Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O RISO PROFANO: CARNAVALIZAÇÃO NO AUDIOLIVRO ÊXODO, NOS BASTIDORES DA BÍBLIA, DE CARLOS RUAS

Autor(es):
Lima, Luana Ribeiro de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta pesquisa, situada na área de Linguística Aplicada, serve-se, teórico e metodologicamente,
dos trabalhos desenvolvidos pelos estudos bakhtinianos, que alicerçam a criação da Análise
Dialógica do Discurso e a proposta da teoria da carnavalização. Dessa maneira,
fundamentamo-nos, principalmente, em Bakhtin (1993; 2002; 2018) e Bakhtin/Voloshinov
(2006), assim como em autores contemporâneos que se debruçam sobre os estudos
relacionados à perspectiva círculo-bakhtiniana da linguagem, tais como Brait (2003; 2010;
2013; 2016), Fiorin (2016a; 2016b), Faraco (2009), De Paula (2013), entre outros. O objetivo
desta pesquisa é, pois, investigar o texto paródico do audiolivro Êxodo, Nos bastidores da
Bíblia (EBB), de modo a perceber como a carnavalização bakhtiniana se faz presente nesta
obra de Carlos Ruas. Produzido em 2016 pela plataforma brasileira de audiolivros Tocalivros,
o audiolivro EBB é uma paródia da narrativa bíblica encontrada nos livros do Antigo
Testamento, mais precisamente nos primeiros livros, que compõem o chamado Pentateuco. A
narrativa de Ruas, à semelhança do texto bíblico, traz ao ouvinte a história de libertação do
povo hebreu que, guiado por Moisés, enfrenta diversos obstáculos em seu percurso rumo à
terra prometida por Deus. Por outro lado, diferentemente da narrativa das escrituras sagradas,
Ruas conta essa história ao revés. Realizando uma pesquisa qualitativa de viés
interpretativista, procedemos à análise do corpus em que se constatou que a versão paródica
criada por Ruas constrói uma imagem carnavalizada do relato bíblico ao dessacralizar a
natureza e as ações divinas, apresentando um Deus corrompido moral e psicologicamente.
Além disso, Ruas também profana o texto sagrado ao apresentar, por meio do riso
carnavalizado, personagens bíblicas fora da sua lógica habitual, como ocorre com as
personagens Moisés, Luci e com o próprio narrador da história. A partir disso, este estudo
evidenciou a predominância da categoria da cosmovisão carnavalesca denominada
profanação, que aparece, na paródia carnavalizada de Ruas, conectada a outras categorias
carnavalescas, como o livre contato familiar e as mésalliances carnavalescas. Por tudo isso,
pode-se afirmar que o discurso parodístico de EBB ressignifica o texto bíblico a partir de
vários aspectos da cosmovisão carnavalesca, os quais lhe atribuem sentidos valorativos
incomuns ao discurso religioso judaico-cristão, uma vez que profanam uma narrativa que é,
para muitos, sagrada.
Palavras-chave: Análise Dialógica do Discurso. Carnavalização. Paródia. Narrativa Bíblica.
Audiolivro Êxodo, Nos bastidores da Bíblia.

Abstract:
This research, located in the area of Applied Linguistics, uses, theoretically and
methodologically, the works developed by the Bakhtinian studies, which support the creation
of the Dialogical Discourse Analysis and the proposal of the theory of carnavalization. Thus,
we base ourselves mainly on Bakhtin (1993; 2002; 2018) and Bakhtin/Voloshinov (2006), as
well as on contemporary authors who focus on studies related to the perspective of language
of the Bakhtin Circle, such as Brait ( 2003; 2010; 2013; 2016), Fiorin (2016a; 2016b), Faraco
(2009), De Paula (2013), among others. The objective of this research is therefore to
investigate the parodic text of the audiobook Êxodo, Nos bastidores da Bíblia (EBB), in order
to understand how the Bakhtinian carnivalization is present in this work by Carlos Ruas.
Produced in 2016 by the Brazilian audiobook platform Tocalivros, the EBB audiobook is a
parody of the biblical narrative found in the Old Testament books, more precisely in the early
books that make up the so-called Pentateuch. The narrative of Ruas, similar to the biblical
text, brings to the listener the story of the liberation of the Hebrew people who, guided by
Moses, face various obstacles on their way to God's promised land. On the other hand, unlike
the narrative of the Holy Scriptures, Ruas tells this story in reverse. Carrying out a qualitative
research of interpretative bias, we proceed to the analysis of the corpus in which it was found
that the parodic version created by Ruas builds a carnavalized image of the biblical account
by desecrating the divine nature and actions, presenting a morally and psychologically
corrupted God. In addition, Ruas also defiles the sacred text by presenting, through
carnivalesque laughter, biblical characters out of their usual logic, as with the characters
Moses, Luci, and the storyteller himself. From this, this study showed the predominance of
the carnivalesque worldview category called profanation, which appears in the carnivalesque
parody of Ruas, connected to other carnivalesque categories, such as the free and family
contact and the carnivalistic mésalliances. For all these reasons, it can be argued that EBB's
parodistic discourse re-signifies the biblical text from various aspects of the carnivalesque
worldview, which attribute to it uncommon valuative meanings to the Judeo-Christian
religious discourse, since they profane a narrative that is, for many, sacred.
Keywords: Dialogical Discourse Analysis. Carnavalization. Parody. Biblical Narrative.
Audiobook Êxodo, Nos bastidores da Bíblia.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Luana Ribeiro de. O RISO PROFANO: CARNAVALIZAÇÃO NO AUDIOLIVRO ÊXODO, NOS BASTIDORES DA BÍBLIA, DE CARLOS RUAS. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1