Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MARCHAS DA INFÂNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSIVAS DE RESISTÊNCIA DAS CRIANÇAS DO ACAMPAMENTO JOSÉ MARIA DO TOMÉ - CHAPADA DO APODI-CE

Autor(es):
Autor não cadastrado

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Comprometemo-nos neste trabalho a estudar a participação das crianças do acampamento Zé
Maria do Tomé- Chapada do Apodi, Ceará, no processo de luta pela terra que se inscreve no
campo de lutas e tensões por território entre o campesinato e o agronegócio na Região do
Vale do Jaguaribe, desde a implantação das agroindústrias de fruticultura de exportação, a
partir da década de 1990, quando foi instalado o Perímetro Irrigado Jaguaribe – Apodi. Neste
contexto, decidimos olhá-las enquanto sujeitos de sua infância, observando sua capacidade de
agir, se relacionar, aprender e construir práticas educativas e discursivas que dialogam com a
resistência deste coletivo. Em igual importância, nós nos propusemos a refletir como a própria
luta e vivência dentro de um movimento social atuam na formação humana e política das
crianças que dele participam. Fomos motivados nessa pesquisa pela possibilidade de
evidenciar o protagonismo infantil dentro de acampamentos organizados por movimentos
sociais, buscando acessar o universo da infância Sem Terra em suas vivências, construções,
práticas e discursos contra-hegemônicos, a partir da própria percepção das crianças. Durante
muito tempo e ainda na contemporaneidade, a criança é considerada pela classe dominante
como um indivíduo cuja  voz é secundaria. Dessa forma, pensar a vivência de uma criança em
acampamentos dos movimentos sociais é fazer um exercício das possibilidades e novos
valores de formação humana que estas podem construir, é tirá-las do lugar comum a que vêm
sendo colocadas pela sociedade capitalista. No que se refere ao arcabouço teórico-
metodológico que orientou nossa pesquisa, trabalhamos com as seguintes dimensões de
estudo: a “criança”, em sua relação de aprendizado com a luta social e organização do
coletivo; os “Movimentos Sociais do Campo”, que têm atuado em ações político-educativas
dentro da realidade do Acampamento, o qual apresenta o MST em sua base organizativa; a
“Educação Não-Formal”, dimensão da Educação que legitima o seio dos movimentos sociais,
e também, os acampamentos e assentamentos como espaços onde podem ocorrer processos de
formação e educação; e a “Análise do Discurso Crítica (ADC)”, perspectiva de análise que foi
fundamental para nortear nossas reflexões acerca das práticas educativas e discursivas das
crianças desta realidade. No desenvolvimento deste estudo, também fizemos uso de
procedimentos de natureza etnográfica, com vista a melhor captar a prática dos sujeitos no
cotidiano do acampamento, dentre os quais: a observação participante, notas de campo, grupo
focal, entrevistas focalizadas e quatro oficinas pedagógicas com as crianças. Os resultados da
pesquisa indicam que nos cenários da luta as crianças desempenham papeis políticos,
expressando formas próprias de construir e visibilizar suas ações e discursos de


9

 

enfrentamento, a exemplo, na ocasião em que seus desenhos sobre a vida no Acampamento
foram utilizados para defender o direito à água na produção familiar ou mesmo quando se
sentiram seguras e fortes para permanecer junto a seus pais e companheiros nas frentes de
luta, somando forças, vozes, enriquecendo as místicas, recuperando a memória da luta de uma
forma lúdica, sensível e revolucionária. Assim, inferimos que elas estão junto a seus pais nos
momentos de formações, reuniões, assembleias, plenárias. Aprendem sobre o plantar e o
colher, a ter suas preferências e suas próprias iniciativas de luta. Neste sentido, analisamos
que as crianças constroem a si mesmas enquanto se relacionam com seu coletivo, observam e
aprendem no meio em que vivem. Nos espaços de luta constroem sua identidade Sem
Terrinha, definindo suas representações e elaborando e reelaborando discursos e práticas que
dialogam com a resistência do Movimento que vivenciam.

 

Palavras–chave: Crianças. Acampamento Zé Maria do Tomé. Espaços de luta. Movimentos
Sociais. Práticas educativas e discursivas 

Abstract:
We commit ourselves in this work to study the participation of the children of the camp Zé
Maria do Tomé - Chapada do Apodi, Ceará, in the process of struggle for land that is part of
the field of struggles and tensions for territory between the peasantry and agribusiness in Vale
do Jaguaribe, since the implantation of export fruit farming agroindustries since the 1990s
when it was installed the Irrigated Perimeter Jaguaribe – Apodi. In this context, we decided to
look at them as subjects of their childhood, observing their ability to act, relate, learn and
construct educational and discursive practices that dialogue with the resistance of this
collective. Equally important, we propose to reflect how the struggle itself and its experience
within a social movement act in the human and political formation of the children who
participate in it. We were motivated in this research by the possibility of highlighting
children's protagonism within camps organized by social movements, seeking to access the
universe of Earthless childhood in their experiences, constructions, practices and counter-
hegemonic discourses, from the children's own perception. For a long time and still in the
present time, the child is considered by the ruling class as an individual who has no voice. In
this way, to think about the experience of a child in social movements' camps is to make an
exercise of the possibilities and new values of human formation that they can build, and to
remove it from the common place to which it is being placed by capitalist society. With
regard to the theoretical-methodological framework that guided our research, we work with
the following study dimensions: the "child", in its relation of learning with the social struggle
and organization of the collective; the "Social Movements of the Field", which has acted in
political-educational actions within the reality of the Camp, which has the MST in the
organizational base of the Camp; "non-formal education", the dimension of education that
legitimates social movements, as well as camps and settlements as spaces where training and
education processes can take place; and "Critical discourse analysis (CDA)", an analysis
perspective that was fundamental to guide our reflections on the educational and discursive
practices of children of this reality. In the development of this study, we also used
ethnographic procedures, in order to better capture the subjects' practice in the daily routine of
the camp, such as: participant observation, field notes, focus group, focused interviews and
four pedagogical workshops with the children. The research results indicate that in the fight
scenarios children play political roles, expressing their own ways of constructing and making
visible their actions and discourses of confrontation, for example, when their drawings about
life in the Camp were used to defend the right to water in the family production or even when


11

 

they felt safe and strong to stay with their parents and companions in the fronts of struggle,
adding forces, voices, enriching the mystics, recovering the memory of the fight in a playful,
sensitive and revolutionary way. Thus, we infer that they are together with their parents in
times of formation, meetings, assemblies, plenaries. They learn about planting, harvesting,
having their preferences and initiatives. In this sense, we analyze that children construct
themselves as they relate to their collective, observe and learn in the environment in which
they live. In the spaces of struggle they construct their identity, defining their representations
and elaborating and reworking discourses and practices that dialogue with the resistance of
the Movement that they experience.

 

Keywords: Earthless Children. Spaces of strugggle. Zé Maria do Tomé camp. Social
movements. Educational and discursive practices.  

 

 

 

 

 

 

 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Autor não cadastrado. MARCHAS DA INFÂNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSIVAS DE RESISTÊNCIA DAS CRIANÇAS DO ACAMPAMENTO JOSÉ MARIA DO TOMÉ - CHAPADA DO APODI-CE. 2019. 209 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1