O RISO PROFANO: CARNAVALIZAÇÃO NO AUDIOLIVRO ÊXODO, NOS BASTIDORES DA BÍBLIA, DE CARLOS RUAS
Autor(es):
Lima, Luana Ribeiro de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Esta pesquisa, situada na área de Linguística Aplicada, serve-se, teórico e metodologicamente, dos trabalhos desenvolvidos pelos estudos bakhtinianos, que alicerçam a criação da Análise Dialógica do Discurso e a proposta da teoria da carnavalização. Dessa maneira, fundamentamo-nos, principalmente, em Bakhtin (1993; 2002; 2018) e Bakhtin/Voloshinov (2006), assim como em autores contemporâneos que se debruçam sobre os estudos relacionados à perspectiva círculo-bakhtiniana da linguagem, tais como Brait (2003; 2010; 2013; 2016), Fiorin (2016a; 2016b), Faraco (2009), De Paula (2013), entre outros. O objetivo desta pesquisa é, pois, investigar o texto paródico do audiolivro Êxodo, Nos bastidores da Bíblia (EBB), de modo a perceber como a carnavalização bakhtiniana se faz presente nesta obra de Carlos Ruas. Produzido em 2016 pela plataforma brasileira de audiolivros Tocalivros, o audiolivro EBB é uma paródia da narrativa bíblica encontrada nos livros do Antigo Testamento, mais precisamente nos primeiros livros, que compõem o chamado Pentateuco. A narrativa de Ruas, à semelhança do texto bíblico, traz ao ouvinte a história de libertação do povo hebreu que, guiado por Moisés, enfrenta diversos obstáculos em seu percurso rumo à terra prometida por Deus. Por outro lado, diferentemente da narrativa das escrituras sagradas, Ruas conta essa história ao revés. Realizando uma pesquisa qualitativa de viés interpretativista, procedemos à análise do corpus em que se constatou que a versão paródica criada por Ruas constrói uma imagem carnavalizada do relato bíblico ao dessacralizar a natureza e as ações divinas, apresentando um Deus corrompido moral e psicologicamente. Além disso, Ruas também profana o texto sagrado ao apresentar, por meio do riso carnavalizado, personagens bíblicas fora da sua lógica habitual, como ocorre com as personagens Moisés, Luci e com o próprio narrador da história. A partir disso, este estudo evidenciou a predominância da categoria da cosmovisão carnavalesca denominada profanação, que aparece, na paródia carnavalizada de Ruas, conectada a outras categorias carnavalescas, como o livre contato familiar e as mésalliances carnavalescas. Por tudo isso, pode-se afirmar que o discurso parodístico de EBB ressignifica o texto bíblico a partir de vários aspectos da cosmovisão carnavalesca, os quais lhe atribuem sentidos valorativos incomuns ao discurso religioso judaico-cristão, uma vez que profanam uma narrativa que é, para muitos, sagrada. Palavras-chave: Análise Dialógica do Discurso. Carnavalização. Paródia. Narrativa Bíblica. Audiolivro Êxodo, Nos bastidores da Bíblia.
Abstract:
This research, located in the area of Applied Linguistics, uses, theoretically and methodologically, the works developed by the Bakhtinian studies, which support the creation of the Dialogical Discourse Analysis and the proposal of the theory of carnavalization. Thus, we base ourselves mainly on Bakhtin (1993; 2002; 2018) and Bakhtin/Voloshinov (2006), as well as on contemporary authors who focus on studies related to the perspective of language of the Bakhtin Circle, such as Brait ( 2003; 2010; 2013; 2016), Fiorin (2016a; 2016b), Faraco (2009), De Paula (2013), among others. The objective of this research is therefore to investigate the parodic text of the audiobook Êxodo, Nos bastidores da Bíblia (EBB), in order to understand how the Bakhtinian carnivalization is present in this work by Carlos Ruas. Produced in 2016 by the Brazilian audiobook platform Tocalivros, the EBB audiobook is a parody of the biblical narrative found in the Old Testament books, more precisely in the early books that make up the so-called Pentateuch. The narrative of Ruas, similar to the biblical text, brings to the listener the story of the liberation of the Hebrew people who, guided by Moses, face various obstacles on their way to God's promised land. On the other hand, unlike the narrative of the Holy Scriptures, Ruas tells this story in reverse. Carrying out a qualitative research of interpretative bias, we proceed to the analysis of the corpus in which it was found that the parodic version created by Ruas builds a carnavalized image of the biblical account by desecrating the divine nature and actions, presenting a morally and psychologically corrupted God. In addition, Ruas also defiles the sacred text by presenting, through carnivalesque laughter, biblical characters out of their usual logic, as with the characters Moses, Luci, and the storyteller himself. From this, this study showed the predominance of the carnivalesque worldview category called profanation, which appears in the carnivalesque parody of Ruas, connected to other carnivalesque categories, such as the free and family contact and the carnivalistic mésalliances. For all these reasons, it can be argued that EBB's parodistic discourse re-signifies the biblical text from various aspects of the carnivalesque worldview, which attribute to it uncommon valuative meanings to the Judeo-Christian religious discourse, since they profane a narrative that is, for many, sacred. Keywords: Dialogical Discourse Analysis. Carnavalization. Parody. Biblical Narrative. Audiobook Êxodo, Nos bastidores da Bíblia.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Lima, Luana Ribeiro de. O RISO PROFANO: CARNAVALIZAÇÃO NO AUDIOLIVRO ÊXODO, NOS BASTIDORES DA BÍBLIA, DE CARLOS RUAS. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
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