Docência em arte: uma reflexão sobre formação e as práticas de ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Iguatu-CE
Autor(es):
Lima, Letícia de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
O presente trabalho apresenta como finalidade analisar e compreender acerca da atuação e formação dos docentes que ministram a disciplina de Arte, considerando as mudanças na Legislação da Educação Brasileira, o processo de formação acadêmica destes profissionais assim como ensino-aprendizagem das crianças que fazem parte dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva autores como Barbosa (1989-2015- 2018), Ferraz e Fusari (2010), Duarte Jr. (2018), Freire (2018) dentre outros compõem o referencial teórico. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, na modalidade observação participante, utilizando-se das concepções teóricas de Lakatos (2003), Mynaio (1994) e Gil (2008). O lócus da pesquisa foi em uma Escola de Ensino Fundamental localizada na zona periférica na cidade de Iguatu, no Estado do Ceará. A princípio, foi realizada a pesquisa bibliográfica (a) para dar suporte ao referencial teórico, assim como os instrumentos de coleta de dados, nesse caso, os questionários. A partir das análises dos conteúdos, observou-se que os aspectos didático-pedagógicos como o conceito de arte, a proposta da abordagem triangular dentre outros ainda são elementos pouco conhecidos e / estudados no cerne da formação profissional e da atuação das regentes que lecionam a disciplina de Arte. Quanto ao ensino da Arte, percebemos que as interferências culturais, políticas, econômicas e educacionais vêm desde o século XIX modificando o contexto histórico – educacional desta disciplina, considerando os marcos históricos que compõem a conjuntura deste ensino na Educação Brasileira. Nesse sentido, percebemos que o ensino de arte, atualmente ainda está inserido num contexto tradicional de ensino, no qual vem a comprometer tanto o ensino-aprendizagem do aluno em todos os seus aspectos subjetivos e sociais, assim como também na didática e docência das professoras que fazem parte do cenário educacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract:
The present work presents as the objective of analyzing and understanding about the performance and training of teachers who teach the discipline of Art, considering the changes in the Brazilian Education Legislation, the process of academic training of these teachinglearning of children who are part of the early years of elementary school. In this perspective authors such as Barbosa (1989-2015- 2018), Ferraz and Fusari (2010), Duarte Jr. (2018), Freire (2018) among others make up the theoretical framework. The methodological course was developed from a qualitative approach, in the participant observation modality, using the theoretical conceptions of Lakatos (2003), Mynaio (1994) and Gil (2008). The locus of the research was in a Elementary School located in the peripheral area in the city of Iguatu, in the State of Ceará. At first, the bibliographic research was conducted(a) to support the theoretical framework, as well as the data collection instruments, in this case, the questionnaires. From the analyses of the contents, it was observed that didactic-pedagogical aspects such as the concept of art, the proposal of the triangular approach among others are still little known and / studied at the heart of the formation professional and the performance of the regents who teach the discipline of Arte. It was also found that many of the difficulties presented by the teachers, fall to the field of public policies, in which these are responsible for issuing resources and services to meet the demands relevant to school education. As for the teaching of Art, we will realize that cultural, political, economic and educational interferences have been changing the historical context – educational context of this discipline, considering the historical landmarks that make up the conjuncture of this teaching in Brazilian Education. Later we will discuss law no. 5,692/71 that makes it mandatory to include the discipline of Artistic Education in elementary and high school curricula, Law 5,692/73 that promulgates the creation of the first undergraduate courses in Artistic Education and finally LDB. In this sense, we will realize that art teaching is currently still inserted in a traditional educational context, in which it commits both the teaching-learning of the student in all its subjective and social aspects, as well as in the teaching of teachers who are part of the educational scenario of the early years of elementary school.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Lima, Letícia de. Docência em arte: uma reflexão sobre formação e as práticas de ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Iguatu-CE. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1