IDENTIFICAÇÃO COM A DIVERSIDADE E ALTERAÇÕES NAS PRÁTICAS DE
TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO MULTICASOS EM UNIVERSIDADES
FEDERAIS
Autor(es):
SILVA, JOELMA SOARES DA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
A diversidade faz parte da realidade do ser humano e está presente na sociedade e nos diversos tipos de organizações influenciado relações e dinâmica s da gestão. As universidades federais são exemplos de organizações plurais que precisam se antecipar ao debate desse tema. Diante desse contexto, o objetivo desta tese é compreender como as identificações de docentes de duas universidades federais com diferentes categorias de diversidade alteram suas práticas de trabalho nas dimensões ensino, pesquisa e extensão. A partir da perspectiva construcionista de identidade como processo de Hall (2014, 2015), problematizamos como as relações desenvolvidas entre docentes e diferentes categorias de diversidade alteram o desenvolvimento das práticas de trabalho de tais profissionais. Lançamos mão do olhar transdisciplinar das práticas sociais de Chouliaraki e Fairclough (1999) para descrever os momentos de práticas de extensão e pesquisa dos docentes voltadas à diversidade e posicioná-las como pontos de intercessão entre o contexto e os eventos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, qualitativa, descritiva e exploratória. Para tanto, realizamos estudo multicascos na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). As informações de pesquisa foram coletadas ou geradas por meio coleta documental, observação participante e não participante, conversações informais, diários e notas de campo, entrevistas semiestruturadas com gestores e entrevistas semiestruturadas em profundidade com docentes. Como modelos analíticos das informações de pesquisa, optamos pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e pela Análise de Discurso Crítica dialético-relacional de Chouliaraki e Fairclough (1999). Pelas análises, compreendemos que o processo de identificação com a diversidade com diferentes categorias de diversidade tem início na vida pessoal dos docentes provocando alterações nos seus interesses para desenvolver práticas de extensão e de pesquisa, bem como nas suas práticas de ensino e na postura perante aos alunos. As práticas de extensão e pesquisa sobre diversidade desenvolvidas por tais docentes, funcionam como ponto de interseção entre contexto e eventos, transformando problemas sociais em resultados acadêmicos que, por sua vez, são devolvidos à sociedade. Concluímos que, de maneiras distintas, os processos de identificação de docentes da UNILAB e da UFC com diferentes categorias de diversidade provocam alterações nas suas práticas de trabalho nas dimensões ensino, pesquisa e extensão. Palavras-chave: Identificação. Diversidade. Alterações. Trabalho docente. Universidades Federais.
Abstract:
Diversity is part of human being’s reality, and it is present in society and in the various types of organizations, influencing relationships and management dynamics. Federal Universities are an example of plural organizations that need to step ahead of this debate. Given this context, the purpose of this thesis is to understand how the identification of professors of two federal Universities, with different diversities, vary their work practices in the teaching, research and extension. From the identity’s constructivist perspective as a Hall's pr ocess (2014, 2015), we question how the relationships developed between teachers and different categories of diversity alter the development of working practices of those professionals. We use the transdisciplinary view of the social practices of Chouliaraki and Fairclough (1999) to describe the professors’ actions of extension and research, taking account of diversity, and to position them as an intersection between the context and the events. Methodologically, this is an interdisciplinary, qualitative, descriptive and exploratory research study. Therefore, we adopted a multi-case study on Federal University of Ceará (UFC) and The University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). Research data were gathered and generated by means of documentary collection, participant and non-participant observation, informal conversations, diaries and field notes, semi-structured interviews with managers and in-depth semi-structured interviews with the academia. Bardin’s (2011) analysis and the Dialectic-Relational Critical Discourse Analysis by Chouliaraki and Fairclough (1999) were used as analytical models of research data. After analyzing the data collected, we understood that the process of diversity identification, with different diversity categories, starts in the professors’ personal lives, affecting their interest in the development of extension and research practices, as well as in their teaching, and in their attitude towards the alumni. The extension and diversity research practices developed by these teachers act as a point of intersection between context and events, transforming social problems into academic results that , in turn, are returned to society. It was concluded that the processes of identification of UNILAB and UFC instruct ors, in view of different categories of diversity, produce changes in their work practices in the teaching, research and extension dimensions. Keywords: Identification. Diversity. Changes. Teaching. Federal Universities
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
SILVA, JOELMA SOARES DA. IDENTIFICAÇÃO COM A DIVERSIDADE E ALTERAÇÕES NAS PRÁTICAS DE
TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO MULTICASOS EM UNIVERSIDADES
FEDERAIS. 2019. 397 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1