Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Docência em arte: uma reflexão sobre formação e as práticas de ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Iguatu-CE

Autor(es):
Lima, Letícia de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O presente trabalho apresenta como finalidade analisar e compreender acerca da atuação e
formação dos docentes que ministram a disciplina de Arte, considerando as mudanças na
Legislação da Educação Brasileira, o processo de formação acadêmica destes profissionais
assim como ensino-aprendizagem das crianças que fazem parte dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Nessa perspectiva autores como Barbosa (1989-2015- 2018), Ferraz e Fusari
(2010), Duarte Jr. (2018), Freire (2018) dentre outros compõem o referencial teórico. O
percurso metodológico foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, na
modalidade observação participante, utilizando-se das concepções teóricas de Lakatos (2003),
Mynaio (1994) e Gil (2008). O lócus da pesquisa foi em uma Escola de Ensino Fundamental
localizada na zona periférica na cidade de Iguatu, no Estado do Ceará. A princípio, foi
realizada a pesquisa bibliográfica (a) para dar suporte ao referencial teórico, assim como os
instrumentos de coleta de dados, nesse caso, os questionários. A partir das análises dos
conteúdos, observou-se que os aspectos didático-pedagógicos como o conceito de arte, a
proposta da abordagem triangular dentre outros ainda são elementos pouco conhecidos e /
estudados no cerne da formação profissional e da atuação das regentes que lecionam a
disciplina de Arte. Quanto ao ensino da Arte, percebemos que as interferências culturais,
políticas, econômicas e educacionais vêm desde o século XIX modificando o contexto
histórico – educacional desta disciplina, considerando os marcos históricos que compõem a
conjuntura deste ensino na Educação Brasileira. Nesse sentido, percebemos que o ensino de
arte, atualmente ainda está inserido num contexto tradicional de ensino, no qual vem a
comprometer tanto o ensino-aprendizagem do aluno em todos os seus aspectos subjetivos e
sociais, assim como também na didática e docência das professoras que fazem parte do
cenário educacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Abstract:
The present work presents as the objective of analyzing and understanding about the
performance and training of teachers who teach the discipline of Art, considering the changes
in the Brazilian Education Legislation, the process of academic training of these teachinglearning of children who are part of the early years of elementary school. In this perspective
authors such as Barbosa (1989-2015- 2018), Ferraz and Fusari (2010), Duarte Jr. (2018),
Freire (2018) among others make up the theoretical framework. The methodological course
was developed from a qualitative approach, in the participant observation modality, using the
theoretical conceptions of Lakatos (2003), Mynaio (1994) and Gil (2008). The locus of the
research was in a Elementary School located in the peripheral area in the city of Iguatu, in the
State of Ceará. At first, the bibliographic research was conducted(a) to support the theoretical
framework, as well as the data collection instruments, in this case, the questionnaires. From
the analyses of the contents, it was observed that didactic-pedagogical aspects such as the
concept of art, the proposal of the triangular approach among others are still little known and /
studied at the heart of the formation professional and the performance of the regents who
teach the discipline of Arte. It was also found that many of the difficulties presented by the
teachers, fall to the field of public policies, in which these are responsible for issuing
resources and services to meet the demands relevant to school education. As for the teaching
of Art, we will realize that cultural, political, economic and educational interferences have
been changing the historical context – educational context of this discipline, considering the
historical landmarks that make up the conjuncture of this teaching in Brazilian Education.
Later we will discuss law no. 5,692/71 that makes it mandatory to include the discipline of
Artistic Education in elementary and high school curricula, Law 5,692/73 that promulgates
the creation of the first undergraduate courses in Artistic Education and finally LDB. In this
sense, we will realize that art teaching is currently still inserted in a traditional educational
context, in which it commits both the teaching-learning of the student in all its subjective and
social aspects, as well as in the teaching of teachers who are part of the educational scenario
of the early years of elementary school.


Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Lima, Letícia de. Docência em arte: uma reflexão sobre formação e as práticas de ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Iguatu-CE. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1