FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UECE
Autor(es):
PACHECO, MAYARA ALVES LOIOLA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Este estudo situa-se na área de Formação de Professores e integra o núcleo de História e Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Esta pesquisa tem como objetivo identificar, assumindo uma postura cartográfica durante a investigação, as trajetórias formativas, a aquisição dos saberes docentes e a constituição das práticas de ensino dos professores bacharéis do curso de Medicina Veterinária da UECE. Embora esta pesquisa se relacione a um contexto particular de formação de professores na instituição mencionada, suas preocupações e reflexões teóricas e práticas vão além deste espaço institucional e podem servir de guia para diferentes instituições e cursos de bacharelado que visem aprimorar a formação de seus professores, contribuindo para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O questionamento central que motivou essa investigação visa compreender como médicos veterinários se constituíram professores. É importante lembrar que os profissionais bacharéis não tiveram uma formação voltada para a docência, porém seguiram pelo campo da academia e se tornaram professores. A pesquisa se justifica pela indefinição que circunda a formação pedagógica dos professores universitários na atualidade. Configura- -se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso (BOGDAN e BIKLEN, 1995; MINAYO, 2001; ESTEBAN, 2010; TRIVINÕS, 1987; MANZINI, 1990, 1991 e LAKATOS e MARCONI, 2001) cujo referencial teórico e metodológico se fundamenta na postura cartográfica (PASSOS, KASTRUP e ESCÓCIA, 2015, DELEUZE e GUATTARI, 1995; FONSECA, NASCIMENTO e MARASCHIN, 2012 e SILVA NETA, MAGALHÃES JÚNIOR e MACHADO, 2019). Uma pesquisa sobre a trajetória de formação dos professores pressupõe e possibilita revelar os caminhos trilhados, diálogos e perspectivas acerca dos saberes e das práticas docentes, o que a direcionou prioritariamente aos estudos de Tardif (2002), Tardif e Lessard, (2007) e Gauthier et al. (1998). Ao finalizar esta pesquisa, pôde-se afirmar que as trajetórias para mudanças futuras são diversas, mas algumas já estão em andamento dentro da UECE, como o Plano de Desenvolvimento Profissional Docente e a Semana Pedagógica. A investigação apontou a necessidade de uma assessoria da Pró-Reitoria de Graduação junto às coordenações e ao NDE com o intuito de direcionar as melhores opções para uma efetiva formação continuada em serviço para os professores do curso de medicina veterinária, utilizando os espaços de vivências já existentes no curso, partindo do pressuposto de que é necessário escutar os docentes para se obter uma formação coletiva e significativa que ultrapasse o mero treinamento não inovador. Palavras-chave: Formação Docente. Saberes Docentes. Práticas de Ensino. Professores Bacharéis.
Abstract:
This study is located in the Teacher Training area and integrates the core of History and Educational Evaluation of the Graduate Program in Education (PPGE) of State University of Ceará (UECE). This research aims to identify, assuming a cartographic stance during the investigation, the formative paths, the acquisition of teaching knowledge and constitution of the teaching practices of the bachelor teachers of the Veterinary Medicine course at UECE. Although this research relates to a particular context of teacher training in the institution mentioned, its concerns and theoretical and practical reflections go beyond this institutional space and may serve as a guide for different institutions and bachelor degree courses that aim to improve the education of their teachers, contributing to the quality of teaching and learning process. The central question that motivated this investigation is to understand how veterinarians were made teachers. It is important to remember that bachelor professionals did not have a training focused on teaching, but went through the teaching field and became teachers. The research is justified by the indefinition that surrounds the pedagogical training of nowadays university teachers. It is a research with a qualitative approach, in which a case study was carried out (Bogdan and Biklen, 1995; Minayo, 2001; Esteban, 2010; Trivinõs, 1987; Manzini, 1990, 1991 and Lakatos and Marconi, 2001) which the theoric and methodological reference is based on the cartographic posture (Passos, Kastrup and Escócia, 2015, Deleuze and Guattari, 1995; Fonseca, Nascimento and Maraschin, 2012 and Silva Neta, Magalhães Júnior and Machado, 2019). A research about the trajectory of teacher education presupposes and makes it possible to reveal the path taken, dialogues and perspectives about teaching knowledge and practices, which mainly directed it to Tardif's studies (2002), Tardif and Lessard (2007) and Gauthier. et al. (1998). By finishing this research it can be stated that the paths for future changes are diverse, but some are already in progress within UECE, such as the Teaching Professional Development Plan and the Pedagogical Week. The investigation pointed the need for advice from the Graduation Pró-Rectory with the coordinations and the NDE is pointed in order to direct the best options for a effective formation continued in service for the teachers from the veterinary medicine course, using the living spaces already existing in the course, assuming that it is necessary to listen to teachers to obtain a meaningful and collective formation that goes beyond mere training not innovative. Keywords: Teacher Training. Teaching knowledge. Teaching Practices. Bachelor teachers.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
PACHECO, MAYARA ALVES LOIOLA. FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UECE. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1