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Repositório Institucional - UECE
Título:
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ENFERMEIROS: UM ESTUDO DE CASO

Autor(es):
SIMÕES, LUIZA LÚLIA FEITOSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este  estudo  trata  de  saberes  docentes  e  de  formação  pedagógica  de  professores
enfermeiros  bacharéis.  Utilizamos  como  referencial  teórico,  principalmente,
Shulman,  Tardif  e  Gauthier.  As  principais  questões  norteadoras  do  estudo  assim
foram expostas: Como se deu a formação pedagógica dos professores  bacharéis?
Que saberes docentes possuem para desenvolver a sua prática docente? O objetivo
foi  analisar  a  constituição  dos  saberes  docentes  e  a  formação  pedagógica  de
professores enfermeiros  bacharéis do curso de Enfermagem  da UECE. Quanto aos
aspectos metodológicos,  assumimos  o conceito de campo relacionado à “pesquisa
em educação”; o paradigma da fenomenologia; a abordagem qualitativa; o método
do Estudo de Caso; o cenário foi o curso de Enfermagem da Universidade Estadual
do Ceará  –  UECE, na cidade de Fortaleza; e  os participantes da  pesquisa foram 27
enfermeiros  bacharéis  docentes  efetivos  do  curso  em  questão.  A  pesquisa
apresentou  três  etapas:  análise  dos  currículos  Lattes,  questionário  on  line  e
entrevista.  Os  dados  objetivos  do  questionário  e  do  currículo  dos  envolvidos
receberam uma análise  estatística simples. Os dados subjetivos,  coletados por meio
da entrevista,  foram analisados conforme análise temática, de Minayo. Os principais
resultados  apontam  que  a  constituição  dos  saberes  docentes  e  a  formação
pedagógica  de  professores  enfermeiros  bacharéis  do  curso  de  Enfermagem  da
UECE são  baseadas  na experiência do trabalho técnico-científico  e assistencial  em
enfermagem; o curso apresenta um livre docente, doze pós doutores, treze doutores
e um mestre. Considerando as análises dos currículos, os resultados foram: a) há
extensa  participação em cursos e eventos na área específica e técnico-científica  de
Enfermagem  e  pouca  participação  em  cursos  de  formação  pedagógica;  b)  a
quantidade de produções (resumos, apresentações de trabalhos, artigos, capítulos
de livros e livros) e de orientações na área pedagógica  é satisfatória. Ao questionar
os  professores  envolvidos  sobre  a  formação  pedagógica,  percebemos  que  esses
apresentaram  necessidades  de  formação  nessa  área.  Compreendemos  que  a
maioria dos envolvidos possui uma concepção de docência articulada à interação ou
à  partilha  de  saberes.  Quanto  aos  saberes  docentes,  evidenciamos  que  os
professores  participantes  deste  estudo  elegeram  como  elementos  indutores:  a)
saberes  pessoais:  organização  e  método;  sentido  de  amor  familiar,  de  força  e  de
determinação;  vocação;  estar  em  construção;  incentivo  como  a  leitura;  respeito;
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disciplina e ética; b) saberes provenientes  da  formação  escolar: relação professor  /
aluno;  aspecto  negativo  -  o  ensino  tradicional;  modelos  de  professores  que
ensinavam  além  do  conteúdo  e  se  preocupavam  com  o  fato  de  se  expressar
corretamente;  c)  saberes  da  formação  profissional:  formação  para  a  docência  e
experiências cotidianas; d) saberes provenientes de programas e  de livros didáticos:
utilização  e  memória  de  livros,  de  artigos,  de  autores;  e,  por  fim,  e)  saberes
provenientes da profissão: prática na assistência, trabalho em equipe e   partilha em
grupos  de  pesquisa.  Concluímos  que  a  maioria  dos  docentes  enfermeiros
pesquisados  não  possui  formação  pedagógica  e  que  seus  saberes  docentes  são
movidos principalmente pelo saber da experiência, a maioria adquirida no próprio ato
de ensinar.
Palavras-chave:  Formação  de  Professores.  Formação  Pedagógica.  Saberes
Docentes. Ensino de Enfermagem

Abstract:
This study deals with teaching knowledge and pedagogical training of bachelor nurse
teachers. We use as theoretical reference mainly Shulman, Tardif  and Gauthier. The
main  guiding  questions  of  the  study  were  exposed  as  follows:  How  did  the
pedagogical formation of bachelor teachers take place? What teaching skills do you
have  to  develop  your teaching  practice?  The  general  objective  was  to  analyze  the
constitution  of  the  teaching  knowledge  and  the  pedagogical  formation  of  teachers
nurse  graduates  of  the  Nursing  course  of  UECE.  Regarding  the  methodological
aspects  we  assume  the  concept  of  field  related  to  “research  in  education”;  the
paradigm of phenomenology; the qualitative approach; the case study method; The
scenario was the Nursing Course at the Universidade Estadual do Ceará  -  UECE, in
the  city  of  Fortaleza;  and,  the  research  participants  were  27  effective  teachers,
nurses and bachelors. The research presented three stages for its conception: Lattes
curriculum analysis, online questionnaire and interview. The objective data from the
questionnaire  were  analyzed  using  simple  descriptive  statistics.  The  documentary
research  in  the  lattes  curriculum  of  those  involved  also  received  an  objective
analysis,  according  to  the  productions,  participation  in  events  and  research  in  the
area  of  teacher  education.  Subjective  data  collected  through  the  interview  were
analyzed according to  the thematic analysis by Minayo. The main results point out
that  the  constitution  of  the  teaching  knowledge  and  the  pedagogical  formation  of
Bachelor Nursing teachers of the UECE Nursing course is based on the experience
of the technical work in nursing; The course features a free lecturer, 12 post doctoral,
13 doctors and 1 master. Considering the analysis of the curricula, the results were:
a) there is extensive participation in courses and events in the specific and technical
area of nursing and little participation in pedagogical training courses; b) The number
of  productions  (abstracts,  presentations,  articles,  book  chapters  and  books)  and
pedagogical  guidelines  are  satisfactory.  We  found  that  the  nursing  teachers  of  the
UECE  course,  for  the  most  part  have  between  7  and  25  years  of  teaching
experience. As for teaching knowledge, we understand that the teachers participating
in this study elected as inducing elements: a) personal knowledge: organization and
method;  sense  of  family  love,  strength  and  determination;  vocation;  being  under
construction  the  incentive,  including  reading;  and  respect,  discipline  and  ethics;  b)
knowledge from school formation: teacher-student relationship; negative aspect  -  the
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traditional  teaching;  models  of  teachers  who  taught  beyond  content  and  worried
about expressing themselves correctly; c) knowledge of vocational training: training
for teaching and everyday experiences; d) knowledge from programs and textbooks:
use  and  memory  of  books,  articles,  authors;  and,  finally,  e)  knowledge  from  the
profession:  care  practice,  teamwork  and  group  sharing.  We  conclude  that  most  of
these  nurse  teachers  do  not  have  pedagogical  training  and  that  their  teaching
knowledge is mainly driven by experience.
Keywords:  Teacher  Training.  Pedagogical  Training.  Docents  knowledge.  Nursing
Teaching

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SIMÕES, LUIZA LÚLIA FEITOSA. SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ENFERMEIROS: UM ESTUDO DE CASO. 2019. 171 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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