SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
ENFERMEIROS: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es):
SIMÕES, LUIZA LÚLIA FEITOSA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Este estudo trata de saberes docentes e de formação pedagógica de professores enfermeiros bacharéis. Utilizamos como referencial teórico, principalmente, Shulman, Tardif e Gauthier. As principais questões norteadoras do estudo assim foram expostas: Como se deu a formação pedagógica dos professores bacharéis? Que saberes docentes possuem para desenvolver a sua prática docente? O objetivo foi analisar a constituição dos saberes docentes e a formação pedagógica de professores enfermeiros bacharéis do curso de Enfermagem da UECE. Quanto aos aspectos metodológicos, assumimos o conceito de campo relacionado à “pesquisa em educação”; o paradigma da fenomenologia; a abordagem qualitativa; o método do Estudo de Caso; o cenário foi o curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará – UECE, na cidade de Fortaleza; e os participantes da pesquisa foram 27 enfermeiros bacharéis docentes efetivos do curso em questão. A pesquisa apresentou três etapas: análise dos currículos Lattes, questionário on line e entrevista. Os dados objetivos do questionário e do currículo dos envolvidos receberam uma análise estatística simples. Os dados subjetivos, coletados por meio da entrevista, foram analisados conforme análise temática, de Minayo. Os principais resultados apontam que a constituição dos saberes docentes e a formação pedagógica de professores enfermeiros bacharéis do curso de Enfermagem da UECE são baseadas na experiência do trabalho técnico-científico e assistencial em enfermagem; o curso apresenta um livre docente, doze pós doutores, treze doutores e um mestre. Considerando as análises dos currículos, os resultados foram: a) há extensa participação em cursos e eventos na área específica e técnico-científica de Enfermagem e pouca participação em cursos de formação pedagógica; b) a quantidade de produções (resumos, apresentações de trabalhos, artigos, capítulos de livros e livros) e de orientações na área pedagógica é satisfatória. Ao questionar os professores envolvidos sobre a formação pedagógica, percebemos que esses apresentaram necessidades de formação nessa área. Compreendemos que a maioria dos envolvidos possui uma concepção de docência articulada à interação ou à partilha de saberes. Quanto aos saberes docentes, evidenciamos que os professores participantes deste estudo elegeram como elementos indutores: a) saberes pessoais: organização e método; sentido de amor familiar, de força e de determinação; vocação; estar em construção; incentivo como a leitura; respeito; 12 disciplina e ética; b) saberes provenientes da formação escolar: relação professor / aluno; aspecto negativo - o ensino tradicional; modelos de professores que ensinavam além do conteúdo e se preocupavam com o fato de se expressar corretamente; c) saberes da formação profissional: formação para a docência e experiências cotidianas; d) saberes provenientes de programas e de livros didáticos: utilização e memória de livros, de artigos, de autores; e, por fim, e) saberes provenientes da profissão: prática na assistência, trabalho em equipe e partilha em grupos de pesquisa. Concluímos que a maioria dos docentes enfermeiros pesquisados não possui formação pedagógica e que seus saberes docentes são movidos principalmente pelo saber da experiência, a maioria adquirida no próprio ato de ensinar. Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Pedagógica. Saberes Docentes. Ensino de Enfermagem
Abstract:
This study deals with teaching knowledge and pedagogical training of bachelor nurse teachers. We use as theoretical reference mainly Shulman, Tardif and Gauthier. The main guiding questions of the study were exposed as follows: How did the pedagogical formation of bachelor teachers take place? What teaching skills do you have to develop your teaching practice? The general objective was to analyze the constitution of the teaching knowledge and the pedagogical formation of teachers nurse graduates of the Nursing course of UECE. Regarding the methodological aspects we assume the concept of field related to “research in education”; the paradigm of phenomenology; the qualitative approach; the case study method; The scenario was the Nursing Course at the Universidade Estadual do Ceará - UECE, in the city of Fortaleza; and, the research participants were 27 effective teachers, nurses and bachelors. The research presented three stages for its conception: Lattes curriculum analysis, online questionnaire and interview. The objective data from the questionnaire were analyzed using simple descriptive statistics. The documentary research in the lattes curriculum of those involved also received an objective analysis, according to the productions, participation in events and research in the area of teacher education. Subjective data collected through the interview were analyzed according to the thematic analysis by Minayo. The main results point out that the constitution of the teaching knowledge and the pedagogical formation of Bachelor Nursing teachers of the UECE Nursing course is based on the experience of the technical work in nursing; The course features a free lecturer, 12 post doctoral, 13 doctors and 1 master. Considering the analysis of the curricula, the results were: a) there is extensive participation in courses and events in the specific and technical area of nursing and little participation in pedagogical training courses; b) The number of productions (abstracts, presentations, articles, book chapters and books) and pedagogical guidelines are satisfactory. We found that the nursing teachers of the UECE course, for the most part have between 7 and 25 years of teaching experience. As for teaching knowledge, we understand that the teachers participating in this study elected as inducing elements: a) personal knowledge: organization and method; sense of family love, strength and determination; vocation; being under construction the incentive, including reading; and respect, discipline and ethics; b) knowledge from school formation: teacher-student relationship; negative aspect - the 14 traditional teaching; models of teachers who taught beyond content and worried about expressing themselves correctly; c) knowledge of vocational training: training for teaching and everyday experiences; d) knowledge from programs and textbooks: use and memory of books, articles, authors; and, finally, e) knowledge from the profession: care practice, teamwork and group sharing. We conclude that most of these nurse teachers do not have pedagogical training and that their teaching knowledge is mainly driven by experience. Keywords: Teacher Training. Pedagogical Training. Docents knowledge. Nursing Teaching
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
SIMÕES, LUIZA LÚLIA FEITOSA. SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
ENFERMEIROS: UM ESTUDO DE CASO. 2019. 171 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024
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