O fenômeno da moda não consiste apenas em novas tendências e não se limita a
variações periódicas que se introduzem no vestuário: está ligado à modernidade.
Quando procura pela renovação das formas expressivas, existe uma eterna procura pelo
novo. Assim, tudo que acontece no mundo serve de inspirações e pesquisa na moda. O
design se constitui uma ferramenta que incorpora aos produtos novidades e valores, que
transcendem sua funcionalidade e dão “alma” aos objetos, atendendo as demandas
sensoriais dos consumidores. Considerando o contexto da cadeia produtiva da moda,
esta dissertação tem como objetivo descrever os processos de design como agregação de
valor no segmento do jeanswear. Primeiramente, foi desenvolvida uma revisão
bibliográfica acerca dos seguintes temas: moda, indústria da moda, o design como
inovação e agregação de valor, segmento jeanswear, relacionando, por fim, estes temas
a discussão da cadeia produtiva da moda. Em termos metodológicos a pesquisa se
caracteriza como de natureza qualitativa, tendo utilizado a estratégia do estudo de caso.
Com base nos objetivos do estudo, foram utilizados como técnicas de coleta de dados o
levantamento documental, a observação, sendo ainda desenvolvido um roteiro de
entrevistas semiestruturado que foi aplicado a gestora e designer de uma pequena
empresa de confecção jeans participante da cadeia produtiva da moda de Fortaleza. O
roteiro da entrevista apresenta um texto introdutório ao tema abordado na pesquisa,
articulando em seguida os seguintes blocos temáticos: (1) Caracterização do
respondente; Caracterização da empresa sob estudo; (2) Questões ligadas ao fenômeno
da moda; Questões referentes à indústria da moda e do segmento Jeanswear; (3) Gestão
do design; Processos de design; Papel do gestor de design de moda; definição do local
do design na estrutura empresarial; (4) E, por fim, questões relacionadas à cadeia
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produtiva da moda. O plano de análise foi constituído visando à transcrição,
organização e análise qualitativa dos dados e informações coletadas por meio dos
documentos compilados, das observações realizadas e da aplicação do roteiro de
entrevista. Para a análise foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. De maneira
geral os objetivos específicos do estudo foram bem atendidos, pois se constatou que: (1)
a cadeia produtiva de moda e do segmento jeanswear, apesar de possuírem os mesmos
elementos, se diferem, pois na cadeia produtiva da moda a etapa do
beneficiamento/acabamento ocorre antes da confecção, o mesmo não ocorre na cadeia
produtiva do segmento jeanswear, ou seja, o acabamento/beneficiamento ocorre depois
da confecção. (2) Foi verificado que o processo do design pode agregar valor de duas
maneiras: minimizando os custos ou maximizando o valor do bem. Desta forma este
processo se constitui em um importante instrumento de competitividade na cadeia, pois
propicia: maior diferenciação, melhor qualidade, maior agregação de valor ao produto,
com a introdução de inovação contínua. (3) Quanto à atuação do design na agregação de
valor na cadeia produtiva da moda, está sendo empregado, em várias fases da cadeia
produtiva, desde a escolha dos fios a serem tecidos, na criação, modelagem, confecção,
indo até o acabamento/beneficiamento, propiciando as várias possibilidades que o
designer possa possibilitar. Por meio deste estudo, inferiu-se ainda que a integração da
cadeia produtiva de moda torna-se um fator preponderante para seu bom desempenho.
Ao final do trabalho, indicações de possíveis aprimoramentos em futuras pesquisas são
discutidas, assim como recomendações ao setor de moda.
Palavras-chave: Moda; Design; Cadeia Produtiva; Jeanswear.