Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO EDUCADOR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O CONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO DA FLORA DA CAATINGA

Autor(es):
RODRIGUES, FRANCISCO FLÁVIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A formação escolar nas sociedades hodiernas deve levar em conta valores pertinentes ao
conhecimento e a conservação da biodiversidade. Esses valores precisam contemplar o
contexto em que o aluno está inserido, de forma a suscitar ações em seu entorno. Refletir e
pesquisar sobre questões locais como aquelas voltadas para o conhecimento e a conservação
da flora da Caatinga - vegetação predominante na região nordeste do Brasil - faz sentido
quando partilhamos da ideia de que o ensino de Biologia deve ser pautado na formação cidadã
e na apropriação dos conhecimentos para ação e atuação na sociedade. Assim, o objetivo com
esta pesquisa foi contribuir para o conhecimento e a conservação da biodiversidade florística
da Caatinga através da construção e utilização de um viveiro educador, acompanhado de uma
cartilha instrucional com informações para implantação de um viveiro de plantas nativas com
finalidades didáticas. A pesquisa teve cunho descritivo, abordagem qualitativa, método de
pesquisa-ação, e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observação
participativa, diário de campo, questionário e entrevista. O processo de construção e
utilização do viveiro foi desenvolvido com a participação de alunos do ensino médio de uma
escola pública regular do município de Santana do Acaraú-Ceará, além de funcionários e
professores da escola. O processo contou com as etapas de 1) aula de campo e levantamento
bibliográfico, 2) coleta e armazenagem de sementes; 3) construção do viveiro, produção e
transplantio de mudas; 4) elaboração de cartilha instrucional. Sementes nativas foram
coletadas por estudantes e professor responsável e, em seguida, armazenadas, constituindo
um sementeca na escola, com 18 espécies contempladas até o momento. Um espaço na escola
foi delimitado para o canteiro de produção de mudas. Os processos de germinação e
desenvolvimento das mudas foram acompanhados pelo professor e equipe de estudantes
empenhada nesta finalidade. Foi produzido um total de 30 mudas de oito espécies diferentes.
A implantação do viveiro educador no espaço da escola mostrou-se uma estratégia viável
para promover o conhecimento e valorização da Caatinga, com grande capacidade de
mobilização estudantil e estimulando o sentimento de pertencimento. Características
resumidas no depoimento de um aluno ao pontuar que “A Caatinga é linda […] As pessoas
deviam vir para cá não só pelas praias, mas também pela caatinga, as plantas e os animais”.
Como produto educacional foi elaborado uma cartilha instrucional para implantar um viveiro
educador de espécies nativas em ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino contextualizado. Flora nativa.

Abstract:
School education in today's societies must take into account values relevant to the knowledge
and conservation of biodiversity. These values need to contemplate the context in which the
student is inserted, in order to provoke actions in their environment. Reflecting and
researching local issues such as those focused on knowledge and conservation of the Caatinga
flora - predominant vegetation in the northeastern region of Brazil - makes sense when we
share the idea that the teaching of biology should be based on citizen training and the
appropriation of knowledge for action and procedure in society. Thus, the objective of this
research was to contribute to the knowledge and conservation of the Caatinga's floristic
biodiversity through the construction and use of an educator vivarium, accompanied by an
instructional primer with information for implantation of a vivarium of native plants with
didactic purposes. The research was descriptive, qualitative approach, research-action
method, and were used as instruments of data collection: participatory observation, field
diary, questionnaire and interview. The process of construction and use of the vivarium was
developed with the participation of high school students from a regular public school in the
municipality of Santana do Acaraú-Ceará, as well as school officials and teachers. The
process included the steps of 1) field class and bibliographic survey, 2) collection and storage
of seeds; 3) construction of the vivarium, production and transplanting of seedlings; 4)
preparation of instructional primer. Native seeds were collected by students and responsible
teacher and then stored, constituting a seed in the school, with 18 species contemplated until
the moment. A space in the school was delimited for the seedbed of production of seedlings.
The germination and development of the seedlings was accompanied by the teacher and
student team committed to this purpose. A total of 30 seedlings of eight different species
were produced. The implantation of the educator vivarium in the space of the school was a
viable strategy to promote the knowledge and valorization of the Caatinga, with great
capacity of student mobilization and stimulating the feeling of belonging. Characteristics
summarized in the testimony of a student when stating that "The Caatinga is beautiful ...
People should come here not only for the beaches, but also for the caatinga, the plants and
the animals”. As an educational product, a instructional primer was developed to establish an
educator vivarium of native species in a school environment.
Keywords: Environmental education. Contextualized teaching. Native flora.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, FRANCISCO FLÁVIO. A CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO EDUCADOR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O CONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO DA FLORA DA CAATINGA. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1