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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A CADEIA PRODUTIVA DA MODA: O DESIGN COMO AGREGAÇÃO DE VALOR NO SEGMENTO DO JEANSWEAR

Autor(es):
FROTA, GLEILDES DOS SANTOS LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O fenômeno da moda não consiste apenas em novas tendências e não se limita a
variações periódicas que se introduzem no vestuário: está ligado à modernidade.
Quando procura pela renovação das formas expressivas, existe uma eterna procura pelo
novo. Assim, tudo que acontece no mundo serve de inspirações e pesquisa na moda. O
design se constitui uma ferramenta que incorpora aos produtos novidades e valores, que
transcendem sua funcionalidade e dão “alma” aos objetos, atendendo as demandas
sensoriais dos consumidores. Considerando o contexto da cadeia produtiva da moda,
esta dissertação tem como objetivo descrever os processos de design como agregação de
valor no segmento do jeanswear. Primeiramente, foi desenvolvida uma revisão
bibliográfica acerca dos seguintes temas: moda, indústria da moda, o design como
inovação e agregação de valor, segmento jeanswear, relacionando, por fim, estes temas
a discussão da cadeia produtiva da moda. Em termos metodológicos a pesquisa se
caracteriza como de natureza qualitativa, tendo utilizado a estratégia do estudo de caso.
Com base nos objetivos do estudo, foram utilizados como técnicas de coleta de dados o
levantamento documental, a observação, sendo ainda desenvolvido um roteiro de
entrevistas semiestruturado que foi aplicado a gestora e designer de uma pequena
empresa de confecção jeans participante da cadeia produtiva da moda de Fortaleza. O
roteiro da entrevista apresenta um texto introdutório ao tema abordado na pesquisa,
articulando em seguida os seguintes blocos temáticos: (1) Caracterização do
respondente; Caracterização da empresa sob estudo; (2) Questões ligadas ao fenômeno
da moda; Questões referentes à indústria da moda e do segmento Jeanswear; (3) Gestão
do design; Processos de design; Papel do gestor de design de moda; definição do local
do design na estrutura empresarial; (4) E, por fim, questões relacionadas à cadeia
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produtiva da moda. O plano de análise foi constituído visando à transcrição,
organização e análise qualitativa dos dados e informações coletadas por meio dos
documentos compilados, das observações realizadas e da aplicação do roteiro de
entrevista. Para a análise foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. De maneira
geral os objetivos específicos do estudo foram bem atendidos, pois se constatou que: (1)
a cadeia produtiva de moda e do segmento jeanswear, apesar de possuírem os mesmos
elementos, se diferem, pois na cadeia produtiva da moda a etapa do
beneficiamento/acabamento ocorre antes da confecção, o mesmo não ocorre na cadeia
produtiva do segmento jeanswear, ou seja, o acabamento/beneficiamento ocorre depois
da confecção. (2) Foi verificado que o processo do design pode agregar valor de duas
maneiras: minimizando os custos ou maximizando o valor do bem. Desta forma este
processo se constitui em um importante instrumento de competitividade na cadeia, pois
propicia: maior diferenciação, melhor qualidade, maior agregação de valor ao produto,
com a introdução de inovação contínua. (3) Quanto à atuação do design na agregação de
valor na cadeia produtiva da moda, está sendo empregado, em várias fases da cadeia
produtiva, desde a escolha dos fios a serem tecidos, na criação, modelagem, confecção,
indo até o acabamento/beneficiamento, propiciando as várias possibilidades que o
designer possa possibilitar. Por meio deste estudo, inferiu-se ainda que a integração da
cadeia produtiva de moda torna-se um fator preponderante para seu bom desempenho.
Ao final do trabalho, indicações de possíveis aprimoramentos em futuras pesquisas são
discutidas, assim como recomendações ao setor de moda.
Palavras-chave: Moda; Design; Cadeia Produtiva; Jeanswear.

Abstract:
The phenomenon of fashion is not just about new trends, is not limited to periodic
variation that penetrate the clothing, is connected to modernity, when seeking for the
renewal of expressive forms, there is an eternal search for new, everything that happens
in the world serves as a inspirations and research in fashion. The design is constituted in
a tool that incorporates new features to products and values that transcend your
functionality and give 'soul' to the objects, given the sensory demands of consumers.
Considering the context of the production chain of fashion, this thesis aims to describe
the design process as adding value in the segment of jeanswear. Firstly, we developed a
bibliographic review about the following topics: fashion, fashion industry, design as
innovation and added value, segment relating jeanswear, finally, to discuss these issues
in the production chain of fashion. Methodologically the research is characterized as
qualitative in nature, having used the strategy of the case study. Based on the objectives
of the study, were used as data collection techniques to document survey, observation,
and also developed a roadmap for semi-structured interviews were applied to a manager
and designer jeans small clothing manufacturer member of the production chain
Fortaleza fashion. The interview script shows an introductory text to the subject
approached in the research, then linking the following thematic areas: (1)
Characterization of the respondent; characterization of the company under study, (2)
Matters relating to the phenomenon of fashion, matters related to industry Jeanswear
and fashion segment, (3) Management of design, design processes, role of the manager
of fashion design, defining the place of design in business structure (4) and finally,
issues related to the productive chain of fashion. The analysis plan was established with
the aim of transcription organization and analysis of qualitative data and information
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gathered from documents compiled from observations made and the application the
interview script. For the analysis we used the technique of Analysis of Content. In
general, the specific objectives of the study were well attended, it was found that: (1)
the production chain of fashion and jeanswear segment, despite having the same
elements, differ, because in the production chain fashion to the stage of processing /
finishing occurs before the confection, the same does not occur in the production chain
jeanswear segment, other words, the processing/ finishing occurs after confection.(2) It
was found that the design process can add value in two ways: minimizing costs or
maximizing the value of the property. Thus this process is constituted in an important
instrument of competitiveness in jail, because it promotes: greater differentiation, better
quality, higher added value to the product, with the introduction of continuous
innovation.(3) As for the performance of design in adding value in the production chain
of fashion, is being employed in several stages of the production chain, from the choice
of wires to be woven, creating, modeling, clothing, going to the finishing / processing,
providing the several possibilities that may allow the designer. Through this study, we
inferred still which the integration of the production chain of fashion becomes a major
factor for good performance. At the end of the study, indications of possible
improvements in future researches are discussed as well as recommendations to the
fashion industry.
Keywords: Fashion. Design. Productive Chain. Jeanswear.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FROTA, GLEILDES DOS SANTOS LIMA. A CADEIA PRODUTIVA DA MODA: O DESIGN COMO AGREGAÇÃO DE VALOR NO SEGMENTO DO JEANSWEAR. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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