Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TDIC E AFETIVIDADE: FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, CIDADÃO E COGNITIVO EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MARANGUAPE

Autor(es):
OLIVEIRA, ANTONIO EDSON MARTINS DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O presente trabalho tem como foco mostrar a experiência de um profissional, enquanto coordenador de ciência e tecnologia da secretaria de educação do município de Maranguape, cujo percurso teve um olhar para as tecnologias na educação, com um caminhar traçado pela afetividade, assim como o desenvolvimento de um sistema operacional customizado com recursos educacionais e conteúdos curriculares das disciplinas, baseado no linux educacional 5.0 para usar nos computadores dos laboratórios de informática educativa do programa PROINFO, objetivando analisar o uso destes conteúdos, através da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação(TDIC) e da afetividade como ferramentas para o desenvolvimento humano, cidadão e cognitivo em busca da aprendizagem significativa dos alunos das 36 escolas públicas municipais de Maranguape que possuem Laboratório de Informática Educativa. A realização desse estudo buscou investigar teoricamente como, a informática educativa e a afetividade poderia servir de instrumentos para o desenvolvimento intelectual na aprendizagem dos alunos, mostra a experiência de países como a Finlândia e Cingapura com uma política nacional de valorização e qualificação do magistério, assim como o uso das tecnologias educacionais que são fundamentais. A metodologia desenvolvida consistiu em uma revisão bibliográfica, com vista à realização de uma análise documental, o desenvolvimento do sistema operacional LE 5.0 V. 2.0 abril/2017, suporte e manutenção nos computadores. A proposta mostrou que os alunos, principalmente os com deficiências, quando são submetidos a metodologias e interfaces que lhes permitam acessar o conhecimento eles desenvolvem sua aprendizagem, cidadania e nos surpreendem com sua capacidade humana e cognitiva. O estudo tem sua base teórica e conceitual sustentada nos trabalho dos autores: Isnar Soares, Saymour Papert, Jonh Dewey, Jean Piaget, Lev Vigotsky, Paulo Freire, Gadotti, Platão, Pestalosi, Henry Wallom, Mantoan, Figueiredo, Silva, Magela, dentre outros.
Palavras-chave: Afetividade. TDIC. Informática Educativa. Aprendizagem Significativa

Abstract:
The present work focuses on the experience of a professional, as coordinator of science and technology of the education department of the municipality of Maranguape, whose course had a look at technologies in education, with a path traced by affectivity, as well as development of a customized operating system with educational resources and curricular contents of the disciplines, based on the educational Linux 5.0 for use in the computers of the educational computer laboratories of the PROINFO program, aiming to analyze the use of these contents, through the use of Digital Technologies of Information and Communication TDIC) and affectivity as tools for human, citizen and cognitive development in search of meaningful learning of the students of the 36 municipal public schools of Maranguape that have Laboratory of Educational Informatics. The purpose of this study was to investigate theoretically how educational informatics and affectivity could serve as tools for the intellectual development of students' learning. It shows the experience of countries such as Finland and Cingapore with a national policy of valorization and qualification of the teaching profession. such as the use of educational technologies that are fundamental. The methodology developed consisted of a bibliographical review, in order to perform a documentary analysis, the development of the operating system LE 5.0 V. 2.0 April / 2017, support and maintenance in computers. The proposal showed that students, especially those with disabilities, when subjected to methodologies and interfaces that allow them to access knowledge they develop their learning, citizenship and surprise us with their human and cognitive capacity. The study has its theoretical and conceptual basis supported by the work of the authors: Isnar Soares, Saymour Papert, Jonh Dewey, Jean Piaget, Lev Vigotsky, Paulo Freire, Gadotti, Plato, Pestalosi, Henry Wallom, Mantoan, Figueiredo, Silva, Magela, among others.
Keywords: Affectivity. TDIC. Educational Informatics. Significant Learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, ANTONIO EDSON MARTINS DE. TDIC E AFETIVIDADE: FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, CIDADÃO E COGNITIVO EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MARANGUAPE . 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1