AS INFLUÊNCIAS DAS DIFERENÇAS GERACIONAIS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE
TRABALHO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, À LUZ DA
PSICODINÂMICA DO TRABALHO
Autor(es):
SILVA, PATRÍCIA ARAÚJO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
A convivência entre diferentes gerações pode levar a desafios gerenciais como conflitos e necessidades de adequações aos valores de trabalho. Entretanto, entender sobre a dinâmica das inter-relações sociais das gerações no contexto de trabalho carece de respostas da academia. Dessa forma, a presente pesquisa possui como objetivo geral compreender as influências das diferenças geracionais nas relações sociais de trabalho em uma Instituição de Ensino Superior, à luz da Psicodinâmica do Trabalho (PDT). A PDT foi a lente teórica escolhida por possibilitar o exame do tema de maneira aprofundada, não se limitando à dimensão ambiental externa, mas também aos conflitos psicoafetivos, subjetivos e intersubjetivos existentes no trabalho. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa utilizando dados e métodos mistos com o seguinte delineamento: (i) aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho revisitada, finalizada por (ii) entrevistas semiestruturadas em profundidade com servidores públicos da instituição em estudo para aprofundamento das questões subjetivas envolvidas na pesquisa. Dados quantitativos foram submetidos à estatística descritiva e inferencial, dados qualitativos à Análise dos Núcleos de Sentido. Como resultados, constatou-se diferença significativa da percepção de baby boomers quanto ao contexto de trabalho e às relações socioprofissionais. Identificou-se o fenômeno do isolamento geracional de baby boomers e geração X nos grupos informais de que geração Y e Z fazem parte. Além disso, a vivência do medo de baby boomers foi identificada, quando do trabalho com gerações mais novas, pela insegurança de que suas funções sejam para eles atribuídas. Com efeito, a compreensão do tema pode proporcionar melhor alinhamento entre as competências geracionais e os objetivos de trabalho, bem como servir como norteador para definição de práticas de gestão de pessoas e programas de qualidade de vida. Palavras-chave: Gerações. Psicodinâmica do Trabalho. Instituição de Ensino Superior.
Abstract:
Coexistence between different generations can lead to management problems, such as conflict and the need to adapt to the values of work. However, understanding the dynamics of social relations between generations in the context of work requires responses from the academy. This research aims to comprehend the influences of generational differences in social relations at work in a Higher Education Institution, in light of the Psychodynamics of Work (POW). The POW was the chosen theoretical approach because it allowed the subject to be examined in depth, without limiting itself to the external environmental dimension, but also to the psycho-affective, subjective and intersubjective conflicts existing in the work. Methodologically, a qualitative research was conducted using mixed data and methods, with the following concepts: (i) application of the revised work context assessment scale, finalized by (ii) in-depth interviews semi-structured with public servers of the institution studied, to deepen the subjective questions of research. Quantitative data were subjected to descriptive and inferential statistics, qualitative data to Sense Nucleus Analysis. As a result, there was a significant difference in the perception of baby boomers with respect to work context and socio-professional relationships. The phenomenon of generational isolation of baby boomers and generation X has been identified in the informal groups whose generations Y and Z are part of it. In addition, the experience of baby boomer fear has been identified in collaboration with younger generations because of the insecurity that their roles are assigned to them. Indeed, understanding the theme can provide better alignment between generational skills and work objectives, as well as serve as a guide for defining people management practices and quality of life programs. Keywords: Generations. Psychodynamics of Work. Higher Education Institution.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SILVA, PATRÍCIA ARAÚJO. AS INFLUÊNCIAS DAS DIFERENÇAS GERACIONAIS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE
TRABALHO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, À LUZ DA
PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1