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Repositório Institucional - UECE
Título:
APROPRIAÇÃO E USO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS PELA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORES NA BUSCA DE MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA DE SOBRAL

Autor(es):
ARAÚJO, LUCIANA SANTOS DIAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A ideia que motivou a produção do presente trabalho foi a de investigar o trabalho desenvolvido pela Escola Emílio Sendim de Ensino Fundamental, a partir dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB no dia a dia da escola e, de maneira especial, o trabalho desenvolvido pelos professores das turmas ‘foco’ e pelos gestores. Tem como objetivo geral: compreender como a Escola Emílio Sendim de Ensino Fundamental se apropria de seus resultados escolares externos para melhorar indicadores como o IDEB. Objetivos específicos: Identificar as políticas públicas educacionais no Brasil a partir da década de 1990, situando o Programa de Aprendizagem na Idade Certa - MAIS PAIC neste contexto; Caracterização do campo de estudo: O cenário da escola a partir dos Projeto Político Pedagógico, Planos de Ação e acompanhamento dado pela gestão escolar na aplicação dos planos e projetos; Verificar como a escola organiza o trabalho pedagógico a partir dos seus resultados externos, sob a perspectiva dos professores. A abordagem do trabalho é qualitativa. Utilizou-se os escritos de Libâneo (2012); Rua (2012); Fonseca (2009); Saviani (2009) para refletir sobre políticas educacionais e Vieira & Vidal (2011 e 2013); Vieira (2005, 2011 e 2015); Fonseca (2013); Libâneo (2009, 2012, 2016 e 2017); Callegari e Pereira (2013), dentre outros, como referências básicas para discutir sobre o processo de organização e gestão escolar. O local da investigação foi uma escola pública de Ensino Fundamental I da rede municipal de Sobral, a escola que teve maior IDEB 2015. Os sujeitos pesquisados foram gestores escolares (diretor, ex-diretor, coordenador e ex-coordenador) e professores. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Buscou-se também dados quantitativos junto ao INEP e junto a Secretaria de Educação do Ceará. O estudo constatou que há uma certa cultura de avaliação no ambiente escolar em que grande parte das atividades são realizadas com base nos parâmetros e habilidades das avaliações externas. Os gestores participam ativamente da construção, elaboração e acompanhamento das atividades, planos e projetos da escola. O estudo reconheceu o apoio e a articulação dada pela Secretaria de Educação de Sobral na execução das políticas educacionais, no entanto, reconheceu-se certa pressão na busca do cumprimento das metas, mas também deixou claro que o fato de as avaliações externas avaliarem apenas duas disciplinas não causa limitações na aprendizagem das outras.
Palavra-chave: Políticas públicas educacionais. Gestão escolar e gestão pedagógica.

Abstract:
The idea that has motivated the production of the present work was to investigate the work developed by the Emílio Sendim School of Elementary Education, based on the results of the Basic Education Development Index - IDEB in the daily life of the school and, especially, the work developed by 'target classes' teachers and managers. Its title: Appropriation and use of educational indicators by School Management and teachers in search of better learning outcomes in Sobral school. Its general objective is to understand how Emílio Sendim Elementary School appropriates its external school results to improve indicators such as IDEB. Specific Objectives: To identify educational public policies in Brazil from the 1990s, placing MAIS PAIC in this context; Characterization of the field of study: The school scenario from the Pedagogical Political Project, Action Plans and monitoring given by the school management in the application of plans and projects; To verify how the school organizes the pedagogical work from its external results, from the teachers' perspective. The work approach is qualitative. The writings of Libâneo (2012) were used; Street (2012); Fonseca (2009); Saviani (2009) to reflect on educational policies and Vieira & Vidal (2011 and 2013); Vieira (2005, 2011 and 2015); Fonseca (2013); Libâneo (2009, 2013, 2016); Callegari and Pereira (2013), among others, as basic references to discuss about the process of organization and school management. The place of investigation was a public Elementary School of the Sobral municipal school network, the school that had the highest IDEB 2015. The researched subjects were school managers (principal, former principal, coordinator and former coordinator) and teachers. The instrument chosen for data collection was the semi-structured interview. Quantitative data were also sought from INEP and from the Department of Education of Ceará. The study found that there is a certain culture of evaluation in the school environment in which most activities are performed based on the parameters and skills of external evaluations. Managers have actively participated in the construction, elaboration and monitoring of school activities, plans and projects. The study acknowledged the support and articulation provided by the Sobral Secretariat of Education in the implementation of educational policies, however, there was some pressure to achieve the goals, but it also made clear that external evaluations evaluated only two disciplines does not cause limitations on the learning of others.
Keywords: Educational public policies, school management and pedagogical management.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO, LUCIANA SANTOS DIAS. APROPRIAÇÃO E USO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS PELA GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORES NA BUSCA DE MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA DE SOBRAL. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

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