COMO ATUAR E FAZER GESTÃO PEDAGÓGICA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA?
Autor(es):
SOUSA, LUCIANA BATISTA DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
O presente trabalho fala sobre o tema como atuar e fazer gestão pedagógica para uma escola inclusiva na EEF General Antônio da Silva Campos, em que relata a inclusão social e escolar, visando uma maior integração dos alunos com alguma deficiência ou não com a sociedade, de maneira onde não haja diferenças, preconceitos, discriminações. As pessoas com deficiência possuem os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão e precisam lutar por eles. Sabemos que leis já foram criadas para garantir uma vida mais digna e saudável a essas pessoas, necessitando instaurar dentro dessa escola, medidas preventivas essenciais para a reestruturação do aluno em sua forma mais abrangente, evitando assim, as situações traumatizantes que os problemas de aprendizagem escolar causam em algumas crianças, que neste atual momento não são, ao menos, respeitadas. Os estudos e pesquisas foram estruturados, a partir dos trabalhos de teóricos como Vygotsky, Montoan, Patto, Cunha, Giardinetto, Marques, Martins e Matsumoto dentre outros. Os resultados apresentados foram constituídos através de pesquisas, aplicação de questionários, num planejamento sistemático e diversificado que garantiu a qualidade do trabalho. Assim, toda e qualquer dificuldade escolar tem uma causa e uma solução. Ninguém nasce com dificuldades escolares, elas aparecem ao longo do caminho e precisam ser observadas, respeitadas necessidades educacionais especiais são necessidades que se relacionam àqueles alunos que apresentam capacidades ou dificuldades elevadas em sua aprendizagem. Não significa que estes alunos tenham, necessariamente algumas deficiências vinculada, mas também são os alunos que passam a ser especiais quando apresentam necessidades educativas especiais em um dado momento de sua escolaridade, o aluno tem o direito de receber uma educação de acordo com as necessidades educacionais especiais que tem fixa também fortalecida a ideia d que as necessidades educacionais especiais ocorrem nas diversas situações de dificuldade de aprendizagem, como resultado de condições especificas, que podem ser individuais, econômicas ou socioculturais, como crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas. Portanto, os resultados apontados por este trabalho confirmam o empenho da escolas que busca incessantemente ações para a promoção da inclusão com o objetivo de obter o sucesso escolar de seus alunos, envolvendo gestão, professores, alunos e pais. Palavras-chave: Educação. Inclusão. Aprendizagem
Abstract:
This paper discusses how to act and make pedagogical management for an inclusive school in the EEF General Antônio da Silva Campos, in which it reports the social and school inclusion, aiming at a greater integration of the students with some deficiency or not with the society, of where there are no differences, prejudices, discrimination. People with disabilities have the same rights and duties as any citizen and must fight for them. We know that laws have already been created to guarantee a more dignified and healthy life for these people, necessitating the establishment of preventive measures essential to the restructuring of the student in its most comprehensive form, thus avoiding the traumatizing situations that the problems of school learning cause in some children, which at the present time are not at least respected. The studies and research were structured, from the works of theorists such as Vygotsky, Montoan, Patto, Cunha, Giardinetto, Marques, Martins and Matsumoto among others. The presented results were constituted through researches, application of questionnaires, in a systematic and diversified planning that guaranteed the quality of the work. Thus, any and all school difficulties have a cause and a solution. No one is born with school difficulties, they appear along the way and need to be observed, respected special educational needs are needs that relate to those students who have high skills or difficulties in their learning. It does not mean that these students necessarily have some deficiencies linked, but also are students who become special when they have special educational needs at a given moment of their schooling, the student has the right to receive an education according to the educational needs special needs that occur in the various situations of learning difficulties as a result of specific conditions, which may be individual, economic or sociocultural, such as children with physical, intellectual, social, sensory differences. Therefore, the results pointed out by this work confirm the commitment of the schools that incessantly seek actions to promote inclusion in order to achieve the success of their students, involving management, teachers, students and parents. Keywords: Education. Inclusion. Learning
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
SOUSA, LUCIANA BATISTA DE. COMO ATUAR E FAZER GESTÃO PEDAGÓGICA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA?. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1