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Repositório Institucional - UECE
Título:
IDENTIFICAÇÃO COM A DIVERSIDADE E ALTERAÇÕES NAS PRÁTICAS DE TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO MULTICASOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autor(es):
SILVA, JOELMA SOARES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A diversidade faz parte da realidade do ser humano e está presente na sociedade e nos diversos
tipos de organizações influenciado relações e dinâmica s  da gestão.  As universidades federais
são exemplos de organizações plurais que precisam se antecipar ao debate desse tema.  Diante
desse contexto, o objetivo desta tese  é compreender como as identificações  de docentes de duas
universidades  federais  com  diferentes  categorias  de  diversidade  alteram  suas  práticas  de
trabalho nas dimensões ensino, pesquisa e extensão.  A partir da perspectiva construcionista de
identidade  como  processo  de  Hall  (2014,  2015),  problematizamos  como  as  relações
desenvolvidas entre docentes e diferentes categorias de diversidade alteram o desenvolvimento
das  práticas  de  trabalho  de  tais  profissionais.  Lançamos  mão  do  olhar  transdisciplinar  das
práticas sociais de Chouliaraki e Fairclough (1999) para descrever os momentos de práticas de
extensão  e  pesquisa  dos  docentes  voltadas  à  diversidade  e  posicioná-las  como  pontos  de
intercessão  entre  o  contexto  e  os  eventos.  Metodologicamente,  trata-se  de  uma  pesquisa
interdisciplinar, qualitativa, descritiva e exploratória. Para tanto, realizamos estudo multicascos
na  Universidade  Federal  do Ceará (UFC) e  na  Universidade da  Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). As informações de pesquisa foram coletadas ou geradas
por  meio  coleta  documental,  observação  participante  e  não  participante,  conversações
informais,  diários  e notas  de  campo, entrevistas semiestruturadas com gestores e entrevistas
semiestruturadas em profundidade com docentes. Como  modelos analíticos das informações de
pesquisa, optamos pela análise de conteúdo  de Bardin (2011)  e pela Análise  de  Discurso  Crítica
dialético-relacional de Chouliaraki e Fairclough (1999). Pelas análises, compreendemos que o
processo de identificação com a diversidade com diferentes categorias de diversidade tem início
na  vida  pessoal  dos  docentes  provocando  alterações  nos  seus  interesses  para  desenvolver
práticas de extensão e de pesquisa, bem como nas suas práticas de ensino e na postura perante
aos  alunos.  As  práticas  de  extensão  e  pesquisa  sobre  diversidade  desenvolvidas  por  tais
docentes,  funcionam  como  ponto  de  interseção  entre  contexto  e  eventos,  transformando
problemas  sociais  em  resultados  acadêmicos  que,  por  sua  vez,  são  devolvidos  à  sociedade.
Concluímos que, de maneiras distintas, os processos de identificação de docentes da UNILAB
e da UFC com diferentes categorias de diversidade provocam alterações nas suas práticas de
trabalho nas dimensões ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave:  Identificação.  Diversidade.  Alterações.  Trabalho  docente.  Universidades
Federais.

Abstract:
Diversity is part of human being’s reality, and it is present in society and in the various types
of organizations, influencing relationships and management dynamics. Federal Universities are
an example of plural organizations that need to step ahead of this debate. Given this context,
the purpose of this thesis is to understand how the identification of professors of two federal
Universities, with different diversities, vary their work practices in the teaching, research and
extension. From the identity’s constructivist perspective as a Hall's pr ocess (2014, 2015), we
question how the relationships developed between teachers and different categories of diversity
alter the development of working practices of those professionals. We use the transdisciplinary
view of the social practices of Chouliaraki and Fairclough (1999) to describe the professors’
actions  of  extension  and  research,  taking  account  of  diversity,  and  to  position  them  as  an
intersection between the context and the events. Methodologically, this is an interdisciplinary,
qualitative, descriptive and exploratory research study.  Therefore, we adopted a multi-case
study on Federal University of Ceará (UFC) and The University of International Integration of
Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). Research data were gathered and generated by means
of documentary collection, participant and non-participant observation, informal conversations,
diaries and field notes, semi-structured interviews with managers and in-depth semi-structured
interviews with the academia. Bardin’s (2011) analysis and the  Dialectic-Relational Critical
Discourse Analysis by Chouliaraki and Fairclough (1999) were used as analytical models of
research data.  After analyzing the data collected, we understood that the process of diversity
identification,  with  different  diversity  categories,  starts  in  the  professors’  personal  lives,
affecting their interest in the development of extension and research practices, as well as in their
teaching, and in their attitude towards the alumni.  The extension and diversity research practices
developed  by  these  teachers  act  as  a  point  of  intersection  between  context  and  events,
transforming social problems into academic results that , in turn, are returned to society.  It was
concluded  that  the  processes  of identification  of  UNILAB  and  UFC  instruct ors,  in  view  of
different  categories  of  diversity,  produce  changes  in  their  work  practices  in  the  teaching,
research and extension dimensions.
Keywords: Identification. Diversity. Changes. Teaching. Federal Universities

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SILVA, JOELMA SOARES DA. IDENTIFICAÇÃO COM A DIVERSIDADE E ALTERAÇÕES NAS PRÁTICAS DE TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO MULTICASOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS. 2019. 397 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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