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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR TÉCNICO: O CASO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

Autor(es):
MONTEIRO, KAROLINE MATOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação busca compreender como é tratada a questão da formação para
docência dos professores da base técnica das escolas estaduais de educação
profissional do Ceará através dos programas implementados e da visão dos sujeitos
envolvidos na política de educação profissional. Como metodologia de pesquisa foi
feito o estudo dos principais documentos da legislação que versam sobre o tema de
formação de professores para educação profissional e técnica no Brasil.
Posteriormente, fizemos um levantamento de dados sobre a rede de educação
profissional do Ceará com o objetivo específico de construir um retrato da rede,
desde de sua criação em 2008 a partir do programa do governo federal Brasil
Profissionalizado. Apresentamos também dados sobre expansão, investimentos e
contratação de professores para base técnica. A partir destes levantamentos,
fizemos uma pesquisa de campo na qual entrevistamos o coordenador da
coordenadoria de educação profissional do Ceará e os gestores e professores da
base técnica da EEEP Professor Onélio Porto em busca de delimitar a visão dos
sujeitos sobre a formação docente dos professores da base técnica. Constatamos
que, atualmente, a formação de professores para educação profissional do Ceará
ainda é um tópico em construção, apesar de fazer parte da agenda institucional, e o
que existe faz parte de um esforço individual de gestores e professores que buscam
empreender um processo auto-formativo com base em suas vivências diárias em
sala de aula. Não há, então, uma política ou programa concreto que vise beneficiar
os docentes da base técnica das escolas profissionais e está projeção ainda se
encontra distante da realidade, o que é um desafio para a rede que se encontra em
plena consolidação.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Formação de professores. Educação
profissional. Base técnica.

Abstract:
This dissertation pursues to comprehend how is treated the matter of teaching
formation in Professional and Technological education public policy in the state of
Ceará through implemented programs and the perceptions of the subjects involved in
the policy. As a research methodology was made the study of the main documents of
the legislation that deal with the theme of teacher training for professional and
technical education in Brazil. Subsequently, we made a data collection on the
professional education network of Ceará with the specific aim of building a picture of
the network, since its creation in 2008 from the program of the federal
government Brasil Profissionalizado. We also present data on expansion,
investments and hiring of teachers for technical base. From these surveys, we
conducted a field research in which we interviewed the coordinator of the
professional education office of Ceará and the school managers and teachers of the
technical base of EEEP Professor Onélio Porto in order to narrow down the
perceptions of the subjects on teaching formation of technical teachers. We note that,
currently, teaching formation for professional education in Ceará is still a topic under
construction, despite being part of the institutional agenda, and what exists is part of
an individual effort of managers and teachers who seek to undertake a self- based on
their daily classroom experiences. There is, therefore, no concrete policy or program
that aims to benefit teachers from the technical base of Professional and
Technological schools and this projection is still far from reality, which is a challenge
for the network that is in full consolidation.
Keywords: Public policies. Teaching formation. Professional and Technological
Education. Technical Teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MONTEIRO, KAROLINE MATOS. POLÍTICA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR TÉCNICO: O CASO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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