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Repositório Institucional - UECE
Título:
INSERÇÃO E PRÁTICAS DE PEDAGOGAS NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MARACANAÚ-CE

Autor(es):
COSTA, AMANDA CARVALHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O tema principal da produção em questão visa apresentar o processo de inserção do pedagogo e suas práticas no âmbito da política de assistência social com título: INSERÇÃO E PRÁTICAS DE PEDAGOGAS NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: um estudo nos Centros de Referência da Assistência Social de Maracanaú-CE. Tendo em vista a falta de conhecimento e documentos normativos sobre atuação do pedagogo em outros contextos além da política de educação, a pesquisa analisa os processo de formação acadêmica das pedagogas interlocutoras da pesquisa, discute a inserção desta categoria de profissionais nos SUAS e se propõe a identificar as práticas pedagógicas utilizadas no trabalho social no contexto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Maracanaú-CE. Os principais autores basilares na pesquisa bibliográfica foram: Antunes (2001), Carvalho e Silveira (2011), Couto; Yazbek; Raichelis (2012), Franco (2015), Freire(1979, 1981, 1983, 1987, 1991, 1992, 1997, 2004), Gadotti (1988, 2007, 2012), Libâneo (1990, 2007), Minayo (2001, 2010), Saviani (2003, 2008, 2012, 2016), além de documentos oficiais da Assistência Social e do Município de Maracanaú-CE. A metodologia utilizada seguiu a abordagem de Minayo (2001), se classifica como pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa, além de pesquisa de campo. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com utilização de roteiro como instrumento para a coleta, a análise dos dados seguiu elementos do método hermenêutico-dialético. Os achados da pesquisa versam em torno das lacunas das graduações em pedagogia cursada pelas interlocutoras da pesquisa, no que se refere ao preparo do pedagogo para outros espaços sócio ocupacionais, além da escola; a escassez de documentos que legitimem a atuação do profissional de pedagogia no SUAS, bem como atribuições específicas no trabalho social nos CRAS de Maracanaú-CE; e as contribuições do pedagogo para o trabalho social por meio de suas práticas.
Palavras-chave: Trabalho. Assistência social. Prática pedagógica.

Abstract:
La production en question vise à présenter le processus d’insertion du pédagogue et ses pratiques dans le champ de la politique d’assistance sociale de la recherche intitulée: INSERTION ET PRATIQUES DES PÉDAGOGUES DANS LE SYSTÈME UNIQUE D’ASSISTANCE SOCIALE: une étude dans les Centres de Référence d’Assistance Sociale de Maracanaú-CE. Les principaux auteurs de la recherche bibliographique étaient: Antunes (2001), Carvalho et Silveira (2011), Couto; Yazbek; Raichelis (2012), Franco (2015), Freire (1979, 1981, 1983, 1987, 1991, 1992, 1997, 2004), Gadotti (1988, 2007, 2012, Libâneo (1990, 2007), Minayo (2001, 2010), Saviani (2003, 2008, 2012, 2016), en plus des documents officiels de l'assistance sociale et de la municipalité de Maracanaú-CE. La méthodologie utilisée a suivi l'approche de Minayo (2001) et aborde la recherche bibliographique et documentaire de nature qualitative, en plus de la recherche sur le terrain. Les techniques de collecte de données ont été les entretiens semi-structurés et l'observation des participants utilisant un script comme instrument de collecte de données, suivi d'une analyse de la méthode herméneutique-dialectique. Les résultats de la recherche tournent autour des lacunes des diplômes de pédagogie auxquels ont assisté les interlocuteurs de la recherche, en ce qui concerne la préparation du pédagogue pour d’autres espaces socioprofessionnels, en dehors de l’école; la rareté des documents légitimant la performance du professionnel de la pédagogie dans SUAS, ainsi que des attributions spécifiques en matière de travail social dans CRAS Maracanaú-CE; et les contributions de l'éducateur au travail social à travers ses pratiques.
Mots-clés: Travail. Assistance sociale. Pratique pédagogique

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, AMANDA CARVALHO. INSERÇÃO E PRÁTICAS DE PEDAGOGAS NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MARACANAÚ-CE. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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