A formação escolar nas sociedades hodiernas deve levar em conta valores pertinentes ao
conhecimento e a conservação da biodiversidade. Esses valores precisam contemplar o
contexto em que o aluno está inserido, de forma a suscitar ações em seu entorno. Refletir e
pesquisar sobre questões locais como aquelas voltadas para o conhecimento e a conservação
da flora da Caatinga - vegetação predominante na região nordeste do Brasil - faz sentido
quando partilhamos da ideia de que o ensino de Biologia deve ser pautado na formação cidadã
e na apropriação dos conhecimentos para ação e atuação na sociedade. Assim, o objetivo com
esta pesquisa foi contribuir para o conhecimento e a conservação da biodiversidade florística
da Caatinga através da construção e utilização de um viveiro educador, acompanhado de uma
cartilha instrucional com informações para implantação de um viveiro de plantas nativas com
finalidades didáticas. A pesquisa teve cunho descritivo, abordagem qualitativa, método de
pesquisa-ação, e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observação
participativa, diário de campo, questionário e entrevista. O processo de construção e
utilização do viveiro foi desenvolvido com a participação de alunos do ensino médio de uma
escola pública regular do município de Santana do Acaraú-Ceará, além de funcionários e
professores da escola. O processo contou com as etapas de 1) aula de campo e levantamento
bibliográfico, 2) coleta e armazenagem de sementes; 3) construção do viveiro, produção e
transplantio de mudas; 4) elaboração de cartilha instrucional. Sementes nativas foram
coletadas por estudantes e professor responsável e, em seguida, armazenadas, constituindo
um sementeca na escola, com 18 espécies contempladas até o momento. Um espaço na escola
foi delimitado para o canteiro de produção de mudas. Os processos de germinação e
desenvolvimento das mudas foram acompanhados pelo professor e equipe de estudantes
empenhada nesta finalidade. Foi produzido um total de 30 mudas de oito espécies diferentes.
A implantação do viveiro educador no espaço da escola mostrou-se uma estratégia viável
para promover o conhecimento e valorização da Caatinga, com grande capacidade de
mobilização estudantil e estimulando o sentimento de pertencimento. Características
resumidas no depoimento de um aluno ao pontuar que “A Caatinga é linda […] As pessoas
deviam vir para cá não só pelas praias, mas também pela caatinga, as plantas e os animais”.
Como produto educacional foi elaborado uma cartilha instrucional para implantar um viveiro
educador de espécies nativas em ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino contextualizado. Flora nativa.