POLÍTICA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR TÉCNICO: O CASO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ
Autor(es):
MONTEIRO, KAROLINE MATOS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Esta dissertação busca compreender como é tratada a questão da formação para docência dos professores da base técnica das escolas estaduais de educação profissional do Ceará através dos programas implementados e da visão dos sujeitos envolvidos na política de educação profissional. Como metodologia de pesquisa foi feito o estudo dos principais documentos da legislação que versam sobre o tema de formação de professores para educação profissional e técnica no Brasil. Posteriormente, fizemos um levantamento de dados sobre a rede de educação profissional do Ceará com o objetivo específico de construir um retrato da rede, desde de sua criação em 2008 a partir do programa do governo federal Brasil Profissionalizado. Apresentamos também dados sobre expansão, investimentos e contratação de professores para base técnica. A partir destes levantamentos, fizemos uma pesquisa de campo na qual entrevistamos o coordenador da coordenadoria de educação profissional do Ceará e os gestores e professores da base técnica da EEEP Professor Onélio Porto em busca de delimitar a visão dos sujeitos sobre a formação docente dos professores da base técnica. Constatamos que, atualmente, a formação de professores para educação profissional do Ceará ainda é um tópico em construção, apesar de fazer parte da agenda institucional, e o que existe faz parte de um esforço individual de gestores e professores que buscam empreender um processo auto-formativo com base em suas vivências diárias em sala de aula. Não há, então, uma política ou programa concreto que vise beneficiar os docentes da base técnica das escolas profissionais e está projeção ainda se encontra distante da realidade, o que é um desafio para a rede que se encontra em plena consolidação. Palavras-chave: Políticas Públicas. Formação de professores. Educação profissional. Base técnica.
Abstract:
This dissertation pursues to comprehend how is treated the matter of teaching formation in Professional and Technological education public policy in the state of Ceará through implemented programs and the perceptions of the subjects involved in the policy. As a research methodology was made the study of the main documents of the legislation that deal with the theme of teacher training for professional and technical education in Brazil. Subsequently, we made a data collection on the professional education network of Ceará with the specific aim of building a picture of the network, since its creation in 2008 from the program of the federal government Brasil Profissionalizado. We also present data on expansion, investments and hiring of teachers for technical base. From these surveys, we conducted a field research in which we interviewed the coordinator of the professional education office of Ceará and the school managers and teachers of the technical base of EEEP Professor Onélio Porto in order to narrow down the perceptions of the subjects on teaching formation of technical teachers. We note that, currently, teaching formation for professional education in Ceará is still a topic under construction, despite being part of the institutional agenda, and what exists is part of an individual effort of managers and teachers who seek to undertake a self- based on their daily classroom experiences. There is, therefore, no concrete policy or program that aims to benefit teachers from the technical base of Professional and Technological schools and this projection is still far from reality, which is a challenge for the network that is in full consolidation. Keywords: Public policies. Teaching formation. Professional and Technological Education. Technical Teachers.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
MONTEIRO, KAROLINE MATOS. POLÍTICA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR TÉCNICO: O CASO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
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