Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS INFLUÊNCIAS DAS DIFERENÇAS GERACIONAIS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Autor(es):
SILVA, PATRÍCIA ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A  convivência  entre  diferentes  gerações  pode  levar  a  desafios  gerenciais  como  conflitos  e
necessidades  de  adequações  aos  valores  de  trabalho.  Entretanto,  entender  sobre  a  dinâmica
das  inter-relações  sociais  das  gerações  no  contexto  de  trabalho  carece  de  respostas  da
academia.  Dessa  forma,  a  presente  pesquisa  possui  como  objetivo  geral  compreender  as
influências das diferenças geracionais nas relações sociais de trabalho em uma Instituição de
Ensino  Superior,  à  luz  da  Psicodinâmica  do  Trabalho  (PDT).  A  PDT  foi  a  lente  teórica
escolhida  por  possibilitar  o  exame  do  tema  de  maneira  aprofundada,  não  se  limitando  à
dimensão  ambiental  externa,  mas  também  aos  conflitos  psicoafetivos,  subjetivos  e
intersubjetivos  existentes  no  trabalho.  Metodologicamente,  realizou-se  uma  pesquisa  com
abordagem  qualitativa  utilizando  dados  e  métodos  mistos  com  o  seguinte  delineamento:  (i)
aplicação  da  Escala  de  Avaliação  do  Contexto  de  Trabalho  revisitada,  finalizada  por  (ii)
entrevistas  semiestruturadas  em  profundidade  com  servidores  públicos  da  instituição  em
estudo  para  aprofundamento  das  questões  subjetivas  envolvidas  na  pesquisa.  Dados
quantitativos  foram  submetidos  à  estatística  descritiva  e  inferencial,  dados  qualitativos  à
Análise  dos  Núcleos  de  Sentido.  Como  resultados,  constatou-se  diferença  significativa  da
percepção  de  baby boomers  quanto ao contexto de trabalho e  às  relações socioprofissionais.
Identificou-se o fenômeno do isolamento geracional de baby boomers e geração X nos grupos
informais  de  que  geração  Y  e  Z  fazem  parte.  Além  disso,  a  vivência  do  medo  de  baby
boomers  foi identificada, quando do trabalho com gerações mais novas, pela insegurança de
que  suas  funções  sejam  para  eles  atribuídas.  Com  efeito,  a  compreensão  do  tema  pode
proporcionar  melhor  alinhamento  entre  as  competências  geracionais  e  os  objetivos  de
trabalho, bem como servir como norteador para definição de práticas de gestão de pessoas e
programas de qualidade de vida.
Palavras-chave: Gerações. Psicodinâmica do Trabalho. Instituição de Ensino Superior.

Abstract:
Coexistence between different generations can lead to management problems, such as conflict
and the need to adapt to the values  of work. However, understanding the dynamics of social
relations  between  generations  in  the  context  of work  requires  responses  from  the  academy.
This  research  aims  to  comprehend  the  influences  of  generational  differences  in  social
relations at work in a Higher Education Institution, in light of the Psychodynamics of Work
(POW).  The POW was the chosen theoretical approach because it allowed the subject to be
examined in depth, without limiting itself to the external environmental dimension, but also to
the  psycho-affective,  subjective  and  intersubjective  conflicts  existing  in  the  work.
Methodologically, a qualitative research was conducted using mixed data and methods, with
the following concepts: (i) application of the revised work context assessment scale, finalized
by  (ii)  in-depth  interviews  semi-structured  with  public  servers  of  the  institution  studied,  to
deepen the subjective questions of research. Quantitative data were subjected to descriptive
and inferential statistics, qualitative data to Sense Nucleus Analysis. As a result, there was a
significant  difference  in  the  perception  of  baby  boomers  with  respect  to  work  context  and
socio-professional relationships. The phenomenon of generational isolation of baby boomers
and generation X has been identified in the informal groups whose generations Y and Z are
part of it. In addition, the experience of baby boomer fear has been identified in collaboration
with  younger  generations  because  of  the  insecurity  that  their  roles  are  assigned  to  them.
Indeed, understanding the theme can provide better alignment between generational skills and
work objectives, as well as serve  as a guide for  defining people management practices  and
quality of life programs.
Keywords: Generations. Psychodynamics of Work. Higher Education Institution.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, PATRÍCIA ARAÚJO. AS INFLUÊNCIAS DAS DIFERENÇAS GERACIONAIS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1