental Education. Climate Changes. High School. CPLP.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SOUZA, RAFAEL ANDERSON SANTOS DE. UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COMO APORTE MITIGADOR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS PAÍSES DA CPLP E ÁFRICA. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
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